Pesquisadores descobrem uma trilha de pegadas humanas antiga e única no norte da África

No noroeste de Marrocos, foram encontradas 85 pegadas humanas fossilizadas que datam de 90.000 anos, as quais são as mais antigas e mais bem preservadas registradas no norte da África.

Pegadas humanas fossilizadas na costa de Larache
Uma equipe de investigadores descobriu e documentou um total de 85 pegadas fósseis deixadas por cinco primeiros humanos na costa de Larache, no noroeste de Marrocos. Crédito: Sedrati, M. et al., 2024.

Conforme detalhado na revista Scientific Reports, os cientistas descobriram um trecho de antigas pegadas humanas incrustadas na areia de uma praia (na costa de Larache) no noroeste de Marrocos, que remonta a 90.000 anos.A trilha de 85 pegadas humanas antigas é considerada única, especialmente por sua localidade. Embora saibamos de outras descobertas de pegadas antigas, como a descoberta de Happisburgh, essas em Marrocos são as mais antigas e mais bem preservadas registradas no norte da África.

Outras descobertas de pegadas

Outras descobertas de pegadas notáveis da nossa espécie (Homo sapiens) incluem as do Parque Nacional White Sands, no Novo México, e as de Langebaan, na África do Sul. A localização anterior forneceu evidências de que os humanos chegaram à América do Norte aproximadamente 10.000 anos antes do que se pensava, com pegadas que datam entre 23.000 e 20.000 anos. Essas pegadas foram descobertas em 2020 e datadas a partir de sementes encontradas no local e confirmadas por meio de análise de pólen (também conhecida como palinologia), técnica utilizada para determinar a idade de depósitos e sedimentos em locais de escavação.

As pegadas humanas em Langebaan foram encontradas e datadas em 1995, revelando uma idade de 117 mil anos. Métodos de datação paleomagnética e por carbono 14 foram usados para determinar a idade das pegadas. A datação por radiocarbono envolve a medição do carbono-14 em materiais fósseis, enquanto a datação paleomagnética se baseia na medição da posição dos minerais magnéticos nas rochas.

Determinar a data e a idade individual

O autor principal do estudo e professor associado de dinâmica costeira e geomorfologia da Universidade do Sul da Bretanha (UBS), Mouncef Sedrati, disse ao Live Science: “Ficamos surpresos ao encontrar a primeira pegada. No início, não estávamos convencidos de que fosse uma pegada, mas depois encontramos mais pegadas".

Os pesquisadores mediram a profundidade e o comprimento das pegadas para ter uma ideia de pressão e peso (massa) que pudesse ser usada em análises para deduzir a idade aproximada de cada indivíduo. A equipe acredita que pelo menos cinco pessoas (entre adultos, adolescentes e crianças) foram responsáveis pelas 85 pegadas na estrada.

Os pesquisadores usaram datação por luminescência opticamente estimulada (LOE), que determina quando minerais específicos – próximos ou sobre um artefato – foram expostos pela última vez ao calor ou à luz solar. Ao analisar a idade dos grãos microscópicos de quartzo que constituem grande parte da areia da costa de Larache, os cientistas estimaram que o grupo humano caminhou pela praia há cerca de 90 mil anos. Isso ocorreu durante o Pleistoceno Superior, também conhecido como a última era glacial, que terminou há cerca de 11.700 anos, segundo o estudo.

As condições certas para a conservação

Parece que as características da praia, incluindo a presença de sedimentos argilosos na barra de areia e o rápido movimento das marés na área, foram fundamentais para a boa preservação dos fósseis.

A presença de sedimentos argilosos na areia da praia contribuiu para bons níveis de conservação fóssil.

Apesar das descobertas, os investigadores ainda não sabem ao certo o que levou esse grupo de pessoas à praia, e mais análises adicionais são necessárias. Mas, como observou a equipe de pesquisa, o tempo é crítico porque a degradação contínua da plataforma costeira rochosa pode eventualmente fazer com que tanto a plataforma como as pegadas desapareçam.

Sedrati, M. et al. A Late Pleistocene hominin footprint site on the North African coast of Morocco. Scientific Reports, v. 14, n. 1962, 2024.