Chuvas volumosas e temporais e boa parte do Brasil

Nos próximos dias altos volumes de chuva ainda ocorrem no litoral norte do país e trazem riscos para alagamentos desde o RN até o PA. No Centro-Sul, também há previsão tempestades e chuvas volumosas, em especial para os estados MS, PR e SC.

Nos próximos destaque para as chuvas volumosas que continuam no litoral norte do país e paras o risco de temporais no Centro-Sul.

Uma área de baixa pressão ao sul do Uruguai contribui para o tempo nublado nesta manhã de quarta-feira (13) sobre boa parte da Região Sul. No entanto, esse mesmo sistema favorece a manutenção da umidade sobre o Centro-Oeste, São Paulo e parte de Minas Gerais. Já no início da manhã houve registro de chuva de moderada a forte intensidade no oeste do Paraná, no norte paulista e do estado de Goiás.

No Norte e no Nordeste, uma área de baixa pressão nos níveis mais baixos da atmosfera, também favorece a alta concentração de nuvens e a ocorrência de chuva no Tocantins, oeste de Bahia, sudoeste do Pará e sul dos estados do Maranhão e do Piauí. No entanto, a protagonista nessas duas regiões vem sendo a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que vem provocando chuvas volumosas em boa parte do litoral norte do Brasil.

Nos próximos dias esse serão os sistema que estarão atuando no Brasil: uma frente fria no Centro-Sul, uma massa de ar fria no Rio Grande do Sul e a Zona de Convergência Intertropical no litoral norte. Vamos à previsão.

Previsão do tempo

Na quinta-feira (14) uma massa de ar fria atua sobre parte da Região Sul, mantendo as temperaturas agradáveis ao longo do dia no Rio Grande do Sul. Ainda há bastante nebulosidade sobre o sul do estado, com previsão de chuva fraca e isolada. Em Santa Catarina e no Paraná, sol entre muitas nuvens pela manhã, com ocorrência de chuva fraca a moderada no oeste desses estados. Na parte da tarde há previsão de pancadas de chuva isoladas em todas as regiões, com risco de tempestades no norte do Paraná.

No Centro-Oeste e no Sudeste bastante nebulosidade e ocorrência de chuva fraca a moderada intensidade em Goiás, no Triângulo Mineiro, no Mato Grosso do Sul e no sul do Mato Grosso. Na parte da tarde, as chuvas ocorrem na forma de pancadas isoladas, com tempo firme somente no norte de Minas Gerais. Há risco para temporais no Mato Grosso do Sul, no estado de São Paulo, no sul mineiro e no Rio de Janeiro.

Na área mais ao norte do país a ZCIT mantém o tempo nublado e chuvoso em todo o litoral norte. Previsão de chuva ao longo o dia também para a faixa litorânea que vai de Salvador até o Recife. Os maiores acumulados são esperados para o Rio Grande do Norte e norte dos estados no Ceará, Maranhão e Piauí.

Na sexta-feira (15) sem grandes mudanças. O sistema frontal se mantém na altura da Região Sudeste, deixando o tempo instável em boa parte do país. Pela manhã há previsão de chuva fraca e isolada no estado de São Paulo, Rio de Janeiro, metade sul de Minas Gerais e em Goiás. Já no Mato Grosso do Sul, em Tocantins e no sul dos estados do Maranhão e do Piauí, há previsão de chuva forte já na primeira parte do dia. Na parte da tarde, pancadas voltam a ocorrer em todo o Centro-Oeste, boa parte do Sudeste e nos estado do Paraná e de Santa Catarina. Há risco para temporais no Mato Grosso do Sul, sul e leste paulista, no Rio de Janeiro, em todas as regiões paranaenses e no oeste de Santa Catarina.

Previsão de tempo firme ao longo do dia somente no Rio Grande do Sul, no sul de Santa Catarina e nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e interior do Pernambuco. Já no litoral norte, a ZCIT deixa o dia nublado e chuvoso, com previsão de chuva volumosa desde o Rio Grande do Norte até o norte do Maranhão.