Fruta cheia de benefícios à saúde ganha destaque entre os brasileiros; conheça a nêspera

A nêspera é uma fruta de regiões subtropicais que tem ganhado muitos apreciadores pelo seu sabor agradável e suas propriedades medicinais. Conheça aqui os seus benefícios à saúde.

nêspera
A nêspera (Eriobotrya japonica) é também conhecida popularmente no Brasil como ameixa-amarela e ameixa-japonesa. Crédito: depositphotos.com/Kaleidoscopio.

A nêspera (Eriobotrya japonica) é uma fruta do tipo baga, assim como a maçã e a pêra, da família Rosaceae e originária da Ásia (especialmente do Japão). É amplamente distribuída nas regiões subtropicais. Se desenvolve bem em regiões onde a temperatura média anual fica acima de 15ºC, e não suporta temperaturas muito baixas, abaixo de 3ºC.

Ela é produzida principalmente no Japão, na Espanha, em Israel e no Brasil. Aqui no nosso país, os estados produtores que possuem as melhores condições climáticas para o seu cultivo são: São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais.

A nêspera (Eriobotrya japonica) também é chamada popularmente no Brasil de ameixa-amarela ou ameixa-japonesa, mas não são a mesma fruta. A nêspera (gênero Eriobotrya) e a ameixa verdadeira (gênero Prunus) são gêneros diferentes, apenas pertencem à mesma família botânica (Rosaceae).

É uma fruta pequena, de cor amarelo-alaranjada, que tem a casca macia e aveludada, textura firme e um sabor doce e refrescante, e contém de 1 a 5 sementes grandes no seu interior.

Ela se destaca não só pelo seu sabor agradável, mas também por suas propriedades medicinais, e por isso ela tem ganhado muitos apreciadores pelo Brasil.

Os benefícios da nêspera

É uma fruta rica em vitamina C e sais minerais como cálcio e fósforo, além de ter compostos antioxidantes e anti-inflamatórios.

- Previne o envelhecimento precoce: a nêspera possui flavonoides, ácidos fenólicos e carotenoides, antioxidantes que neutralizam os radicais livres (átomos que podem danificar células, DNA e proteínas), reduzem o estresse oxidativo e protegem as células do envelhecimento precoce.

- Alivia inflamações: as folhas da nespereira (árvore) concentram triterpenos como ácido ursólico e ácido oleanólico, capazes de reduzir marcadores inflamatórios. Isso explica a sua eficácia em quadros como artrite e dores metabólicas crônicas.

nêspera
Estudos mostram que a nêspera contém bioativos capazes de prevenir o envelhecimento precoce, aliviar inflamações e favorecer a regeneração do fígado. Crédito: depositphotos.com/mylasa.

- Favorece a regeneração do fígado: a fruta tem efeito hepatoprotetor. Estudos mostraram que seus extratos reduzem as enzimas hepáticas lesivas e estimulam a regeneração de células do fígado.

Como consumir e receitas

A nêspera pode ser consumida ao natural ou usada em saladas de frutas, compotas, geleias, bolos e outros pratos doces. Já as folhas da nêspera são usadas no preparo de chás. Veja abaixo 3 receitas deliciosas com a fruta:

Chá de nêspera

Ingredientes: 10 g de folhas secas ou 10 g de folhas frescas de nêspera, e 1 litro de água.

Modo de preparo: coloque a água ferver em um recipiente e após levantar fervura, desligue o fogo e acrescente as folhas. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Depois, é só coar e beber.

Mousse de nêspera

Ingredientes: 2 potes de iogurtes naturais sem açúcar (~170g cada), 200 g de polpa de nêspera in natura (sem sementes), 2 colheres (de sopa) de sementes de chia e 2 colheres (de sopa) de mel.

Modo de preparo: Bater a polpa da nêspera no liquidificador até ficar com uma textura de purê consistente. Transferir para uma tigela e acrescentar o iogurte, o mel e as sementes de chia, misturando delicadamente. Levar para gelar por pelo menos 3 horas antes de servir.

Bolo de nêspera

Ingredientes: 4 ovos inteiros, 1 xícara e 1/2 de açúcar, 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo, 1 colher (sobremesa) de fermento químico em pó, 100 g de margarina (ou manteiga) em temperatura ambiente, 4 colheres (sopa) de leite, 25 a 30 unidades de nêspera (sem pele e sem caroço, cortadas ao meio) e açúcar de confeiteiro para polvilhar o bolo.

Modo de preparo: Primeiro pré-aqueça o forno. Em uma tigela, bater os ovos com o açúcar e ir adicionando aos poucos a farinha e o fermento. Depois de misturado, adicione a margarina e o leite, e bata até a mistura ficar homogênea. Despeje a massa em uma fôrma untada (untar conforme sua preferência) e “enterre” as nêsperas na massa com a parte côncava para baixo. Leve ao forno para assar aproximadamente por 40 min a 180ºC (depende de cada forno).

Embora não exista uma quantidade específica indicada para o consumo de nêspera, a recomendação mínima diária é de 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160 g e 240 g por dia. De qualquer forma, é bom ter cautela e não exagerar no consumo, e se necessário, consultar um profissional.

Referências da notícia

O fruto mais completo da natureza para ajudar e regenerar o fígado. 10 de setembro, 2025. Redação C. B. Radar.

Nêspera: benefícios, receitas e como fazer o chá. 15 de novembro, 2024. Karla Leal.