Calor, tempestades e volumes de 100 mm encerram 2025 no Brasil; veja a previsão e saiba o que esperar para a virada

O final de 2025 terá a presença do calor, chances de tempestades além dos acumulados de chuva próximos de 100 mm. A virada do ano deverá ter tempo fechado em boa parte do Brasil.
- Veja também: Tempestades severas deixam em alerta 9 estados e 7 capitais nesta segunda, 29; confira a previsão
Os últimos dias de 2025 vão contar com calor e tempo instável em boa parte do Brasil, principalmente ao longo das tardes. Há riscos de tempestades e chuvas intensas espalhadas pelo país. Mesmo com a previsão de chuvas o calor se fará presente e os termômetros vão disparar.
E como ficará o tempo neste Réveillon? É isso que trouxemos para vocês, acompanhe a previsão do tempo com outras informações e mais detalhes para esta terça (30) e quarta-feira (31).
Calor marca presença ao longo desta terça e quarta-feira
O calor está marcando presença nos últimos dias de 2025 e, isto deve continuar nesta terça (30) e quarta-feira (31). Na Região Sul do Brasil, o amanhecer irá contar com temperaturas entre 17°C (sul do Rio Grande do Sul) e 23°C (noroeste do Paraná), enquanto que a máxima varia de 23°C (norte gaúcho e sul catarinense) aos 33°C (noroeste paranaense e sul gaúcho).

Sobre o Brasil Central, ambos os dias começam com temperaturas entre 22°C e 25°C. As áreas com temperaturas mais baixas ficam por conta da Serra da Mantiqueira, com mínima de 16°C a 18°C.
Ao longo da tarde as temperaturas disparam e chegam aos 35°C no Mato Grosso do Sul, mas o calor estará presente mesmo é no leste do Sudeste, com máximas entre 35°C e 40°C. No restante da região, máximas de até 33°C.

Na região Norte as máximas mais baixas ocorrem no norte do Amazonas, sul de Roraima e oeste do Pará, onde não superam os 30°C. Diferentemente do Nordeste, onde no interior da Bahia e Pernambuco a previsão indica máxima de até 38°C. Nas demais áreas da Região, termômetros entre 33°C e 36°C.
Chuvas intensas e riscos tempestades
O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indicam pancadas de chuva espalhadas por todo o país, com exceção do centro e leste da Bahia e de Minas Gerais e de quase todo o Espírito Santo. A maior área de atuação fica por conta de terça-feira (30). No Réveillon, as chuvas acontecem mas em regiões menores.

Nesta terça (30), chuvas fortes ocorrem sobre a Região Sul, podendo trazer transtornos aos moradores do norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e oeste do Paraná. Nesta mesma região há possibilidade de tempestades acompanhadas de trovoadas, descargas elétricas e chances de queda de granizo.
Após dias de calor intenso sobre o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, é claro que as chuvas também marcam presença. Todos os estados dessas regiões devem ficar em alerta, em destaque para São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas e interior do Mato Grosso e Goiás, pois há riscos de tempestades que provocam alagamentos, enxurradas e fortes rajadas de vento capazes de derrubar árvores.

Na região Norte as frequentes chuvas têm feito parte do dia a dia dos moradores. Contudo, também há riscos de problemas na região, o mesmo pode ser esperado para o oeste do Nordeste, com riscos de fortes chuvas no Maranhão, Piauí e oeste da Bahia.
Os acumulados surpreendem e superam os 150 mm no norte de Santa Catarina. No restante da Região Sul as chuvas serão menos volumosas variando entre 40 e 85 mm. Nos outros estados brasileiros, as chuvas serão fortes mas por um curto período de tempo o que resulta em acumulados baixos, onde não superam 50 mm.

E na hora da virada? Os modelos indicam tempo fechado em boa parte do Brasil com possibilidade de chuva leve. Em áreas isoladas de São Paulo, Minas Gerais, Centro-Oeste, Amazonas e Bahia, há riscos de chuvas mais fortes na hora da virada. Acompanhe-nos para atualizações sobre o tempo neste final de ano.