Frente fria está avançando e vai mudar o tempo em parte do Sudeste nas próximas horas; confira a previsão
Frente fria segue seu avanço sobre o Brasil e provoca mudança no tempo do Sudeste nas próximas horas. Sistema frontal deixa o tempo instável em parte da região.

A frente fria, que ainda se encontra sobre o Sul do Brasil, vai avançar nas próximas horas e provoca mudança no tempo da Região Sudeste. Contudo, à medida que o sistema frontal se desloca, ele avança para o interior do Oceano Atlântico e perde intensidade.
A seguir, veja a previsão do tempo com mais informações e detalhes para este final de semana no Sudeste do Brasil.
Sexta-feira: Presença de nuvens aumenta sobre SP e RJ
A sexta-feira (5) começou com a presença de muitas nuvens sobre o extremo sul de São Paulo, reflexo da aproximação da frente fria que avança pela costa do Sudeste.
No decorrer da tarde, outras áreas do estado paulista passam a registrar aumento da umidade relativa do ar e maior concentração de nebulosidade. Entre as cidades afetadas está a capital, São Paulo/SP, que terá mudanças no tempo e terminará o dia com céu parcialmente nublado.

Nas demais regiões, cresce a possibilidade de pancadas de chuva ao longo da tarde. A expectativa é de que praticamente todo o litoral paulista e o sul do Rio de Janeiro fiquem com o tempo encoberto. As pancadas de chuva e períodos de garoa devem se espalhar entre o litoral sul de São Paulo e a região de Santos/SP.
Sábado: chuva leve e garoa em SP, RJ e MG
À medida que a frente fria avança pelo litoral do Sudeste, a presença de umidade aumenta na região. Isso ocorre porque os ventos transportam vapor d’água para o continente, favorecendo o surgimento de instabilidades.

O sábado (6) será de tempo fechado em grande parte do sul, leste e centro do estado de São Paulo, além do sul e leste do Rio de Janeiro. Já em Minas Gerais e no Espírito Santo, as nuvens aumentam a partir do final da tarde e durante a noite, deixando praticamente todo o sul e leste mineiro, além do sul capixaba, com o tempo nublado.
Ainda durante a madrugada e pela manhã, há previsão de chuva leve e garoa no litoral paulista, atingindo cidades como São Sebastião/SP, Bertioga/SP e Peruíbe/SP.

No decorrer da tarde e à noite, as chuvas se espalham, alcançando a Região Metropolitana de São Paulo, o litoral norte paulista, o sul do Rio de Janeiro e a capital fluminense. Modelos de previsão também indicam a possibilidade de chuvas isoladas na divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de outros pontos do território mineiro.
Domingo: acumulado supera os 50 mm
À medida que a frente fria avança, outras áreas do Sudeste sentem seus efeitos. Neste domingo (7), as instabilidades chegam ao Espírito Santo. O tempo já muda no final da noite de sábado (6), e no domingo boa parte do estado capixaba terá céu encoberto.

As chuvas devem ocorrer durante a manhã, atingindo cidades como Cachoeiro do Itapemirim/ES, Linhares/ES e Aracruz/ES. Ao longo da tarde e da noite, o tempo fechado se concentra principalmente no sul do estado, onde ainda há previsão de garoa.
No sul de São Paulo, as chuvas serão um pouco mais fortes durante a manhã, mas perdem força e cessam ao longo da tarde. Já no Rio de Janeiro, a previsão é de chuva leve e generalizada até o início da tarde, seguida por pancadas isoladas.

Os maiores volumes acumulados estão previstos para o litoral paulista: 25 mm em Santos/SP e 39 mm em Peruíbe/SP. Em pontos isolados do litoral sul, a chuva acumulada chega a 55 mm. Nas capitais, os acumulados serão mais baixos, com previsão de 2 mm em São Paulo/SP e 5 mm no Rio de Janeiro/RJ.