Dias de frio intenso, geada ampla, neve, chuva volumosa e granizo

Massa de ar polar intensa já provoca em boa parte do Sul do Brasil e previsão para os próximos dias é de frio intenso, temperaturas negativas, geada ampla e possibilidade de neve no Centro-Sul. O frio também será sentido no Norte do país.

Temperaturas polares nos próximos dias no Centro-Sul do país.

A quarta-feira (03) começou com céu claro e temperaturas entre 4 e 10°C em praticamente todo território gaúcho e sul de Santa Catarina. A frente fria ainda está atuando sobre as regiões catarinenses e do estado do Paraná, provocando bastante nebulosidade e ocorrência de chuva fraca e isolada em algumas localidades. Essa condição se estende também para o sul do Mato Grosso do Sul.

No decorrer do dia o sistema avança lentamente para o estado de São Paulo, provocando aumento da nebulosidade, diminuição das temperaturas no sul, leste e oeste. A partir do fim da tarde as chuvas ganham intensidade e há risco de temporais com queda de granizo no norte, centro e leste do Paraná. Durante a madrugada esse risco aumenta no leste paranaense e no sul paulista. Alerta também para o norte de Santa Catarina.

Para os próximos dias a frente fria avança bastante juntamente com a massa de ar polar. Resultado disso: temperaturas negativas, geada ampla, temporais com granizo e ocorrência de neve. A seguir os detalhes.

Onda de frio, geada, granizo e a possibilidade de neve

Na quinta-feira (04) a frente fria ainda atua sobre o Paraná, mas muda o tempo em todo o Mato Grosso do Sul e estado de São Paulo. Pela manhã há previsão de chuva intensa com risco para queda de granizo no norte e leste do Paraná e em todo o centro-leste paulista. A chuva de moderada a forte intensidade se mantém ao longo do dia no estado de São Paulo. No Mato Grosso do Sul, a previsão é de chuva menos intensa, mas não se descarta a possibilidade de ocorrência de granizo no leste do estado.

Em relação ao frio, as temperaturas caem bastante durante a madrugada e as mínimas ficam próximas de 0°C, podendo atingir valores negativos na Campanha e Serra Gaúcha, sul do Rio Grande do Sul e Serra Catarinense. Nas áreas do leste gaúcho as temperaturas atingem valores um pouco mais elevados, com maior mínima para o litoral norte entre 7 e 8°C. No Oeste e Planalto de Santa Catarina, mínimas entra 3°C e 7°C. Já no Paraná, no oeste, sul e leste, previsão de valores entre 7°C e 13°C. A geada será o destaque. Espera-se formação ampla e em todas as regiões gaúchas, oeste, planalto e serra catarinense.

Na sexta-feira (05), a frente fria se encontra no Sudeste, provocando chuva intensa, com risco para transtornos pela manhã no leste e norte paulista, metade sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Há risco para ocorrência de granizo nessas localidades. No decorrer do dia as chuvas diminuem e passam a ocorrer com fraca intensidade, ao mesmo tempo em que os ventos de sul passam a transportar o ar frio, proporcionando sensação de bastante frio para essas áreas. No Espírito Santo, a mudança do tempo ocorre a partir do fim da tarde, com aumento da nebulosidade e diminuição das temperaturas. Chuva somente com fraca intensidade e forma isolada.

No Sul o destaque é novamente para as temperaturas baixas que atingem valores menores que o dia anterior. Previsão de temperaturas próximas de 0°C em boa parte da Região, com valores negativos podendo ser registrados em todas as regiões gaúchas, oeste, planalto e serra de Santa Catarina, e no sul e oeste do Paraná. Previsão de geada ampla em todas as regiões gaúchas, boa parte de Santa Catarina, com exceção para o leste do estado, e no sul e sudoeste do Paraná de forma mais fraca e pontual. Ocorrência de chuva muito fraca e isolada somente no norte e leste do Paraná pela manhã.

Mas é durante a noite e madrugada que vem o grande destaque. Devido à presença do ciclone extratropical próximo a costa do Rio Grande do Sul, que deixa o sul, leste e região da Serra Gaúcha e Catarinense com bastante nebulosidade a partir da tarde, e devido às baixas temperaturas, há previsão de ocorrência de neve nas regiões de serra. Mais precisamente em Lagoa Vermelha, Vacaria, Coxilha Grande, Bom Jesus, São Joaquim, Lages, Urubici, Urupema e regiões próximas a essas localidades.

O fim de semana dos recordes

No fim de semana serão registradas as temperaturas mais baixas. Esperam-se valores negativos em praticamente todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e em parte do Paraná. A exceção fica para as áreas mais ao leste, que podem atingir valores entre 3°C e 9°C. Em Curitiba e no norte do Paraná, valores muito próximos de 0°C. A previsão é de geada ampla em todas em praticamente todo o Sul.

No Centro-Oeste e no Sudeste, o frio também será intenso, com formação de geada fraca na metade sul do Mato Grosso do Sul no sábado (07) e, no domingo (08) o risco passa a ser o oeste e norte de São Paulo, Triângulo Mineiro e metade sul de Minas Gerais. Nas regiões próximas a Monte Verde e Poços de Caldas, a geada pode ser mais ampla.

Os ventos de sul transportam o ar mais frio para as áreas mais ao norte do país, provocando diminuição das temperaturas e o fenômeno de friagem no Acre, oeste e sul do Amazonas, Rondônia, sul do Pará, Tocantins e Bahia. As mínimas podem ficar entre 15°C e 18°C. As próximas atualizações para o fim de semana ocorrem na sexta-feira (05).