Clima em março: período úmido continua com muita chuva e chance de ZCAS

O primeiro mês do outono meteorológico traz condições muito favoráveis à continuidade das chuvas pelo Brasil. E já se pode deslumbrar quando pode ocorrer a primeira ZCAS do mês. Confira os detalhes aqui.

clima março chuva zcas
O fim do período úmido será de muita chuva no Brasil e com potencial de eventos extremos de chuva! O que favorece esse cenário chuvoso?

O período úmido em boa parte do Brasil já caminha já está próximo do seu final e o mês de março promete ser de muita chuva em boa parte do Brasil. As águas de março de fato vão ocorrer, com um padrão de distribuição da precipitação mais concentrado no centro-norte do país.

Essa condição é muito próxima do esperado para um mês de março, mas a consistência do período úmido 2022/2023 faz muitos se questionarem se a estação chuvosa pode terminar antes. Isso, no campo da especulação e do “achismo”, no entanto, com base nos principais fatores climáticos, as condições se mantém muito favoráveis às chuvas para pelo menos as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Fim do La Niña, Atlântico Sul aquecido e oscilações de Madden-Julian e Antártica favoráveis

O mês março marca o fim do fenômeno La Niña, que vem atuando desde o segundo semestre de 2020, e traz o início de um período de neutralidade, o que, de forma mais direta, não beneficia nenhuma região do país com aumento da precipitação. Assim, com a neutralidade do El Niño-Oscilação Sul, o padrão climático fica dependente da temperatura da superfície do Atlântico Sul (TSM) e das oscilações de Madden-Julian (MJO) e Antártica (AAO).

oceano La Niña
Anomalia de temperatura da superfície do oceano para o mês de março.

A TSM se mantém aquecida em praticamente todo o Atlântico Sul, principalmente na porção próxima ao Nordeste e entre as regiões Sul e Sudeste, com a primeira contribuindo como fonte de umidade para o centro-norte do Brasil e, a segunda, para o posicionamento dos sistemas sobre o centro-sul do país.

madden-julian
Influência das fases da MJO (esq.) e previsão dos modelos CFSVv2 e ECMWF (dir.).

No entanto, para que a TSM exerça influência de fato , os demais fatores climáticos devem contribuir. Quanto a MJO, a oscilação atuará com muita intensidade durante a fase 8 por um período longo de pelo menos 15 dias, abrangendo a segunda e terceira semanas de março. Essa fase da MJO é a mais favorável às chuvas no centro-norte do país, principalmente entre as regiões Sudeste e Nordeste.

oscilação antártica
Análise (linha preta cheia) e previsão (linhas vermelhas) da AAO.

Além disso, a AAO atuará com neutralidade e tendência negativa nos próximos 15 dias, o que indica uma atuação mais frequente de frentes frias, cavados e baixas pressões sobre o centro-sul, que podem ajudar a organizar as chuvas também no restante do país, principalmente favorecendo a formação de Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

O que o modelo ECMWF está prevendo?

O ECMWF é o modelo de confiança da Meteored e normalmente traz cenários bastante coerentes ao que se espera da influência dos fatores climáticos analisados acima.

Desta vez não é diferente! O ECMWF para até 45 dias traz eventos de precipitação em todas as semanas, mais concentradas no centro-norte do Brasil. Essa condição é favorecida pelo conjunto de influências da TSM do Atlântico Sul, da AAO e, principalmente da MJO.

A combinação dos fatores climáticos trazem o potencial de eventos extremos de chuva na segunda e terceira semanas de março.

Analisando as anomalias semanais de precipitação, o início de março traz um claro reflexo da AAO, com anomalias positivas entre as regiões Sul e Sudeste. No entanto, o que chama mais atenção, é a AAO negativa e a MJO na fase 8 a partir da segunda semana do mês, quando as anomalias sugerem a atuação de uma ZCAS durante a segunda semana sobre o Sudeste e Centro-Oeste, podendo atingir também o oeste do Nordeste e o sul da Região Norte.

anomalias ECMWF
Mapas de anomalias de precipitação para as semana de março, sendo as semanas 1 e 2 os mapas de cima e, as semanas 2 e 3 os mapas debaixo.

Até o fim do mês, a precipitação fica mais concentrada no centro-norte, com chuvas mais intensas sobre o Centro-Oeste, porção leste da Região Norte e, principalmente sobre o Nordeste.


Importante ressaltar que, em virtude do forte sinal da MJO e do que o modelo ECMWF vem sinalizando, há alta probabilidade de novos eventos extremos de precipitação na segunda e terceira semanas de março.