O charme das flores noturnas: ideais para um jardim que ganha vida após o pôr-do-sol

As plantas noturnas passam sensação de relaxamento, atingindo seu pico de atividade durante a noite/madrugada. Algumas liberam seu aroma só neste período; outras florescem somente quando o Sol se põe. Conheça aqui 5 espécies.

A prímula-da-noite (Oenothera speciosa) pode ter flores rosas, brancas e amarelas, que desabrochem ou não durante à noite.

As plantas noturnas transmitem uma sensação de tranquilidade e relaxamento. Elas desabrocham pouco antes de anoitecer e se fecham ao amanhecer, liberando um aroma muito perfumado.

Essa característica é uma adaptação para atrair polinizadores noturnos, como mariposas e morcegos, liberando um perfume intenso para atrair os animais. Confira abaixo 5 espécies que florescem ao anoitecer.

5 flores noturnas que trazem beleza e perfume para sua casa

Essas espécies podem desabrochar só de noite, à espera de morcegos, insetos e mariposas para a polinização. Elas são ótimas opções para trazer um toque de beleza e perfume para qualquer ambiente da sua casa, até dentro do quarto.

Prímula-da-noite (Oenothera speciosa)

Esta planta, do gênero Oenothera, tem algumas espécies que desabrocham pouco antes do anoitecer. Uma delas é a Oenothera speciosa, que floresce de madrugada e suas flores só ficam abertas até que bata o sol quente. É, portanto, uma planta que amanhece florida. Suas cores podem ser: rosa, amarelo e branco.

Esta planta, nativa dos Estados Unidos, deve ser cultivada em solos ricos em matéria orgânica, em regiões mais frias, sendo seu cultivo indicado apenas para a região Sul do país.

O ideal é cultivá-la à meia-sombra, em local arejado, mas protegido de ventos fortes. O solo deve ser fértil e constantemente úmido (mas sem encharcar). Esta espécie é atrativa de várias espécies de inseto, porém as mariposas são as mais comuns.

Nicotiana alata (Nicotiana persica)

Também conhecida como tabaco-ornamental ou fumo-de-jardim, a nicotiana alata é uma planta anual que produz flores tubulares e perfumadas.

A nicotiana alata exala um cheiro muito agradável de jasmim à tardinha. Crédito: Divulgação.

Suas flores desabrocham à noite e atraem polinizadores, como mariposas e traças. Essa planta é fácil de cultivar e pode adicionar cor e perfume ao seu jardim noturno. Sua cor típica é branca, mas há cultivares de cor verde-limão, rosa, salmão, vermelho e roxo.

Flor-trombeta (Brugmansia suaveolens)

A flor-trombeta (Brugmansia suaveolens), também conhecida como trombeta-dos-anjos, é uma planta arbustiva que produz flores pendentes e perfumadas com formato semelhante à de uma trombeta.

As flores podem variar em cores, abrangendo tons de branco, rosa, amarelo e laranja. Elas desabrocham à noite, emitindo um forte e doce perfume que atrai polinizadores como mariposas e beija-flores.

A flor-trombeta (Brugmansia suaveolens) é um gênero pertencente à família Solanaceae, nativo das regiões subtropicais do México, América Central e América do Sul. Crédito: Kolforn/Wikimedia Commons CC BY-SA 4.0.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, arenoso e enriquecido com matéria orgânica, e regada a intervalos regulares.

Dama-da-noite (Ipomoea alba)

A dama-da-noite (Ipomoea alba), também conhecida como Ipoméia Branca, é uma espécie do gênero Ipomoea de floração noturna, nativa das regiões tropicais e subtropicais da América. É uma trepadeira de crescimento rápido, famosa por suas flores brancas grandes.

A dama-da-noite (Ipomeia alba) é uma queridinha das plantas que florescem à noite. Crédito: Divulgação.

Ela também tem floração noturna com perfume agradável, ideal para criar ambientes sensoriais. Atrai polinizadores noturnos também.

Gosta de pleno sol a meia-sombra; prefere solos bem drenados, férteis e ricos em matéria orgânica; o solo deve ser levemente úmido, sem encharcar.

Cacto-orquídea (Epiphyllum oxypetalum)

Outra espécie de planta conhecida como dama-da-noite é o cacto-orquídea (Epiphyllum oxypetalum), originário do México. Também conhecida como ‘Rainha da Noite’.

O cacto-orquídea (Epiphyllum oxypetalum) ganhou este nome devido às suas flores delicadas com perfume agradável.

As flores ocorrem em diversas cores e duram apenas uma noite: florescem à noite e murcham antes do amanhecer. E elas exalam um aroma agradável, mas talvez um pouco forte.

Para um cultivo ideal, ela deve ser plantada em solo bem drenado, levemente ácido e rico em matéria orgânica. Prefere ambientes com luz indireta brilhante ou meia-sombra. Deve ficar protegida de geadas e frio extremo.

Referências da notícia

Plantas noturnas que você pode ter no quarto. 14 de setembro, 2025. Corina Mendoza.

5 plantas que só florescem à noite. 18 de outubro, 2022. Aline Melo.