Resina: uma ótima alternativa para substituir o petróleo no mundo

O chamado "ouro líquido" já foi usado até mesmo para impermeabilizar navios no Mar Mediterrâneo. Saiba mais sobre o grande tesouro que existe em florestas e como ele contribuiria para mitigar as mudanças climáticas.

Gota de resina pino
A resina tem sido utilizada por diferentes civilizações há milhares de anos, por isso seria uma excelente alternativa ao óleo derivado do petróleo.

A busca por novas alternativas para amenizar nosso estilo de vida se tornou incansável. Porém, do outro lado do mundo, estão se "revivendo" tradições, que foram passadas de geração em geração, para a existência humana. Nesta ocasião, faremos uma viagem às províncias espanholas de Valladolid, Ávila e Segóvia

"Ouro líquido" na floresta

Existe um destino turístico, entre Sierra de Gredos e Tierra de Pinares, formado por uma exuberante floresta de pinheiros resinosos. Este lugar, com cerca de 400.000 hectares, estende sua beleza até as montanhas. Mas, que o torna tão especial?

Sua resina! Durante milhares de anos, a resina dos pinheiros foi usada por várias civilizações. Por exemplo, ela tem sido utilizada para acender tochas, tratar queimaduras e até mesmo para impermeabilizar os navios no Mar Mediterrâneo. E quando se tornou lucrativo para a Espanha? Entre os séculos 19 e 20. 

A extração desta resina é uma arte. Entre os meses de março e novembro, os produtores da região removem meticulosamente apenas a camada externa da casca do pinheiro. Posteriormente, são feitas incisões diagonais em seu córtex para que a resina apareça.

Em seguida, em um recipiente instalado na árvore, é coletado o "ouro líquido" (nome que os habitantes da região dão à resina). Depois, a seiva é então despejada em recipientes de 200 Kg. Por fim, a resina chega às destilarias de onde se extrai a terebintina. E o resultado deste processo são pedras de cor âmbar muito brilhantes

A alternativa ao petróleo

É sabido que as reservas de petróleo terminarão por volta de 2050. A resina é um elemento biodegradável com o qual o plástico pode ser feito. A boa notícia é que a resina se decompõe mais rapidamente do que o plástico que usamos atualmente. 

A resina também é utilizada na indústria farmacêutica e em aplicações de construção. Na Espanha, cerca de 95% de sua extração ocorre em cidades como Castilla e León. Daí vem a importância de conservar essas florestas ancestrais. 

Se o governo espanhol prestasse mais atenção a essa atividade, os produtores poderiam trabalhar nas montanhas o ano todo. Desta forma, os jovens também poderiam retornar à sua terra natal. Diz-se até que o ecoturismo teria um aumento considerável.

Como consequência dessas novas visões sociais, econômicas e políticas, foi postulado que o Vale de Tiétar (Ávila) seria uma Reserva da Biosfera. Isso significa que ele estaria protegido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). E por que este lugar? O Vale abriga a área abundante em resina. Deve ser uma floresta maravilhosa!