Chuvas geram caos no ABC Paulista

No final da tarde de sexta (23) o ABC Paulista experimentou momentos de caos devido a uma chuva muita intensa. Interdição de vias, interrupção de serviços públicos, duas mortes e o desaparecimento de uma criança foram o resultado deste evento.

Santo André foi a cidade mais atingida, com diversos pontos de alagamento. Crédidos: TV Globo/G1

Chuvas intensas foram responsáveis por vários pontos de alerta na Grande São Paulo no final da tarde de sexta-feira (23). Através do twitter o Corpo de Bombeiros (PMESP) informou que, no pico de chuvas, foram recebidas 118 chamadas de alagamentos, sendo 117 na região do ABC e apenas 1 na capital. Também foram recebidas chamadas referentes a queda de árvores, que geraram problemas nas redes elétrica e de transmissão. Até ontem (24), a situação de fornecimento de energia ainda estava apresentando falhas em algumas regiões.

Em Santo André, a UFABC suspendeu as aulas e funcionários e alunos ajudaram a realocar parte do acervo da biblioteca, que foi parcialmente inundada. A linha 10-Turquesa da CPTM teve que restringir seu funcionamento e a água invadiu diversos estabelecimentos, incluindo um dos maiores shoppings da região, o Grand Plaza Shopping. O cemitério da Vila Pires teve alguns túmulos expostos devido ao desmoronamento de um muro de contenção.

Em São Bernardo, algumas das principais vias da cidade foram alagadas, o trânsito e suspensão do transporte público fez pessoas irem para casa a pé. Daniel Furlan, que trabalha em São Bernardo, conta que desistiu de esperar o ônibus e decidiu percorrer a pé os 12 km até sua casa em Santo André. "Esperei a chuva diminuir para sair do trabalho. Umas 18h40, quando cheguei no ponto de ônibus, meus colegas que haviam saído as 17h anda estavam lá esperando. Desci até o terminal Ferrasópolis e fui informado que as linhas de trólebus estavam suspensas". Daniel se juntou a outras pessoas que desistiram de esperar e usavam a via do trólebus para se locomover na cidade a pé.


Houve dois registros de morte por afogamento, ambos em São Bernardo. Segundo o portal de notícias G1, um ciclista de 43 anos levado pelas águas no centro e uma senhora de 63 anos que estava com a neta no carro. A mulher e a criança foram resgatas com vida e levadas para o hospital, mas a primeira não resistiu. A criança continua internada em estado grave.

A chuva foi causada por áreas de instabilidade associadas a uma frente fria e nuvens muito carregadas. A frente, por sua vez, está associada ao ciclone extratropical (sistema de baixa pressão) que se desenvolveu nos últimos dias sobre o norte da Argentina. Alguns locais do ABC Paulista registraram um acumulado de chuva superiores a 70 mm no dia 23/12 (CEMADEN).