Fim de semana: chuvas podem causar transtornos em todas as regiões

Neste fim de semana há risco para temporais em todas as regiões. Os maiores acumulados ficam para o norte da Região Nordeste e para o Rio Grande do Sul. Confira a previsão e aproveite da melhor forma o seu fim de semana.

Previsão de chuvas intensas em boa parte do país. Há risco para alagamentos, inundações e deslizamentos.

Uma área de baixa pressão se forma próximo a costa do Espírito Santo, mantendo o tempo instável no Brasil Central. Já na faixa norte do país, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua a influenciar o tempo em todo o litoral norte do Nordeste e da Região Norte. Já no Sul, uma região de cavado, extensão de uma área de baixa pressão sobre o Uruguai e norte da Argentina, deixa o tempo instável em toda a Região Sul. Estes serão os sistemas que vão atuar ao longo do fim de semana no Brasil. A seguir confira como vai ficar o tempo e onde há alertas para condições adversas.

Previsão do tempo

No sábado (16) nuvens carregadas já provocam chuva pela manhã no oeste dos estados de Santa Catarina e do Paraná, e na metade sul do Mato Grosso do Sul. Há risco de chuva forte para essas áreas. Já no leste da Região Sul, o dia começa nublado e com chuva fraca. Na parte da tarde, instabilidades se formam em praticamente todo o Sul, provocando pancadas de chuva forte na metade norte do Rio Grande do Sul e em todas as regiões de Santa Catarina e do Paraná. No Mato Grosso do Sul, as chuvas se tornam mais isoladas, porém há risco de temporais para o sul do estado.

No restante do Centro-Oeste, previsão de chuva fraca a moderada na primeira parte do dia na metade norte de Goiás, no leste e sul do Mato Grosso. Na parte da tarde, a previsão é de pancadas isoladas, que podem ocorrer com maior intensidade, principalmente, no leste mato-grossense e no sul goiano. No Sudeste, tempo instável em praticamente toda a Região, com previsão de chuva moderada já pela manhã na metade norte de Minas Gerais e no Espírito Santo. Já em no leste paulista a chuva ocorre com fraca intensidade. A partir do meio da tarde, há risco para temporais e chuvas volumosas em toda a Região Sudeste.

No Nordeste a previsão é de contraste. Na faixa norte da Região o dia fica nublado e chuvoso, com chuvas volumosas ocorrendo pela manhã no norte do Maranhão e do Rio Grande do Norte, trazendo riscos para alagamentos e inundações. Na parte da tarde, as chuvas diminuem nessas áreas e passa a ocorre com forte intensidade no interior do Maranhão, Piauí e do Ceará. No oeste da Bahia as chuvas ocorrem de forma isolada. No restante da Região, o tempo segue firme.

No domingo (17), durante a madrugada, há previsão de chuva moderada a forte no sul e oeste do Rio Grande do Sul. Na parte da manhã, há risco de chuvas intensas em toda a metade sul e oeste do estado, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre. Previsão de chuva forte, também, para o oeste do Paraná. Na parte da tarde, previsão de chuva em toda a Região Sul, com risco para temporais e chuva volumosas no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina.

No Sudeste e Centro-Oeste, pouca mudança. As chuvas continuam a ocorre de fraca a moderada intensidade na metade norte de Minas Gerais, no Espírito Santo, em Goiás, norte e leste do Mato Grosso. Já no Mato Grosso do Sul, na primeira parte do dia há previsão para chuva forte no oeste e sul do estado. A partir do meio da tarde, há alerta de chuvas intensas no Mato Grosso do Sul, Goiás e em todo o Sudeste. Há risco para alagamentos, inundações e deslizamento de terra.

Já para o Nordeste, sem grandes mudanças na previsão. A ZCIT continua a provocar chuvas volumosas em todo o litoral norte do país, com maiores volumes ocorrendo na parte da manhã. Pancadas de chuva forte ocorrem na parte da tarde no interior do Maranhão, Piauí e Ceará. No faixa leste que vai de Maceió até Natal, a previsão é de chuva moderada a forte intensidade pela manhã.