10 programas imperdíveis em São Paulo que você deve fazer pelo menos uma vez na vida

A capital paulista é cheia de atrativos turísticos incríveis, desde cultura e arte à gastronomia. Veja o nosso checklist dos 10 programas mais importantes que você não pode deixar de fazer na cidade.

A famosa Avenida Paulista, em São Paulo; sem a sua existência, a cidade não seria a mesma. Crédito: Reprodução/Instagram @SP da Garoa.

A cidade de São Paulo é a mais populosa do Brasil, com mais de 11,4 milhões de habitantes, de acordo com o Censo de 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A capital paulista tem diversas instituições culturais, uma rica tradição arquitetônica, muitos pontos turísticos e programas divertidos que vão desde a área de cultura e arte à lazer e entretenimento, passando pela gastronomia.

Por isso, fizemos aqui um checklist dos 10 programas mais especiais na cidade para você fazer pelo menos uma vez na vida. Vai visitar a região? Então já anote na sua agenda as nossas dicas!

10 pontos turísticos de SP para visitar pelo menos uma vez

Existem tantos pontos turísticos em São Paulo que vale fazer uma lista para conhecer cada um deles e não deixar nada passar. Mas claro, selecionamos aqui os 10 mais imperdíveis para você visitar.

Avenida Paulista

Um dos pontos mais icônicos da capital paulista. A Avenida abriga boa parte dos principais pontos turísticos de São Paulo, como por exemplo, o MASP. Ela também abriga vários locais culturais, como a Livraria Martins Fontes e o Centro Cultural FIESP.

Nela você pode curtir a feira de artesanato e gastronomia aos domingos; e andar de bicicleta, patinete e patins no dia em que fica fechada para carros. E mais: ela tem muitas opções de barzinhos, cafés e restaurantes.

Parque Ibirapuera

O Ibirapuera é o mais importante parque urbano da cidade, com mais de 158 hectares de bastante verde e diversas opções de lazer.

Muitos gostam de praticar exercícios e ler livros à sombra da copa de árvores, mas também é possível curtir outras atividades ao ar livre como piqueniques e andar de bicicleta.

O Parque Ibirapuera é um parque tombado e patrimônio histórico de São Paulo, e foi inaugurado em 1954. Crédito: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas.

É composto por três lagos artificiais interligados, e possui ciclovias, quadras iluminadas, pistas de corrida e até ginásio.

Museu Catavento

O espaço tem cerca de 12.000 m² e mais de 250 instalações divididas em quatro grandes seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. As atrações de cada seção são apresentadas de forma lúdica e interativa, podendo ser manipuladas com ou sem a ajuda de guias.

Entre as atrações, estão: experimentos sobre eletricidade (como fazer os cabelos arrepiarem), simulações do espaço, uma viagem no tempo para conhecer a evolução da Terra e dos seres humanos, o Borboletário, e entrar em um tornado de água ou em uma bolha de sabão gigante.

Museu de Arte de São Paulo (MASP)

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) está localizado na Avenida Paulista e conta com um acervo de mais de 10 mil obras de artistas consagrados, como Van Gogh, Renoir, Picasso, Monet, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Cândido Portinari.

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) é um dos locais de visita obrigatória na capital paulista. Crédito: Eduardo Ortega.

Foi fundado em 1947 pelo empresário e jornalista Assis Chateaubriand, e projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. Sua estrutura suspensa por pilares vermelhos, livre de paredes divisórias, cria um espaço amplo e fluido para as pessoas transitarem.

Beco do Batman

Este é para quem curte representações culturais e artísticas e o clima boêmio. Trata-se de uma travessa no coração do bairro Vila Madalena, na Zona Oeste da capital paulista, que atrai milhares de turistas que se encantam com as cores do grafite nas paredes e desenhos que se estendem pelas pequenas ruas. Aliás, essas paredes coloridas são famosos pontos ‘instagramáveis‘.

Ao redor do Beco há muitos bares, cafés, sorveterias e restaurantes, e aos finais de semana acontece uma Feira de Artesanato e tem músicas ao vivo.

Theatro Municipal

É um dos cartões postais da cidade, fundado em 1911. O teatro é aberto ao público para visitação gratuita, e quem desejar poderá também curtir o ambiente retrô do restaurante Santinho, localizado dentro do local.

É um dos cartões postais da cidade, localizado na Praça Ramos de Azevedo, também considerado um dos mais importantes teatros do país. Crédito: Larissa Paz/Divulgação.

O teatro possui um grande corpo de artistas e conta com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, o Coro Lírico Municipal de São Paulo, entre outros.

Estação da Luz

A Estação da Luz é uma das mais importantes estações ferroviárias da cidade de São Paulo. Possui um grande hall de entrada, uma plataforma central e duas laterais. Com sua estrutura em ferro e alvenaria, a estação mistura elementos do neoclassicismo e do estilo vitoriano.

Um dos passeios imperdíveis é conhecer a bela arquitetura da Estação da Luz. Crédito: Divulgação.

A construção foi projetada pelo arquiteto britânico Charles Henry Driver e foi inaugurada em 1901. É um patrimônio nacional, tombado em 1976 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O edifício abriga ainda o Museu da Língua Portuguesa.

Bairro da Liberdade

Este é o bairro mais japonês fora do Japão. As referências ao país oriental vão desde a decoração, com as tradicionais lanternas japonesas, passando por restaurantes japoneses, até um resgate à memória com o Bunkyo, um Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil.

Aos finais de semana ocorre uma Feirinha de comidas de rua, artesanato e produtos orientais. Não deixe de dar uma passada nos Templos Busshinji e Lohan.

Mercado Municipal

O Mercado Municipal, também chamado de Mercadão, é um importante mercado público localizado no Centro Histórico da cidade. É conhecido por seus boxes repletos de especiarias, temperos, embutidos, queijos, vinhos, carnes, peixes e muito mais.

O Mercadão é um lugar vibrante e movimentado que encanta os visitantes pela sua arquitetura e pela enorme variedade de produtos. Crédito: Divulgação.

Há também frutas exóticas, ingredientes finos e raros vindos de diferentes partes do mundo, frutos do mar e até petiscos para você sentar e degustar com calma, como quibes, pastéis, entre outros.

Ah, uma dica: experimente o famoso sanduíche de mortadela do Mercadão.

Rua 25 de Março

Tão tradicional quanto caminhar na Avenida Paulista é dar uma volta na Rua 25 de Março para fazer compras. A Rua fica bem no centro da capital paulista, e é um dos mais movimentados centros de compras varejistas e atacadistas da cidade.

É conhecida pela grande variedade de produtos baratos como roupas, eletrônicos, artigos de decoração e para festas, abrigando mais de 4 mil lojas.

Referências da notícia

Checklist Pontos Turísticos SP para Visitar ao Menos Uma Vez!. 02 de outubro, 2025. Redação All Accor.

60 coisas para fazer em São Paulo pelo menos uma vez na vida. 08 de janeiro. 2025. Giulia Trecco.