Nordeste: previsão de chuvas de até forte intensidade no fim de semana

A última semana se encerrou com acumulados significativos na região Nordeste, associados a atuação da ZCIT. Será que o final de semana vai ser de chuvas? Confira a previsão do tempo!

Chuvas no Nordeste
Chuvas de até forte intensidade podem atingir boa parte da região Nordeste, devido a atuação do fenômeno da ZCIT.

Na última semana, uma forte chuva atingiu todas as regiões do estado do Ceará, amenizando o calor e também causando diversos transtornos. Em Iguatu, os ventos intensos derrubaram dezenas de bananeiras, causando prejuízo aos agricultores.

Segundo a Funceme, entre a quarta (18) e a quinta (19), houve precipitação em 127 cidades, e em Boa Viagem o acumulado foi de 98 mm.

Mesmo com as chuvas, os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 19,55% da sua capacidade, conforme a Cogerh (Companhia de Gestão dos Recursos Híricos).

No Piauí, devido às fortes chuvas e ventos na terça (17), bairros da capital Teresina ficaram mais de 14 horas sem energia elétrica. As rajadas de ventos alcançaram 70 km/h, provocando a queda de árvores, placas de outdoor e outros objetos que prejudicaram o fornecimento de energia elétrica.

Será que a chuva deve persistir no final de semana? Confira abaixo a previsão para a região Nordeste.

Previsão do tempo para o sábado

Nos estados do Piauí e Maranhão, a previsão é de céu nublado com probabilidade de chuva intensa, principalmente na porção central dos estados. Mesmo com a possibilidade de chuvas, a temperatura máxima pode chegar aos 33°C.

No estado do Ceará, o tempo deve permanecer nublado com possibilidade de chuva fraca a qualquer hora dia. Na capital Fortaleza, a máxima será de 28°C e a mínima de 23°C, com sensação térmica podendo chegar aos 30°C.

chuva nordeste
Previsão de chuva no período da tarde de sábado.

Entre o litoral do Rio Grande do Norte e Pernambuco, a previsão é de períodos nublados e probabilidade de chuva a qualquer hora, principalmente no interior dos estados. No interior do Rio Grande do Norte, na região do Seridó, as temperaturas podem chegar aos 35°C.

Instabilidades provocam chuvas em boa parte do estado da Bahia durante o sábado.

No estado da Bahia, instabilidades associadas a um cavado sobre o Atlântico, podem provocar chuvas intensas na porção centro-sul do estado. A capital Salvador, deve permanecer com períodos nublados durante o dia.

Em Alagoas e Sergipe, o tempo deve ficar firme com períodos nublados durante o sábado. As temperaturas permanecem elevadas em ambos os estados, com máxima de 34°C.

Previsão do tempo para o domingo

No domingo (22), a previsão continua a ser de céu nublado com probabilidade de chuva intensa nos estados do Piauí e Maranhão, principalmente na porção central dos estados. Mesmo com a possibilidade de chuvas, a temperatura máxima pode chegar aos 33°C e a mínima de 21°C.

Instabilidades continuam provocando chuvas intensas nos estados do litoral norte da região Nordeste, devido à atuação da ZCIT.

No estado do Ceará, a chuva deve persistir com ocorrência no inicio ou final do dia. Além disso, há previsão de chuvas intensas no interior do estado. Na capital Fortaleza, o tempo tende a ficar nublado com ocorrência de chuva durante o domingo.

previsão do tempo Nordeste
Chuvas aumentam na tarde de domingo sobre a Região Nordeste.

Entre o litoral do Rio Grande do Norte e Pernambuco, o tempo tende a ficar nublado com possibilidade de chuva a qualquer hora do domingo. A porção oeste do Rio Grande do Norte, possui previsão de chuvas intensas e as temperaturas podem atingir os 30°C.

No estado da Bahia, as chuvas devem persistir durante o domingo, principalmente na porção centro-sul do estado. A capital Salvador, o tempo deve permanecer firme com períodos nublados durante o dia.

Em Alagoas e Sergipe, o tempo continua firme com períodos nublados durante o domingo. As temperaturas permanecem elevadas em ambos os estados, com máxima de 35°C e mínima de 24°C.

chuvas no Nordeste
Acumulado de precipitação para o fim de semana.

Como as previsões podem sofrer alterações, fique de olho nas atualizações e as previsões detalhadas para sua cidade aqui na plataforma da Meteored.