No interior do Brasil fica o maior aquário de água doce do mundo; confira onde e como visitar
O maior aquário de água doce do mundo está localizado em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e impressiona com seus quase 5 milhões de litros de água e mais de 300 espécies de animais.

O maior aquário de água doce do mundo está localizado no interior do Brasil! É o Bioparque Pantanal, também conhecido como Aquário do Pantanal, que fica em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O espaço foi inaugurado em 2022 e tem hoje 21 metros quadrados de área em um complexo incrível!
Ele impressiona com quase 5 milhões de litros de água, mais de 300 espécies e 33 tanques temáticos. Mas não é só isso; além do aquário, o local também oferece visitas ao museu, auditório e biblioteca.
E o melhor de tudo: o aquário é aberto gratuitamente ao público. Veja abaixo mais informações sobre este passeio encantador!
Os atrativos do Aquário do Pantanal e como visitá-lo
O passeio pelo Aquário não oferece só uma experiência visual e educativa (palestras e oficinas sobre recursos hídricos, preservação dos rios, etc.), mas também a oportunidade de apreciar a beleza dos ecossistemas aquáticos da região do Pantanal.
A arquitetura do aquário é assinada pelo arquiteto e designer brasileiro Ruy Ohtake, e tem linhas curvas que remetem ao movimento das águas pantaneiras. A estrutura conta com tanques de grande porte sustentados por sistemas técnicos de alta precisão. Os materiais e a engenharia são de última geração, capazes de manter o equilíbrio dos ambientes e a segurança do público.
Os tanques temáticos reproduzem com realismo os ambientes de rios, lagos e nascentes do Pantanal, mas também da Amazônia e de outros biomas brasileiros.

Os principais tanques temáticos do Bioparque Pantanal incluem: a Floresta Inundada da Amazônia (floresta de Igapó), um ambiente com troncos de árvores submersos e cardumes (incluindo o peixe-boi-da-Amazônia); o tanque do Cerrado, representando as veredas, formações vegetais importantes do Pantanal e do Cerrado, compostas por espécies herbáceas, arbustivas e palmeiras que crescem próximo de nascentes ou em bordas das cabeceiras; e o tanque do Rio São Francisco, que reproduz trechos reais do rio, com correntes e peixes como surubins e pacamãs.
Além disso, há um tanque com jacarés do pantanal, com visão externa na área aberta do parque; e um tanque de peixes exóticos que abriga espécies de águas africanas e asiáticas.

O percurso inclui ainda representações dos cinco continentes, com informações sobre os diferentes tipos de fauna e flora de água doce ao redor do nosso planeta.
A visita tem duração aproximada de 1h30 e é acompanhada por guias especializados (sem custo), que explicam a importância de cada ambiente, destacando os desafios da conservação das espécies.
Importante: durante o passeio não é permitido:
- Fotos com flash;
- Colocar a mão na água;
- Colocar a mão nos vidros;
- Alimentar e tocar os animais;
- Entrar com alimentos;
- Entrar com pets;
E como visitar o local?
A visitação ao Aquário é gratuita, mas mediante agendamento on-line através do site oficial do Bioparque Pantanal. O agendamento é aberto toda segunda-feira, a partir das 8h (horário de Mato Grosso do Sul), para datas futuras.
O Bioparque Pantanal fica no Bairro Chácara Cachoeira, a cerca de 10 minutos de carro para quem sai do Centro de Campo Grande.
Referências da notícia
Maior aquário de água doce do mundo fica no Brasil e impressiona com 5 milhões de litros, 380 espécies, 33 tanques temáticos, design de Ruy Ohtake e centro de pesquisa. 04 de outubro, 2025. Alisson Ficher.
Bioparque Pantanal: Visite o maior aquário de água doce do mundo em Campo Grande. 23 de janeiro, 2025. Redação Blog BonitoWay.