Fim de semana com previsão de frio, calor de 40°C e chuva em 4 regiões; confira os detalhes
Previsões indicam que o fim de semana será de contrastes: Enquanto parte do Brasil registra chuvas e frio intenso com geadas, outra parte do país registra tempo seco e calor extremo.
- Mais informações: Onda de calor traz extremo de temperatura para o Brasil Central

Previsões do tempo indicam que este final de semana será de grandes extremos no país. Enquanto algumas regiões registram tempestades, em outras continua uma estiagem severa. Alguns municípios registrarão geadas, enquanto em outros predomina um calor de até 40°C.
Para entendermos melhor a situação, vamos conferir juntos os detalhes da previsão para cada região do Brasil.
Região Sul
Durante a noite de sábado (13), pancadas de chuva voltam a se formar no Rio Grande do Sul e, ao longo do domingo (14), também atingirão parte de Santa Catarina e Paraná. No entanto, nem todos os municípios registrarão chuva - as pancadas vêm de maneira localizada.
Enquanto alguns municípios podem registrar volumes de até 70 mm de chuva, outros continuarão com tempo seco, como é possível perceber na previsão de acumulados de chuva abaixo:

Região Sudeste
Enquanto isso, percebe-se que as chuvas continuarão ocorrendo em parte da região Sudeste. Chuvas fracas atingem São Paulo (litoral sul, região metropolitana e Vale do Paraíba), todo o Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais (inclusive a capital Belo Horizonte), mas os acumulados totais não serão altos e não devem causar grandes transtornos.
Enquanto isso, na maior parte do interior e nas regiões não mencionadas, o tempo permanece predominantemente seco.

Junto à chuva, uma massa de ar frio atuará em todo o leste da região Sul e também boa parte do Sudeste, deixando as temperaturas mais amenas nas capitais Florianópolis, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, onde as máximas permanecerão em torno dos 20°C.
A massa de ar frio pode ocasionar mínimas abaixo dos 10°C em praticamente toda a região Sul, com possibilidade de geadas na Serra Gaúcha e também na Serra Catarinense.

Região Nordeste
Enquanto parte do Sul e do Sudeste registram temperaturas mais amenas, no entanto, todo o interior do Nordeste e a porção central do Brasil podem registrar máximas que variam desde 35°C até cerca de 40°C. Isso vale para grande parte do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia.
O calor também se estende para todos os estados da região Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal) e também para a região Norte (especialmente Tocantins e parte do Pará).

Com relação às chuvas, nNos próximos dias, chuvas fracas se formarão ao longo de todo o litoral do Nordeste junto a nebulosidade intensa. Isso inclui todas as capitais. Vale notar, no entanto, que os acumulados não serão altos - os maiores volumes serão registrados entre Alagoas e Pernambuco e não devem passar dos 25 mm totais.
Região Norte
Enquanto isso, na região Norte, pancadas de chuva se formam com maior frequência especialmente sobre o Amazonas, Acre e Roraima. Pancadas de chuva localizadas e menos intensas também podem atingir Rondônia e parte do Pará, como é possível observar na figura abaixo.

As pancadas se formam especialmente durante a tarde e os acumulados totais giram em torno de 60 mm, o que pode ocasionar transtornos localizados para a população, como alagamentos e enchentes em rios.