Fim do verão! Massa de ar frio atua a partir do fim desta semana

O fim do verão já tem dia marcado para a alegria de muitos, o calorão está com os dias contados. No fim desta semana uma massa de ar frio passa a atuar na Região Sul e deve influenciar também o Sudeste. Confira os detalhes dessa mudança.

frio outono geada
Massa de ar frio inicia sua incursão pela Sul do país a partir da próxima sexta-feira (11).

Sob da ótica da climatologia, a estação de outono começa no início de março, com temperaturas mais amenas, mas também nada de frio tão intenso. No entanto, o clima de verão vem se mantendo bastante expressivo, principalmente em relação às temperaturas elevadas em todo o centro-sul durante essas duas primeiras semanas do mês.

O próximo fim de semana irá representar o fim do verão e a chegada do outono.

No fim desta semana, uma mudança muito esperada está para se concretizar. A primeira massa de ar frio mais intensa atua na Região Sul a partir do fim desta semana e pode chegar ao Sudeste, representando o fim do verão e o início do outono.

Qual o principal fator climático dessa mudança?

A definição de padrões climáticos em determinados períodos dentro das estações do ano são definidos por fatores, por exemplo, como o fenômeno La Niña e as oscilações de Madden-Julian (MJO) e Antártica (AAO), que influenciam basicamente na escala mensal, semanal e diária, respectivamente.

Essa significativa mudança está principalmente associada ao comportamento da AAO. No gráfico acima podemos observar o início de uma tendência negativa do índice, indicada pelas linhas vermelhas e pela média delas, a linha preta tracejada.

Oscilação Antártica
Registro do comportamento da Oscilação Antártica (AAO) e previsão do índice para até 15 dias.

Esse comportamento, principalmente entre o outono e a primavera, além de corresponder a um aumento das chuvas no centro-sul do país, também traz a expectativa do avanço de massas de ar frio, que pela previsão, deverão ser o destaque na segunda quinzena de março.

O que esperar da massa de ar frio?

A massa de ar frio inicia a sua incursão pela Região Sul na próxima sexta-feira (11), avançando pelo Rio Grande do Sul ao longo do dia e chegando ao estado de Santa Catarina no período da noite.

No sábado (12) de manhã, o ar frio já atua no Paraná e chega ao sul do estado de São Paulo. No restante do dia, o sistema não consegue avançar muito, mas os ventos de sudeste conseguem transportar o ar frio no leste paulista e até mesmo, pela porção oeste do sistema, até o oeste e sudoeste do Mato Grosso do Sul.

No domingo (13), a massa de ar frio até recua um pouco, mas se mantém atuante sobre boa parte da Região Sul e ainda chegando ao leste paulista e estado do Mato Grosso do Sul. No entanto, é a partir da segunda-feira (14), que o ar frio ganha intensidade e consegue influenciar boa parte do centro-sul, chegando até o norte paulista, sul e oeste do Mato Grosso, que, claramente nos estados do Centro-Oeste, não consegue provocar uma queda expressiva das temperaturas.

frio outono
Anomalia de temperatura do modelo ECMWF mostra que a próxima semana será de temperaturas mais baixas.

A tendência para o restante da semana continua com a manutenção das temperaturas mais baixas e amenas, uma vez que outra massa de ar frio consegue afetar os estados do Sul e parte da porção leste do Sudeste correspondente ao leste paulista e ao Rio de Janeiro.

Há potencial para formação e geada?

Segundo a tendência do comportamento das temperaturas mínimas do modelo ECMWF, o dia com a maior probabilidade para geada é o sábado (12).

geada
Mínima prevista pelo modelo ECMWF para o próximo sábado (12). Potencial para formação de geada nos pontos mais elevados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

No entanto, a geada ocorrerá de forma mais pontual e nas áreas mais elevadas da Serra Gaúcha e Catarinense, sendo esta última com maior probabilidade de o fenômeno ocorrer de forma abrangente. Na região de São Joaquim, os dias seguintes ainda podem ser favoráveis.

Vale ressaltar que ainda se trata de uma tendência. O eventos de frio irá ocorrer, no entanto, a intensidade exata ainda não pode ser confirmada.