Saúde: e se a melhor maneira de resolver um problema fosse tirar um cochilo?
Pesquisadores alemães destacaram os efeitos positivos de um cochilo de 20 minutos no cérebro. Bom para o sono em geral e para a saúde mental, esse cochilo curto também parece ajudar a resolver problemas aparentemente sem solução.

Soneca revigorante. Você já se deparou com um problema que parecia completamente sem solução e, depois de um breve cochilo, a solução apareceu magicamente? Incrível, não é? Você passou horas procurando a solução e ela se revela depois de um breve descanso. Na verdade, não é nada milagroso; é um fenômeno científico.
O que os especialistas chamam de cochilo Eureka
Em junho passado, pesquisadores da Universidade de Hamburgo, na Alemanha, realizaram uma pesquisa. E segundo o estudo, um cochilo curto de apenas 20 minutos é suficiente para ajudar nosso cérebro a encontrar a solução para um problema, mesmo que pareça impossível. Os efeitos positivos de um cochilo curto durante o dia já foram comprovados pela ciência inúmeras vezes, principalmente para a saúde mental.
O lado da “resolução de problemas” é bastante novo
Os cientistas, no entanto, explicam esse fenômeno de forma muito simples: enquanto acordado, você revira o problema na sua cabeça e considera todos os parâmetros e fatores desnecessários que poluem seu pensamento. Com apenas 20 minutos de sono, seu cérebro não tem outra escolha a não ser se concentrar no essencial. O resultado: uma solução clara, precisa e precisa ao acordar.
Para chegar a essa conclusão, os cientistas realizaram um teste com 90 voluntários, com idades entre 18 e 35 anos. O objetivo: identificar a direção geral tomada por pontos em uma tela. O problema: apesar de a maioria dos pontos estar indo na mesma direção, alguns estão indo na direção oposta. O resultado: uma percepção turva e uma mensagem difícil de decodificar. Mas então, como podemos saber em que direção esses pontos estão indo?

No entanto, uma pista estava visível na tela, sem o conhecimento dos participantes: a cor dos pontos. Foi isso que forneceu a resposta. A taxa de sucesso permaneceu baixa no início, pois o problema parecia sem solução. Os especialistas, então, ofereceram aos voluntários um breve cochilo restaurador como uma pausa. Após vinte minutos de descanso em uma cadeira reclinável, 70,6% dos voluntários acertaram a resposta.
Não há nada de mágico nisso, de acordo com especialistas, que continuam insistindo que dormir não serve apenas para descansar o corpo. Seu cérebro continua a classificar informações, descartando tudo o que considera inútil para manter apenas o essencial e encontrando uma solução que, enquanto acordado, não pode ser claramente definida. Em suma, este teste mostra a importância de um cochilo curto durante o dia para aumentar a produtividade e o desempenho cognitivo.
Referências da notícia
Qu'est-ce que la "sieste Eurêka", dont les bienfaits viennent enfin d'être démontrés ?. 14 de julho, 2025. Ludovic Pauchant e Xavier Allain.
Sieste Eurêka : quand nos questions trouvent réponse en dormant. 18 de julho, 2025.
Qu'est-ce que la "sieste Eurêka" et quels sont ses bienfaits?. 15 de julho, 2025. Lilly San Juan Paoli.