Chuvas ainda ameaçam o SE e podem causar transtornos no Centro-Norte

A manutenção da ZCAS juntamente com o transporte de umidade do oceano, mantém o elevado potencial para transtornos no leste da Região Sudeste. Muita chuva também está prevista para o Centro-Norte do país.

chuvas no Rio de Janeiro
Chuvas no fim de semana provocaram caos no Rio de Janeiro. Duas mortes foram confirmadas. Fonte imagem: Julia Arraes/GloboNews

A passagem de um frente fria, foi um dos fatores que contribuíram para a formação e permanência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre o Sudeste e parte do Centro-Norte. Com o avanço do sistema frontal, um área de alta pressão (massa de ar frio) também avançou sobre a Região Sul.

No entanto, ao longo do fim de semana passou a se posicionar sobre o oceano favorecendo o transporte de umidade para toda a faixa leste que abrange Santa Catarina até o Rio de Janeiro, o que ocasionou em aumento da nebulosidade entre o leste catarinense e o paulista, e para chuva torrencial no território carioca, resultando em três mortes.

Para o início dessa semana, mesmo com o afastamento da frente fria, a formação de um cavado e, posteriormente, de uma baixa pressão próximo a costa do Sudeste favorecem a continuidade da ZCAS e a circulação dos ventos, o transporte de umidade para o leste da Região. Assim, ainda há potencial elevado para chuvas torrenciais e, consequentemente, para transtornos como alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos de terra. A seguir os detalhes da previsão.

Alertas e destaques

Nesta segunda-feira (02), no Rio de Janeiro e no leste paulista, na faixa que do litoral sul até o litoral norte, incluindo a Grande São Paulo e o Vale do Paraíba, as chuvas da madrugada que ocorreram com fraca a moderada intensidade, se intensificam ao longo da manhã levando potencial para transtornos, com pico de precipitação ocorrendo entre o fim da manhã e o início da tarde. A tarde se mantém chuvosa, mas com menor intensidade, no entanto, mais para o fim da tarde volta a chover com força.

No Espírito Santo e na faixa central de leste a oeste de Minas Gerais, incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte, a previsão de é de chuva de moderada a forte intensidade pela manhã e também com potencial para transtornos. A partir da tarde a tendência é de redução gradativa das chuvas.

A segunda-feira (02) também é chuvosa nos estados de Goiás, do Mato Grosso, de Rondônia, do Pará e na região do MATOPIBA, uma vez que a Alta da Bolívia juntamente com o Cavado do Nordeste contribuem para convergência de umidade nessas áreas. Chuvas de moderada intensidade pela manhã, com redução entre o fim da manhã e o meio da tarde. A partir da segunda metade da tarde há alerta para chuvas volumosas com potencial para transtornos no centros urbanos.

Já no Sul, o tempo firme predomina e as temperaturas entram em elevação, principalmente no Rio Grande do Sul e no oeste da Região, onde o escoamento dos ventos de quadrante norte são mais efetivos. Já no leste de Santa Catarina e do Paraná, os ventos transportam umidade do oceano e o dia fica nublado com ocorrência de chuva bastante fraca pela manhã e mais intensa a partir do fim do dia.

Na terça-feira (03), a formação de uma área de baixa pressão contribui para a manutenção da ZCAS e para o aumento da instabilidade atmosférica no leste da Região Sul. Previsão de chuvas de moderada a forte intensidade no leste de Santa Catarina, do Paraná e no sul de São Paulo. Redução das chuvas a partir do meio da tarde.

No restante do Sudeste, bastante nebulosidade e previsão de pancadas a partir do meio da tarde. Alerta para o Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, onde as chuvas podem ocorrer na forma de temporais. Em Goiás, Mato Grosso, Pará, região do MATOPIBA e norte do Nordeste, as chuvas não dão trégua e há potencial para transtornos no centro urbanos.

Na quarta-feira (04), a formação a baixa pressão evolui para um ciclone extratropical, o que dá origem a uma nova frente fria e, por consequência, contribui para a manutenção do canal de umidade sobre o Centro-Leste e norte do Brasil. A chuva reduz, mas a nebulosidade se mantém sobre o leste de São Paulo e dos estado de Santa Catarina e do Paraná.

Já no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, Goiás, norte do Mato Grosso e na região do MATOPIBA, as chuvas continuam a ocorrer de forma volumosa pela manhã e a partir do meio da tarde. A diferença está com o deslocamento da ZCAS para leste que passa a provocar chuvas intensas no sul da Bahia e em boa parte do Sertão Nordestino.