Frente fria avança nas próximas horas e deixa em alerta os estados da Região Sul; confira a previsão

Neste final de semana a frente fria avança pela Região Sul e deixa os estados da região em alerta. Há riscos de chuvas intensas e tempestades.

    Nas próximas horas, uma frente fria avança sobre a América do Sul. No momento, o sistema ainda está em fase de organização, mas a tendência é de que comece a se deslocar ainda nesta sexta-feira (24).

    Os três estados da Região Sul ficam em alerta devido à possibilidade de chuvas intensas e tempestades ao longo do fim de semana. O acumulado de chuva pode ultrapassar 60 mm em diversas localidades, elevando o risco de alagamentos e transtornos.

    Nesta sexta-feira (24), o dia começou parcialmente nublado na Campanha Gaúcha. Nas próximas horas, o tempo fecha e a nebulosidade aumenta, marcando a chegada da frente fria ao território gaúcho.

    Chuvas e riscos de tempestades marcam o final de semana

    As primeiras pancadas de chuva do sábado (25) estão previstas para ocorrer durante a madrugada. O modelo de previsão do tempo indica chuvas fortes e riscos de tempestades com potencial para causar transtornos em áreas do sul gaúcho. Além da intensidade, há risco de descargas elétricas e rajadas de vento próximas de 50 km/h.

    Durante a manhã, a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e atinge cidades da Campanha Gaúcha, como Alegrete/RS, Maçambara/RS e Bagé/RS. As nuvens já se espalham por Santa Catarina e Paraná, deixando o tempo nublado ao longo do fim de semana.

    Possibilidade de chuva para a Região Sul do Brasil na tarde deste sábado (25).
    Possibilidade de chuva para a Região Sul do Brasil na tarde deste sábado (25), de acordo com o modelo ECMWF.

    A frente fria terá suporte de um canal de umidade vindo da Amazônia. Os ventos de norte mantêm a intensidade do sistema à medida que ele avança. À tarde, as chuvas chegam à porção central do estado e colocam várias cidades em alerta, incluindo Porto Alegre, onde há previsão de chuvas intensas.

    No domingo (26), chuvas fracas e moderadas atingem o noroeste, o norte e a capital gaúcha. O sistema também alcança Santa Catarina e Paraná. Pela manhã, as precipitações diminuem, mas pontos isolados podem registrar tempestades e chuvas intensas, especialmente no norte gaúcho e centro catarinense.

    Previsão de precipitação para a tarde de domingo (26) sobre os estados da Região Sul.
    Previsão de precipitação para a tarde de domingo (26) sobre os estados da Região Sul.

    À tarde, a instabilidade ganha força e surgem núcleos de tempestade nos três estados da Região Sul. A frente fria permanece sobre o centro-norte do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, as chuvas fortes se concentram entre Criciúma/SC e Chapecó/SC; no Paraná, as tempestades ocorrem no sudoeste, afetando Planalto/PR e Francisco Beltrão/PR.

    Ao final da noite de domingo, a frente fria avança e cobre todo o estado de Santa Catarina, com risco de transtornos em Florianópolis/SC. No Paraná, as chuvas intensas e os riscos de tempestades ficam restritas ao oeste e sudoeste do estado.

    Precipitação acumulada prevista entre sábado (25) e domingo (26).
    Precipitação acumulada prevista entre sábado (25) e domingo (26).

    O acumulado de chuva no fim de semana pode ultrapassar 60 mm no sul do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e parte do Paraná. Nas demais áreas, os volumes variam entre 25 e 50 mm, mas ainda há risco de alagamentos e transtornos devido ao grande volume em pouco tempo.

    Temperaturas despencam após passagem de frente fria

    A capital Porto Alegre/RS deve registrar uma das maiores quedas de temperatura da Região Sul. A previsão indica calor de 32°C neste sábado (26), enquanto no domingo (27) a máxima não deve superar os 21°C. Indicativo da chegada de uma massa de ar frio sobre a região.

    Confira a temperatura máxima para algumas cidades neste sábado (26) e domingo (27):

    • Novo Hamburgo/RS - Sábado: 34°C / Domingo: 21°C;
    • Cascavel/PR - Sábado: 30°C / Domingo: 25°C;
    • Quilombo/SC - Sábado: 30°C / Domingo: 27°C.

    Em Santa Catarina, a mudança será mais suave, mas ainda perceptível, sobretudo nas áreas próximas à Argentina. As máximas neste sábado variam entre 22°C no leste e 29°C no oeste catarinense. Já no domingo, os 22°C persistem na faixa leste, e no oeste os termômetros ficam em torno de 23°C.

    Temperatura máxima prevista para a Região Sul neste domingo (26).
    Temperatura máxima prevista para a Região Sul neste domingo (26).

    Em áreas de Serra Gaúcha e Catarinense a temperatura máxima não de superar os 20°C.No Paraná, o refresco acontece principalmente no sudoeste do estado, onde as chuvas chegam com maior intensidade neste fim de semana. As temperaturas caem entre 3°C e 5°C, com destaque para Ampére/PR e Pato Branco/PR, que devem sentir bem essa mudança.