Da Ásia para o Brasil: conheça o mangostão, a fruta premiada que está conquistando o país
De origem asiática, o mangostão já é cultivado no Brasil, principalmente no Pará e na Bahia, e vem ganhando o paladar de muitos brasileiros. A fruta, inclusive, já foi eleita a mais saborosa do mundo em 2023. Conheça aqui os seus benefícios.

O mangostão (Garcinia mangostana L.), também conhecido como mangostim, pertence à família Clusiaceae, e é originário do sudeste asiático, mas já é cultivado em outros lugares do mundo atualmente, como o Brasil. Aqui, os principais estados produtores são o Pará e a Bahia, e o Espírito Santo em menor escala, e vem ganhando o paladar dos brasileiros.
É uma fruta tropical de casca roxo-escuro e polpa branca e suculenta, com um sabor adocicado e um leve toque de acidez. A árvore mangostanzeiro tem até 10 metros de altura, com folhas grandes, rígidas e de coloração verde-escuro e brilhante. As flores são grandes e de coloração vermelho-rosado.
E ainda é uma fruta premiada: o mangostão foi eleito a fruta mais saborosa do mundo pelo site TasteAtlas em 2023, uma plataforma gastronômica que ranqueia alimentos com base na opinião de consumidores globais.
Veja abaixo todos os benefícios que esta fruta exótica oferece à saúde.
Os benefícios do mangostão à saúde
Além do seu sabor, o mangostão é valorizado por suas propriedades nutricionais, sendo uma boa fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes, com vários benefícios para a saúde.
- Previne o envelhecimento precoce: o mangostão tem ação antioxidante pois é rico em xantonas, taninos e vitamina C, combatendo os radicais livres, protegendo as células e retardando o envelhecimento.
- Auxilia na digestão: a fruta possui uma boa quantidade de fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino, combatendo a constipação e auxiliando na desintoxicação do fígado.
- Equilibra a pressão arterial: o mangostão tem ótimas quantidades de água e potássio, que permitem eliminar o excesso de sódio do organismo pela urina, ajudando a equilibrar a pressão arterial.
- Controla o colesterol e triglicerídeos: os antioxidantes previnem a oxidação das células de gordura, diminuindo os níveis de triglicerídeos e colesterol no sangue. Por outro lado, as fibras diminuem a absorção intestinal de gordura dos alimentos, promovendo o equilíbrio de colesterol e triglicerídeos no sangue.

- Ajuda na perda de peso: as fibras ajudam a aumentar o tempo de digestão dos alimentos, promovendo a saciedade e ajudando na perda de peso. Além disso, a fruta possui poucas calorias.
E ainda, de acordo com um estudo publicado na revista científica Nature, bioativos encontrados na raiz do mangostão podem ser eficazes na prevenção ou inibição da migração de células cancerígenas do fígado, especificamente do carcinoma hepatocelular.
Referências da notícia
Mangostão: fruta mais saborosa do mundo é asiática e rica em benefícios. 29 de novembro, 2023. Rafaella Dorigo.
Mangostão: benefícios, tipos e como consumir (com receitas). 11 de fevereiro, 2025. Karla Leal.
“Rainha das Frutas”: uma das melhores frutas do mundo já pode ser plantada no Brasil. 05 de setembro, 2025. Agência Hora/Redação.