Chuvas continuam pelo Brasil nesta quinta-feira: INMET emite alertas para 18 estados; veja a lista

Para esta quinta-feira, grande parte do Brasil se encontra sob alerta do INMET. Chuvas poderão causar acumulados de até 50 mm em diversas capitais brasileiras, podendo provocar eventuais transtornos.
Alerta de perigo potencial para a ocorrência de chuvas intensas é emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Nesta quinta-feira (27) a presença do calor e de umidade nas altas camadas da atmosfera auxilia na formação de nebulosidades e, consequentemente, na ocorrência de pancadas de chuva.
Para esta quinta-feira (27) o INMET emitiu alerta para 18 estados brasileiros incluindo o Distrito Federal. A lista abaixo compreende os estados que se encontram sob o alerta amarelo:
- Minas Gerais (centro-norte mineiro)
- Espírito Santo (exceto sul do estado)
- Rio Grande do Sul (oeste do estado)
- Bahia (porção oeste e sul baiano)
- Ceará (litoral cearense)
- Rio Grande do Norte (litoral potiguar)
- Maranhão (exceto nordeste do estado)
- Paraíba (litoral paraibano)
- Piauí (centro e sul)
- Goiás (exceto extremo sul)
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul (norte sul-mato-grossense)
- Rondônia
- Acre
- Amazonas (exceto norte do estado)
- Pará
- Amapá (centro-sul amapaense)
- Tocantins
A seguir traremos a previsão do tempo com mais detalhes para esta quinta-feira (27).
Quinta-feira com alerta para chuvas intensas
O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica que a manhã desta quinta-feira (27) vai começar com chuvas isoladas sobre áreas do Norte e Centro-Oeste do país. Os riscos maiores de chuvas intensas, logo pela manhã, ficam por conta da divisa entre os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do oeste do Amazonas.
As preocupações começam a aumentar no período da tarde, que é quando se registra a maior temperatura do dia. Com isto, a presença de umidade associada a temperaturas elevadas desencadeia o início de áreas de instabilidade e formação de nuvens de chuva.

A tarde de quinta-feira (27) será desta forma, altas temperaturas na porção central do país, que torna a região propícia a formação de chuvas intensas e tempestades isoladas que poderão ser acompanhadas por fortes rajadas de vento e de trovoadas. A região Norte ainda terá influência da ZCIT nos próximos dias transportando vapor d’água para áreas que se estendem desde o Pará e Amapá ao Acre e Rondônia.
Ainda na parte da tarde, Rio Grande do Sul e Santa Catarina poderão registrar pancadas de chuva, principalmente em cidades como Santa Maria/RS e Passo Fundo/RS. Por outro lado, grande parte do Paraná terá tempo firme. Indo para o Sudeste do Brasil, os estados que serão afetados pelas chuvas intensas são Minas Gerais e Espírito Santo.
Estes estados devem registrar chuvas isoladas a partir da tarde, principalmente em suas divisas. A posição da frente fria possibilitou a presença do corredor de umidade na região, o que causa o aumento nas chances de tempestades isoladas. Algumas capitais estão sob alerta amarelo:
- Belo Horizonte
- Vitoria
- Goiânia
As capitais Belo Horizonte, Vitória e Goiânia tem previsão de chuva para esta quinta-feira (27) e poderão ser intensas, acarretando em até 50 mm de precipitação. Além do mais, as chuvas poderão vir acompanhadas de rajadas de vento entre 40 e 60 km/h.

O alerta também vale para áreas do oeste da Bahia, Piauí, e Maranhão, além do litoral entre as faixas do Ceará e Paraíba. Nessas áreas a precipitação varia entre 10 mm em Natal/RN e 30 mm em Fortaleza/CE.
Os volumes de precipitação serão elevados também nos municípios da Região Norte. Em Parintins/AM e Itacoatiara/AM, por exemplo, os volumes previstos podem alcançar a 50 mm. Nas capitais Belém/PA e São Luís/MA os volumes ficam na casa dos 15 mm para a quinta-feira (27).