Frente fria traz mudança no tempo e aumenta contraste térmico no Sudeste: diferença supera 15°C; veja a previsão
Frente fria deixa tempo fechado e frio no leste do Sudeste. Enquanto que na porção oeste calor e altas temperaturas marcam a sexta-feira, a diferença chega aos 15°C.
- Veja também: Intensa massa de ar polar atinge 9 estados do Brasil neste fim de julho; confira a tendência

A frente fria que se formou na madrugada de quarta-feira (23) sobre a costa sul da América do Sul avançou e chegou na altura da Região Sudeste nesta manhã de quinta-feira (24).
A alteração no tempo com maior presença de nebulosidade e aumento nas chances de pancadas de chuvas se dão pela circulação atmosférica. Ou seja, o transporte de ar úmido para áreas continentais que, associadas a temperatura e a movimentos forçantes de levantamento, proporciona o surgimento de instabilidades.
Confira a previsão para a sua região com maiores informações aqui, na Meteored | Tempo.com.
Mudança no tempo é prevista para o leste do Sudeste
No final da tarde e início da noite desta quinta-feira (24) são esperados aumento na presença de nuvens e as primeiras previsões de chuvas leves sobre áreas do sul de São Paulo e pontos isolados do sul do Rio de Janeiro.
As chances de chuva aumentam conforme chega a sexta-feira (25), logo pela manhã o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica chuvas um pouco mais fortes sobre o sul paulista, chuvas leves e garoas entre o Vale do Paraíba, em São Paulo, e cidades do sul fluminense, por exemplo, Volta Redonda/RJ. Os volumes de precipitação durante a manhã serão baixos.

As chuvas se espalham ao longo da tarde e atingem outras regiões do Sudeste como a Região Metropolitana de São Paulo, sul de Minas Gerais e áreas do sul do Rio de Janeiro além da capital fluminense.
A previsão é de que as chuvas sejam mais fortes sobre áreas próximas a Campinas/SP, Jundiaí/SP e Taubaté/SP, pelo lado paulista, Pouso Alegre/MG e Lambari/MG, do lado mineiro, Resende/RJ, Duque de Caxias/RJ e Volta Redonda/RJ, já no estado do Rio de Janeiro.
Contraste térmico supera os 15°C no Sudeste
O contraste térmico, ou seja, a diferença de temperatura sobre a Região Sudeste do Brasil ultrapassa os 15°C na tarde desta sexta-feira (25) e isso deve permanecer ao longo do fim de semana. As maiores temperaturas são previstas para o oeste de São Paulo e de Minas Gerais.

No estado paulista, os termômetros podem chegar aos 33°C em São José do Rio Preto/SP e Tanabi/SP. Não muito diferente e longe dessa região, porém em Minas Gerais outras cidades também tem previsão de temperaturas elevadas, caso de Campina Verde/MG (33°C), Ituiutaba/MG (32°C) e Uberlândia/MG (30°C).
Em contrapartida, o leste do Sudeste vai registrar temperaturas mais baixas nesta sexta-feira (25). Em São Paulo/SP, os termômetros variam entre 14°C e 22°C, em Campos do Jordão/SP, a temperatura máxima será ainda mais baixa, com previsão de 17°C. Com isso, as temperaturas variam até 16°C, dentro do estado de São Paulo.

No Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais as temperaturas ainda ficam um pouco mais altas.Próximo à divisa com São Paulo, os municípios mineiros terão temperatura entre 20°C e 23°C, nas cidades mais altas temperaturas na casa dos 18°C. Partindo para o estado fluminense, temperaturas na casa dos 26°C no sul do estado e de 22°C na região Serrana.