Alerta de evento extremo de chuva sobre o RS: os acumulados podem alcançar os 300 mm; confira as áreas de risco
O índice de previsão extrema (EFI) do modelo ECMWF alerta para evento extremo de chuva sobre o Rio Grande do Sul até o fim da semana.

Uma frente fria que começa a avançar nesta quarta-feira (07) pelo Rio Grande do Sul irá provocar chuvas localmente volumosas sobre o estado. São esperadas tempestades severas com granizo, descargas elétricas, e rajadas de vento intensas principalmente sobre a região oeste, centro e sul do estado. A população precisa estar em alerta para acumulados bastante elevados. Confira os detalhes.
Índice de previsão extrema dispara sobre o Rio Grande do Sul
O Índice de Previsão Extrema (do inglês 'Extreme Forecast Index', EFI) é um indicador que mostra o quão diferente uma previsão do tempo é em relação ao que normalmente acontece em determinada região. Ele identifica situações incomuns ou extremas baseadas na climatologia do próprio modelo.
- Valores entre 0.5 e 0.8 indicam que o tempo pode ser "incomum",
- Valores acima de 0.8 sugerem que um evento “muito incomum” ou “extremo” pode ocorrer.
Quando exploramos o EFI aplicado para a precipitação utilizando o quantil 99, estamos focando nas chuvas previstas que estão entre as 1% mais volumosas já registradas historicamente nessas regiões, para esta época do ano.
O mapa abaixo mostra o EFI para o período entre quarta-feira (07) e sábado (10), e podemos observar que o índice alcança o valor máximo sobre o Rio Grande do Sul, especialmente nas regiões Oeste e Centro do estado, indicando um novo evento extremo de precipitação em curso.

São esperadas tempestades intensas com grandes acumulados de chuva, além de uma sequência de dias chuvosos, causando acumulados que podem se aproximar dos 300 mm até segunda-feira (12).
Mesmo assim, os acumulados de chuva previstos são muito significativos e deverão causar transtornos como alagamentos e enchentes.
Acumulados podem se aproximar dos 300 mm
A frente fria que começa a avançar hoje (07) sobre o Rio Grande do Sul terá um grande suporte de umidade transportada desde a região Norte do país. Somando isso às altas temperaturas que o estado vem enfrentando, a chuva tende a ser muito volumosa sobre o estado.
Os volumes de chuva acumulada até o final da sexta-feira (09) podem ultrapassar os 200 mm numa faixa desde a região oeste do Rio Grande do Sul até o sul do estado. Até segunda-feira (12) podem alcançar os 300 mm em Uruguaiana (RS).
Pessoas em áreas com histórico de alagamentos precisam estar em alerta e acompanhar os avisos da Defesa Civil de cada região.

Conforme a frente fria se desloca em direção ao Sudeste, também provoca chuva em outros estados. Essa chuva será predominantemente moderada, mas no interior de São Paulo pode ser localmente intensa, com 90 mm ao longo do fim de semana.