Cuidado! Chuvas intensas na Região Sul nos próximos dias não estão associadas a Tempestade Tropical. Confira a previsão

Nota-se uma confusão em associar a previsão de chuvas mais intensas nos próximos dias na Região Sul com a depressão tropical. Vai chover, mas por outros motivos. Confira aqui a previsão do tempo e os alertas.

Nos últimos dias a presença de um ciclone subtropical próximo à costa das regiões Sudeste e Sul chamou toda a atenção das notícias sobre a previsão do tempo e a expectativa de evoluir para uma tempestade tropical proporciona a má intenção de associar tudo que acontece no Brasil com o esse sistema incomum.

Aqui trazemos a previsão do tempo, alertando para o aumento das chuvas na Região Sul e para o risco de eventos mais intensos que não estão associadas a então depressão subtropical.

Semana começa com potencial de chuvas intensas e de tempestades pontuais

Há dois sistemas que vão influenciar as condições do tempo na Região Sul. O primeiro, o mais falado, a depressão tropical mais afastado no oceano que, através da sua rotação, favorece a atuação dos ventos de leste, tornando mais efetivo o transporte de umidade para o litoral norte do Rio Grande do Sul, para todo o leste de Santa Catarina e para o leste do Paraná.

tempestade tropical
Depressão/tempestade tropical no oceano e uma baixa pressão entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul são o sistemas mais influentes na Região Sul.

O segundo sistema, trata-se de uma região de cavado, que é uma extensão de uma baixa pressão entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul, o que ajuda no desenvolvimento de instabilidades na metade oeste da Região Sul.

Entendido isso, a segunda-feira (19) começa com bastante nebulosidade variável pela Região Sul, com previsão de chuvas muito isoladas na região da Campanha e no Sul do Rio Grande do Sul, no oeste e noroeste do Paraná. Nas áreas do leste, o tempo firme predomina em virtude da atuação dos ventos de sul.

No período da tarde, as instabilidades se desenvolvem mais e se espalham pela metade oeste da Região Sul. Assim, há alerta de chuvas intensas e de tempestades na porção central, oeste, noroeste e norte do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina, na porção central, oeste, noroeste e norte do Paraná. A redução das chuvas acontece entre o fim da tarde e o início da noite.

alerta de tempestades
Mapa de densidade de raios realça as regiões com maior probabilidade de tempestades na tarde da segunda-feira, 19 de fevereiro.

Nas áreas do leste, há aumento de nebulosidade em virtude da atuação dos ventos e há possibilidade de chuvas de fraca intensidade ocorrendo de forma isolada no norte de Santa Catarina e no leste do Paraná. O potencial de chuvas não se estende até o fim do dia.

Na terça-feira (20), a depressão tropical, ou possível tempestade tropical, desloca-se mais para sul e se afasta mais da costa da Região Sul. Já a baixa pressão entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul, adentra ao território brasileiro mais sobre o Centro-Oeste, estado de São Paulo e o Paraná.

Essa configuração diminui o potencial de chuvas sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e mantendo em parte do Paraná.

A ainda depressão tropical, que pode se tornar uma tempestade tropical, não traz potencial de transtornos para a Região Sul.

Pela manhã, o tempo firme predomina sobre o Rio Grande do Sul e boa parte de Santa Catarina, com nebulosidade pouco densa. Somente no oeste e norte catarinense que o tempo fica mais fechado. Já no Paraná, o tempo fica nublado, com ocorrência de chuvas de fraca a moderada intensidade entre o oeste e norte do estado.

No período da tarde, o tempo segue firme nas mesmas áreas, mas as instabilidades se desenvolvem sobre o Paraná e extremo oeste de Santa Catarina, onde há risco de chuvas intensas e de tempestades. No norte catarinense, há possibilidade de pancadas isoladas.

alerta de chuvas intensa e tempestades
Previsão de chuvas e nebulosidade para a tarde da terça-feira, 20 de fevereiro.

No período da noite, as chuvas diminuem e o tempo firme predomina em toda a Região Sul.

Na quarta-feira (21), a tendência traz uma condição de tempo firme em boa parte da Região, com previsão de pancadas isoladas, que podem ocorrer como tempestades, no centro-leste e norte do Paraná. O tempo firme retorna no período da noite.