Frente fria avança neste fim de semana: alívio do calor e alerta de tempestades; confira as áreas afetadas
Uma nova frente fria está avançando pela Região Sul desde a manhã de sexta-feira (6). Ao longo do fim de semana, o sistema deve elevar o risco de tempestades intensas e chuvas diárias extremas, com os maiores alertas para o Sul e Sudeste.

A frente fria associada a um ciclone no Oceano Atlântico, ao sul da América do Sul, já alcançou o Rio Grande do Sul ao longo da manhã de hoje, sexta-feira (6), como pode ser visto na imagem de satélite acima.
Ao longo da sexta-feira (6), a frente fria irá atuar mais sobre a metade sul do Rio Grande do Sul, organizando tempestades que têm potencial de serem intensas. Ao longo do fim de semana, o sistema frontal avança em direção à região Sudeste.
As chuvas serão irregulares no centro-sul, mas há alerta para chuvas ‘incomuns a extremas’ tanto no Sul quanto no Sudeste. Confira os detalhes da previsão do tempo para o fim de semana.
Sábado: alerta de tempestades na Região Sul
Entre a madrugada e o amanhecer de sábado (7), as tempestades devem se concentrar sobre o Rio Grande do Sul, com potencial de severidade e chuvas intensas sobre a região central do estado e também sobre a Região Metropolitana de Porto Alegre.
Isso se reflete no índice de previsão extrema (EFI) para a precipitação do modelo ECMWF mostrado abaixo. O EFI destaca áreas onde a precipitação diária deve ser muito diferente do normal para determinada região.

No sábado (7) há alerta para condições de chuvas “incomuns” a “extremas” na faixa centro-leste do Rio Grande do Sul no sábado (7). Se você é um leitor assíduo da Meteored, a esse ponto já sabe que um evento extremo é uma medida estatística que varia de acordo com a região. Neste caso do Rio Grande do Sul, espera-se que o acumulado diário ultrapasse 40 mm.
No decorrer do dia, principalmente a partir da tarde, as tempestades relacionadas ao sistema frontal se espalham também sobre Santa Catarina e Paraná, com maior chance de intensidade na porção oeste destes estados, mas também na faixa leste de Santa Catarina que deve ter chuvas intensas.

Tempestades também estão previstas para as outras quatro regiões do Brasil, com destaque para a região Sudeste, onde devem ser mais intensas no Rio de Janeiro e Minas Gerais, embora não relacionadas à frente fria que está avançando, deixamos aqui o alerta.
A chuva, no geral, vai ser irregular sobre a região Sul, afetando mais a metade leste da região. Neste contexto, duas áreas estão em alerta para acumulados diários elevados:
- Faixa leste de Santa Catarina, podendo alcançar 90 mm na região de Joinville
- Centro-leste do Rio Grande do Sul, podendo alcançar 70 mm na Região Metropolitana de Porto Alegre
Isso pode ser visto no mapa abaixo, que mostra a chuva acumulada até o final de sábado (7).

Estes volumes diários são suficientes para causar transtornos relacionados a alagamentos em áreas de risco, principalmente quando caem em períodos curtos de tempo. Isso ressalta o caráter de severidade das tempestades previstas.
As temperaturas, que vêm sendo extremas ao longo desta semana na região Sul, irão voltar ao normal a partir do sábado (7), com as maiores máximas em torno dos 30°C na parte oeste, mais amenas no centro-leste. As mínimas no domingo (9) serão entre 15°C e 17°C na maior parte da região Sul, podendo se aproximar de 10°C nas áreas mais elevadas da Serra Gaúcha e Catarinense.
Domingo: alerta de chuvas intensas no Sudeste
Conforme o sistema avança para as latitudes mais baixas, o escoamento da atmosfera organiza tempestades e chuvas intensas em uma ampla área do Brasil.
No domingo (8), o transporte de umidade da região tropical (rio atmosférico) em direção à Região Sudeste favorece que as tempestades sejam intensas com chuvas volumosas sobre uma área que se estende desde o Mato Grosso, Goiás, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Este rio atmosférico deve se intensificar entre segunda (9) e terça-feira (10), mas já no domingo (8) um evento ‘incomum a extremo’ de chuva está previsto no Sudeste, como destacado pelo EFI.

Tempestades estão previstas desde a madrugada na faixa leste do Rio de Janeiro e Santa Catarina. No decorrer do dia, principalmente a partir da tarde, as tempestades ganham força e se espalham por todas as regiões do Brasil. O maior potencial de severidade está previsto sobre:
- Rio de Janeiro
- Minas Gerais
- Mato Grosso do Sul
- Pernambuco
- Alagoas
- Sergipe
- Bahia
- Paraíba
- Rio Grande do Norte

As chuvas serão intensas em diversos pontos do Brasil, abrangendo desde o nordeste do Paraná, todo o Sudeste, Centro-Oeste, diversos pontos da região Norte e também na faixa leste do Nordeste.

No Sudeste a chuva deve se manter persistente ao longo de todo o domingo (8), podendo acumular mais de 120 mm até o final do dia, especialmente entre Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Estes valores devem causar transtornos, principalmente porque esses estados estão fragilizados e saturados das chuvas anteriores. Além disso, as chuvas devem continuar intensas ao longo da semana, e a atenção da população e das autoridades deve ser redobrada.
É importante reforçar que os modelos numéricos operacionais atualizam as previsões a cada hora, sendo importante monitorar a evolução deste sistema e acompanhar os alertas meteorológicos.