O charme das flores noturnas: ideais para um jardim que ganha vida após o pôr-do-sol
As plantas noturnas passam sensação de relaxamento, atingindo seu pico de atividade durante a noite/madrugada. Algumas liberam seu aroma só neste período; outras florescem somente quando o Sol se põe. Conheça aqui 5 espécies.

As plantas noturnas transmitem uma sensação de tranquilidade e relaxamento. Elas desabrocham pouco antes de anoitecer e se fecham ao amanhecer, liberando um aroma muito perfumado.
Essa característica é uma adaptação para atrair polinizadores noturnos, como mariposas e morcegos, liberando um perfume intenso para atrair os animais. Confira abaixo 5 espécies que florescem ao anoitecer.
5 flores noturnas que trazem beleza e perfume para sua casa
Essas espécies podem desabrochar só de noite, à espera de morcegos, insetos e mariposas para a polinização. Elas são ótimas opções para trazer um toque de beleza e perfume para qualquer ambiente da sua casa, até dentro do quarto.
Prímula-da-noite (Oenothera speciosa)
Esta planta, do gênero Oenothera, tem algumas espécies que desabrocham pouco antes do anoitecer. Uma delas é a Oenothera speciosa, que floresce de madrugada e suas flores só ficam abertas até que bata o sol quente. É, portanto, uma planta que amanhece florida. Suas cores podem ser: rosa, amarelo e branco.
O ideal é cultivá-la à meia-sombra, em local arejado, mas protegido de ventos fortes. O solo deve ser fértil e constantemente úmido (mas sem encharcar). Esta espécie é atrativa de várias espécies de inseto, porém as mariposas são as mais comuns.
Nicotiana alata (Nicotiana persica)
Também conhecida como tabaco-ornamental ou fumo-de-jardim, a nicotiana alata é uma planta anual que produz flores tubulares e perfumadas.

Suas flores desabrocham à noite e atraem polinizadores, como mariposas e traças. Essa planta é fácil de cultivar e pode adicionar cor e perfume ao seu jardim noturno. Sua cor típica é branca, mas há cultivares de cor verde-limão, rosa, salmão, vermelho e roxo.
Flor-trombeta (Brugmansia suaveolens)
A flor-trombeta (Brugmansia suaveolens), também conhecida como trombeta-dos-anjos, é uma planta arbustiva que produz flores pendentes e perfumadas com formato semelhante à de uma trombeta.
As flores podem variar em cores, abrangendo tons de branco, rosa, amarelo e laranja. Elas desabrocham à noite, emitindo um forte e doce perfume que atrai polinizadores como mariposas e beija-flores.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, arenoso e enriquecido com matéria orgânica, e regada a intervalos regulares.
Dama-da-noite (Ipomoea alba)
A dama-da-noite (Ipomoea alba), também conhecida como Ipoméia Branca, é uma espécie do gênero Ipomoea de floração noturna, nativa das regiões tropicais e subtropicais da América. É uma trepadeira de crescimento rápido, famosa por suas flores brancas grandes.

Ela também tem floração noturna com perfume agradável, ideal para criar ambientes sensoriais. Atrai polinizadores noturnos também.
Gosta de pleno sol a meia-sombra; prefere solos bem drenados, férteis e ricos em matéria orgânica; o solo deve ser levemente úmido, sem encharcar.
Cacto-orquídea (Epiphyllum oxypetalum)
Outra espécie de planta conhecida como dama-da-noite é o cacto-orquídea (Epiphyllum oxypetalum), originário do México. Também conhecida como ‘Rainha da Noite’.

As flores ocorrem em diversas cores e duram apenas uma noite: florescem à noite e murcham antes do amanhecer. E elas exalam um aroma agradável, mas talvez um pouco forte.
Para um cultivo ideal, ela deve ser plantada em solo bem drenado, levemente ácido e rico em matéria orgânica. Prefere ambientes com luz indireta brilhante ou meia-sombra. Deve ficar protegida de geadas e frio extremo.
Referências da notícia
Plantas noturnas que você pode ter no quarto. 14 de setembro, 2025. Corina Mendoza.
5 plantas que só florescem à noite. 18 de outubro, 2022. Aline Melo.