Paradoxo de Fermi: por que ainda não encontramos vida extraterrestre?

Mesmo que tivéssemos uma tecnologia para viajar a velocidades incríveis através do espaço, o Paradoxo de Fermi explica porque nunca encontraríamos vida extraterrestre inteligente. Saiba mais aqui!

Paradoxo de Fermi; vida extraterrestre
Porque será que ainda não encontramos vida extraterrestre? A teoria elaborada pelo astrofísico italiano Enrico Fermi no século XX, o Paradoxo de Fermi, tenta responder esta questão.

O Universo observado mede, pelo menos, 90.000.000.000.000.000 anos-luz. Em todo este espaço disponível, os cientistas não encontraram provas conclusivas que indicassem a existência de vida extraterrestre. Entre as condições climáticas insustentáveis em outros planetas e a nossa tecnologia limitada, estas barreiras nos levaram a acreditar que estamos sozinhos no mundo.

No entanto, no século XX, o astrofísico italiano Enrico Fermi apresentou uma teoria que explica porque é praticamente impossível a existência de formas de vida inteligentes em outros planetas. Com esta questão em mente, ele desenvolveu o Paradoxo de Fermi, que explica o que aconteceria se houvesse vida inteligente em outros planetas - e, em caso afirmativo, porque é que nunca tivemos contato com ela.

Um espaço amplo, vazio e sem vida

A NASA tem registos de triliões de planetas - literalmente - que têm as condições necessárias para abrigar a vida tal como a conhecemos. Para Philipp Dettmer, da Universidade de Ciências Aplicadas de Munique, a explicação mais simples é que a nossa capacidade observacional e a tecnologia que temos são verdadeiramente pequenas para explorar todo o Universo:

youtube video id=sNhhvQGsMEc

Uma vez que o cosmos está em constante expansão, tudo o que está além do nosso alcance permanecerá assim por toda a eternidade. O Paradoxo de Fermi explica que, mesmo que tivéssemos naves espaciais muito rápidas e com longo alcance, demoraríamos milhões de anos para chegar a estes lugares civilizados fora da Terra.

Olhando de outro ponto de vista, literalmente ninguém viveria para contar a história. Além disso, nesse intervalo de tempo, as missões tripuladas muito provavelmente passariam séculos sem encontrar nada fora da Terra, porque há regiões no espaço que simplesmente nunca abrigarão vida - ou pelo menos, não como a conhecemos. No máximo, haveria a possibilidade de desenvolvimento de microrganismos - como já vimos acontecer em Marte - mas não de seres inteligentes.

O que aconteceria se houvesse outras civilizações inteligentes?

Há cerca de 13 bilhões de anos, nasceu a Via Láctea. Nessa época, a Terra nem era adequada para a formação e sustentação de vida como a conhecemos hoje, uma vez que as condições eram caóticas, inconstantes e explosivas. Porém, alguns milhões de anos mais tarde a situação galáctica acalmou.

Nesse espaço de tempo, seria justo pensar que algum tipo de civilização inteligente se desenvolvesse, além da nossa. De acordo com o Paradoxo de Fermi, haveria três categorias diferentes:

  • Primeiro tipo: capacidade de formar energia a partir dos recursos naturais disponíveis em seu planeta.
  • Segundo tipo: toda a energia viria da sua estrela central.
  • Terceiro tipo: uma civilização que controla toda a sua galáxia, bem como todos os tipos de energia disponíveis na mesma.

De acordo com Fermi, o terceiro tipo seria comparável ao que pensamos como Deus, ou um ser supremo. Seguindo esta lógica, poderíamos supor que outras civilizações tenham conseguido colonizar as suas próprias galáxias. Sendo este o caso, o astrofísico se perguntou: onde estão, então, todos os alienígenas? Abaixo estão algumas das suas conclusões.

Filtros biológicos e cósmicos, segundo o Paradoxo de Fermi

Primeiro, Enrico Fermi levantou a possibilidade de, a nível cósmico, existirem barreiras biológicas que a nossa espécie - e as formas de vida presentes na Terra - conseguiram ultrapassar através da evolução. Em outros planetas, contudo, não existem provas de que o mesmo caminho tenha sido seguido. Muito pelo contrário, na verdade.

Sendo o Universo bastante hostil à vida tal como a conhecemos na Terra, foi o que levou o astrofísico italiano Enrico Fermi a considerar que talvez sejamos uma das primeiras – se não a única – civilizações inteligentes vivas.

Marte é um bom exemplo. Sabemos que, em certo momento, um desastre ecológico mudou completamente a constituição atmosférica do planeta. Isto destruiu qualquer possibilidade de abrigar vida atualmente, e no lugar disso criou um lugar deserto e inóspito. Além disso, não tem nenhuma barreira natural contra a radiação do Universo. O único planeta no Sistema Solar que tem é a nossa Terra: é para isso que serve o campo magnético terrestre.

Embora tenhamos completado com êxito missões espaciais a outros planetas, a ciência ainda não conseguiu decifrar como começa a vida. O que é certo é que se trata de um processo muito mais complicado do que parece. Além disso, o universo é bastante hostil à vida tal como a conhecemos aqui na Terra. Isto levou o astrofísico italiano a pensar que talvez sejamos uma das primeiras - se não a única - civilizações inteligentes vivas.