Calor intenso continua e temporais retornam à Região Sul

O calor intenso é persistente no Brasil Central, no Sudeste e em parte da Região Sul. Em meados da semana, as chuvas voltam a ocorrer no Sul e uma mudanças de padrão se inicia.

onda de calor e temporais no Sul
Calor continua em boa parte do país, com condições mais amenas somente para parte da Região Sul, que também possuí alerta de temporais.

Neste fim de semana um alívio ao calor extremo ocorreu em parte do Centro-Sul, com o avanço costeiro de uma frente fria e da atuação de uma massa de ar frio, que contribuiu para um queda proporcionalmente grande das temperaturas, com mínimas de até 7°C no sul catarinense e de 8°C no norte do Rio Grande do Sul, sendo no restante da Região Sul, seguindo a faixa leste até o sul de Minas Gerais, com registro de mínimas de 10°C a 17°C e máximas não passando dos 25°C.

No entanto, o calor se manteve no oeste da Região Sul e no interior do país, com temperaturas no período da tarde próximas dos 40°C.

Para os próximos dias, o calor se mantém em boa parte do país e retorna para boa parte da Região Sul. Uma mudança de padrão deve ocorrer a partir da quinta-feira (08), com chuvas ocorrendo além do Rio Grande do Sul e avançando para o Sudeste nos dias seguintes.

Alerta e destaques até meados da semana

Nesta segunda-feira (05), uma área de baixa pressão se forma sobre o sul do Rio Grande do Sul, contribuindo para um dia nublado em todo o estado. O sistema contribui para chuvas de fraca à moderada intensidade no noroeste e sul somente nas primeiras horas da manhã. Há condições favoráveis para ventos persistentes em toda a faixa leste, porém, sem potencial destrutivo.

Tempo também fica nublado em praticamente toda a faixa leste do país, em decorrência da circulação do ventos de leste, que transportam umidade para o continente. Previsão de chuva fraca no leste de Santa Catarina, do Paraná, sul paulista e à partir do norte do Rio de Janeiro.

A partir da tarde a possibilidade de chuvas diminui devido à alteração da direção dos ventos, que não atuam mais de forma tão perpendicular à costa, resultando também em surgimento do sol.

Em relação às temperaturas, uma condição amena e até mesmo fria se mantém para boa parte do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina, com calor a partir do norte gaúcho. As máximas continuam muito elevadas e podem chegar aos 42°C no Mato Grosso e entre 37 e 40°C na maioria das localidades.

Na terça-feira (06), a baixa pressão se encontra no oceano e pode ser classificada como um ciclone extratropical não muito intenso, mas que contribui para manter o tempo nublado no litoral norte do Rio Grande do Sul, no leste catarinense e no litoral paulista. Não há previsão de chuva nessas áreas.

Destaque fica novamente para as temperaturas, que se mantêm muito elevadas em boa parte do país. Somente na metade sul e leste do Rio Grande do Sul e leste dos estado do Paraná e de Santa Catarina, a sensação se mantém amena. A partir do meio da tarde os ventos de sul proporcionam um leve refresco para o leste paulista.

Na quarta-feira (07), o destaque fica para o retorno dos temporais na Região Sul. Uma região de cavado desestabiliza a atmosfera e tempestades ocorrem pela manhã no noroeste gaúcho se estendendo pelo norte do estado, oeste e sul de Santa Catarina a partir da tarde. As instabilidades chegam até a região metropolitana de Porto Alegre e não devem atingir Florianópolis, perdendo força a partir do fim do dia.