Calor intenso de 40°C será persistente em parte do centro-sul do Brasil; veja a previsão
A última semana de janeiro se encerra com temperaturas elevadas sobre o centro-sul do Brasil. A previsão mostra calor intenso onde as máximas podem superar os 40°C.
- Veja também: 11 estados estão sob alertas de chuvas intensas e de tempestades nesta segunda, 26; confira a previsão

Quem imaginou que, com o fim da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), as chuvas cessariam completamente, se enganou. Nesta segunda-feira (26), alguns estados ainda permanecem em alerta para a ocorrência de chuvas mais fortes.
Por outro lado, a tendência ao longo da semana é de elevação acentuada das temperaturas no centro-sul do Brasil. O período será marcado por calor intenso, com alertas para temperaturas acima de 40°C no Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, além de máximas próximas a esse valor em áreas de São Paulo e Paraná.
Confira como ficam as temperaturas entre segunda-feira (26) e sexta-feira (30) e entenda como o calor vai impactar cada região.
Máximas sobem e chegam aos 40°C
O modelo de previsão do tempo de confiança da Meteored | Tempo.com indica calor intenso nos próximos dias, cenário que é reforçado pelo Extreme Forecast Index (EFI). Vale lembrar:
- Valores de EFI entre 0,5 e 0,8 (independentemente do sinal) indicam condições meteorológicas incomuns.
- Valores de EFI acima de 0,8 apontam alta probabilidade de condições muito incomuns ou extremas.
Já na tarde desta segunda-feira (26), as temperaturas sobem de forma significativa no centro-sul do Brasil. No oeste do Mato Grosso do Sul, próximo à divisa com o Paraguai, os termômetros podem alcançar 42°C, um cenário preocupante para a população, que já enfrenta dias consecutivos de calor intenso.

Na faixa entre o oeste de São Paulo e o norte do Rio Grande do Sul, as temperaturas variam entre 29°C e 34°C. No entanto, nas regiões central, leste e sul do Rio Grande do Sul, os termômetros se aproximam dos 40°C, situação que deve se repetir também na terça (27) e quarta-feira (28).
Nos dias seguintes, o calor se espalha para outras áreas do país, como o Triângulo Mineiro, sul do Mato Grosso e Goiás, com máximas entre 32°C e 37°C. Ainda assim, o principal destaque segue sendo o Mato Grosso do Sul e o oeste e centro do Rio Grande do Sul, onde as temperaturas permanecem próximas ou acima dos 40°C.

O EFI do ECMWF aponta condições incomuns para esta época do ano em parte do Centro-Oeste e Sul do Brasil, com temperaturas máximas bem acima da média climatológica, especialmente entre terça (27) e quarta-feira (28). A preocupação aumenta nessas regiões por se tratarem de importantes áreas agrícolas, responsáveis por grande parte da produção de grãos do país.
A quarta-feira (28) tende a ser um dos dias mais quentes da semana, atingindo uma grande área do Brasil. Nem mesmo as capitais escapam do calor:
- Porto Alegre (RS), as máximas variam entre 32°C e 33°C;
- Florianópolis (SC), os termômetros alcançam os 30°C.
- Curitiba (PR), a temperatura será um pouco mais amena, máxima próxima de 28°C.
Em São Paulo (SP), a combinação de calor e umidade aumenta o risco de temporais, com temperaturas entre 30°C e 32°C. Em Campo Grande (MS), os termômetros chegam aos 34°C.
Calor perde força na quinta e sexta-feira
Após vários dias consecutivos com temperaturas elevadas, a quinta (29) e a sexta-feira (30) serão marcadas por uma leve redução das máximas durante as tardes no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Nesses estados, a quinta-feira (29) ainda será bastante quente, com máximas em torno de 35°C. No entanto, na sexta-feira (30), as temperaturas caem para cerca de 31°C no oeste catarinense e variam entre 26°C e 31°C no Paraná. Em São Paulo, a queda será mais perceptível, com máximas entre 25°C e 32°C, especialmente no oeste do estado.

Apesar dessa redução em algumas áreas, o calor segue intenso no Mato Grosso do Sul. Na quinta-feira (29), as máximas chegam a 37°C em grande parte do estado e alcançam 40°C na divisa com o Paraguai. Na sexta-feira (30), os termômetros variam entre 35°C e 41°C, com temperaturas mais amenas apenas próximas à divisa com Goiás, onde as máximas ficam em torno dos 29°C.