Quando e a que horas ocorrem as maiores turbulências nos aviões?

Nesta época do ano alguns de nós viajaremos de avião, e será bom descobrir como o comportamento de um avião muda em relação às turbulências ao longo do dia, e também ao longo do ano.

Avión
Os aviões sofrem maiores turbulências em certa época do ano.

Voar seria um verdadeiro prazer, se a atmosfera fosse uma camada de gás uniforme e sem variações de temperatura. Porém, não é bem assim. Além disso, o vento e as montanhas contribuem a desestabilizar ainda mais. Sem esquecer o efeito aquecedor que possui o sol, criando correntes de ar ascendentes, nem tampouco as correntes de vento que existem a mais de 10.000 metros de altitude.

O avião nos permitiu encurtar as distâncias entre pontos muito distantes do nosso planeta, viajando pelo ar. Apesar de que o ar é um gás e também é transparente, pode transformar um percurso em um verdadeiro pesadelo.

Tipos de turbulências

Quando o avião voa próximo à superfície, encontra basicamente três tipos de turbulências diferentes entre si. Uma está relacionada com o calor. São denominadas térmicas: o sol esquenta o terreno, e ao mesmo tempo aquece o ar mais próximo a ele, perdendo densidade e criando correntes ascendentes de ar. Quando o avião cruza essa área, a tendência é elevar-se sem aviso. A segunda tem a ver com as montanhas e o vento: são turbulências orográficas. Quando o vento choca contra as montanhas, começam a ondular-se na parte posterior, permitindo o ar ascender e descender em algumas áreas. A terceira, e a poucos metros da pista é a erosão do vento: uma espécie de rajada de vento inesperada que pode frustrar a aterrizagem no seu último momento.

Logo, temos as turbulências que o avião pode encontrar em níveis bastante mais altos. Se ao cruzar-se com uma nuvem, por exemplo, encontrará com um ar com diferente densidade, comparado com o que está fora dele, e os passageiros conseguiram senti-lo em forma de tremor. No interior das nuvens sempre há menor densidade.

Finalmente, estão as turbulências mais temidas, as denominadas turbulências em ar claro. São causadas quando o avião está a nível cruzeiro. Ou seja, a grande altitude. A essas altitudes poderão encontrar de repente com fortes correntes de vento, e sem avisar, o avião começará a tremer e sofrer grandes mudanças de altitude de forma descontrolada.

Em qual época e horário acontecem as piores turbulências?

Voar no inverno é muito mais tranquilo que no verão. Quando faz frio, o ar pesa mais. Ou seja, é mais denso e o avião pode voar com maior facilidade. No entanto, o sol esquenta e não gera correntes ascendentes. Se há ausência de vento, voar é um autêntico prazer. As turbulências são mínimas. As que sofrem sob grande altura, quase sempre são as mesmas durante o ano todo.

O pesadelo chega no verão. O ar é menos denso e os aviões são muito mais pesados. Necessitam mais pista para decolar. Coincidindo com a hora mais quente do dia, entre as 17h e as 19h, é quando são produzidas mais turbulências pelo calor. Além disso, normalmente aparecem os cumulonimbus pela tarde, as clássicas nuvens de tempestade, que sempre devem ser evitadas.

Assim que, se podemos decidir qual a hora do dia que desejamos voar para evitar as turbulências, no inverno haverá pouca diferença entre uma hora ou outra. No verão, ao contrário, é melhor voar de manhã cedo. Enquanto comecem a subir as temperaturas, as turbulências aumentam.

Não há porque se preocupar

A estrutura de um avião está totalmente preparada para sofrer qualquer tipo de turbulência. Apesar disso, os pilotos sabem e treinam mil vezes para saber o que fazer em cada caso. Todo ano, há 30 milhões de vôos no mundo inteiro. Alguns deles sofrerão turbulências. E poucas, muito poucas, serão suficientemente graves para provocar feridos.

Por outro lado, os aviões pequenos, ao ser mais ligeiros sempre sentem mais as turbulências. Acontece o mesmo com os barcos. No entanto, um avião grande permitirá que os passageiros sintam menos os tremores.