Calor extremo de mais de 40°C no Sul, Sudeste e no Centro-Oeste precede a formação de ciclone; veja a previsão

O calor volta a tomar conta de grande parte do Brasil. A presença de uma massa de ar quente e intensa eleva as temperaturas a 40°C no Sul, Sudeste e Centro-Oeste nesta semana.
A presença de ar quente e intenso fará as temperaturas dispararem nos próximos dias em várias áreas do Brasil, após um período com mínimas mais amenas e máximas aparentemente controladas.
O calor extremo antecede a formação de um novo ciclone, que trará mudanças no tempo na primeira semana de dezembro. Assim, a canalização de ar quente, impulsionada por ventos de norte, forma uma espécie de bolha de calor, o que provoca a elevação acentuada das temperaturas.
EFI indica evento extremo para o Brasil
Segundo o Extreme Forecast Index (EFI) — índice que compara a previsão com a climatologia — os valores de temperatura previstos estão muito acima do padrão histórico. Neste caso, utilizamos o percentil 99, ou seja, temperaturas que se enquadram entre o 1% mais quente já observado para esta época do ano. Lembrando que:
- EFI entre 0.5 e 0.8 indica um evento incomum;
- EFI acima de 0.8 sinaliza a possibilidade de um evento muito incomum ou extremo.
Os mapas abaixo indicam a possibilidade de eventos “incomuns” e “muito incomuns” entre sábado (29) e domingo (30) em áreas do centro-sul do Brasil, com temperaturas próximas de 40°C em diversos pontos da região.

A maior preocupação é para a tarde de domingo (30), especialmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, onde o calor extremo tende a ser mais intenso e disseminado.
Sudeste: mais de 40°C
Nesta sexta-feira (28), apesar do amanhecer com temperaturas entre 16°C e 20°C, o calor logo se intensifica. No oeste de São Paulo e no Triângulo Mineiro, as máximas variam entre 34°C e 36°C; nas demais áreas do Sudeste, ficam entre 24°C e 30°C.
O amanhecer de domingo terá temperaturas próximas de 20°C em grande parte da região. À tarde, os termômetros passam dos 30°C no leste de São Paulo, em todo o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

A situação fica mais crítica nos municípios próximos a Mato Grosso do Sul e Goiás. No oeste de São Paulo e no oeste/noroeste de Minas Gerais, os termômetros se aproximam, e até superam os 40°C. A previsão indica 40°C para Presidente Prudente/SP e Votuporanga/SP. No Triângulo Mineiro, máximas de 38°C em Ituiutaba/MG e Campina Verde/MG.
Calor toma conta do Sul do Brasil até o domingo
Nesta sexta-feira (28), os termômetros já ultrapassam os 31°C no oeste do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, o calor também predomina, com máximas de 29°C em Chapecó/SC e Criciúma/SC, e 24°C em Lages/SC. O Paraná registra máxima de 36°C no noroeste do estado.

Antes da chegada das instabilidades, o sábado será ainda mais quente. No oeste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as temperaturas variam entre 32°C e 36°C. No leste dos estados, não passam dos 28°C. Máximas previstas nas capitais:
- Porto Alegre/RS
- Florianópolis/SC
- Curitiba/PR
O calor será generalizado no Paraná. Em Guarapuava/PR, máxima de 30°C; em Umuarama/PR, 33°C; e no noroeste, 37°C em Maringá/PR e região.

No domingo (30), a situação melhora para os gaúchos: máxima de 29°C em Uruguaiana/RS, e valores abaixo de 25°C nas demais áreas, com exceção da porção norte. Por outro lado, o ar quente que chega ao noroeste do Paraná se intensifica ainda mais, elevando as máximas para 40°C em Santa Fé/PR e 39°C em Colorado/PR.
Termômetros chegam aos 41°C no Centro-Oeste
O calor também será destaque no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e parte de Goiás. O Mato Grosso do Sul será o estado mais quente: já nesta sexta-feira (28), as temperaturas se aproximam dos 40°C, com previsão de 34°C em Dourados/MS e 37°C em Camapuã/MS.
No domingo (30), a máxima chega aos 41°C no sudoeste do Mato Grosso do Sul, especialmente em Água Clara/MS. Na região, as temperaturas variam entre 38°C e 40°C. Em Goiás, os valores ficam entre 32°C e 37°C, com áreas pontuais abaixo de 30°C. Situação parecida ocorre no sul do Mato Grosso, com temperaturas próximas de 37°C.