Frente fria chega ao Sul do Brasil no final de semana: há risco de tempo severo e alto volume de precipitação!

Uma nova frente fria está prevista para o final de semana, a qual pode gerar tempo severo e alto volume de precipitação em partes da região Sul do Brasil. Veja os principais alertas!

Mesmo com o fim do El Niño cada vez mais próximo, as chuvas voltaram a se concentrar e a se intensificar sobre a região Sul do país, mas assim como aconteceu durante o período de maior intensidade do fenômeno, as chuvas têm ficado concentradas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

No Paraná, o cenário é diferente com registro de chuvas mais irregulares, mal distribuídas, muitas vezes com episódios de alto índice pluviométrico e até transtornos em algumas localidades, e tempo completamente seco nas demais. Para a reta final de abril, espera-se esta mesma distribuição de chuvas.

Nova frente fria coloca Rio Grande do Sul e Santa Catarina em alerta, mas deixa o Paraná ainda com maior predomínio de seca e calor excessivo.

O sistema vai se formar a partir de duas áreas de baixa pressão atmosférica no finalzinho desta semana, mas tende a alcançar as primeiras áreas gaúchas na manhã de sábado (27). Os dois sistemas, um no oceano e outro no interior do continente, vão garantir um canal de umidade que tende a se intensificar no final de semana.

Risco de tempo severo e queda na temperatura

Quando a frente fria chegar ao Sul do país nos próximos dias, vai encontrar uma atmosfera quente e úmida, aliás, mais quente que o normal devido a instalação de uma onda de calor sobre o Brasil Central, a qual vai gerar temperaturas elevadas também na região Sul.

frente fria
Nova frente fria pode gerar tempo severo e altos volumes de precipitação em partes da região Sul nos últimos dias do mês de abril.

Com a chegada da frente fria, um choque entre massas de ar quente e frio vai acontecer, o que será o combustível perfeito para o tempo severo com ventos, trovoadas, descargas elétricas e até eventual queda de granizo, isso sem falar dos altos acumulados de precipitação previstos.

Para o Rio Grande do Sul são esperados maiores acumulados conforme a frente fria avançar, cerca de 175 milímetros podem ser registrados até a noite de segunda-feira (29), não se descartando o potencial para transtornos.

Em Santa Catarina pode chover em forma de pancadas conforme a frente fria avançar, porém, com menor intensidade, com menores acumulados. Enquanto isso, o Paraná vai permanecer com pouquíssima chuva, pois o sistema se afasta antes de espalhar a chuva.

Pode chover no sul e no leste paranaense, mas de maneira rápida e sem altos acumulados, já nas demais áreas do estado, a previsão é de tempo completamente seco, ensolarado e muito quente com máximas em torno dos 33°C por conta do bloqueio atmosférico e da onda de calor.