Os produtos orgânicos são realmente mais saudáveis ​​do que os outros?

Os produtos orgânicos tornaram-se muito acessíveis nos últimos vinte anos. Mas será que eles realmente são melhores para a saúde do que outros produtos 'comuns'?

legumes, vegetais
Produtos orgânicos: mais saudáveis, porém mais caros.

Produtos sazonais. Consumir produtos locais e escolher alimentos orgânicos certificados e não processados significa optar por uma alimentação mais saudável. Idealmente, todos gostaríamos de poder escolher esses tipos de produtos, mas, na realidade, nem sempre é tão simples.

Em média, os produtos orgânicos são 20% mais caros. Resumindo, consumir este tipo de produto não é algo necessariamente acessível a todos.

Há uma diferença significativa entre produtos orgânicos e convencionais?

Essa questão gera debates na comunidade científica. David Montgomery, cientista do solo da Universidade de Washington (Estados Unidos), afirma que tudo depende dos solos utilizados para a produção de alimentos, mas também da própria definição de "nutrição", que pode variar. "Há diferenças no que realmente medimos e comparamos", diz.

O cientista realizou uma análise e seus resultados mostram que solos saudáveis têm menos pesticidas e mais fitoquímicos.

Os fitoquímicos reduzem a inflamação e são excelentes para a saúde

Julia Baudry, do Instituto Nacional Francês de Pesquisa Agronômica, Alimentar e Ambiental (INRAE), conduziu um estudo sobre o tema. Seus resultados mostram que pessoas que consomem regularmente produtos orgânicos reduzem o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e câncer. O motivo: os produtos orgânicos geralmente não contêm fertilizantes ou pesticidas sintéticos.

No entanto, os pesquisadores acreditam que esse tema precisa de mais estudos para confirmar se uma dieta orgânica realmente reduz o risco de desenvolver doenças.

Mas, para consumir alimentos orgânicos, não basta apenas olhar o selo de certificação. Também é necessário prestar atenção em como esses produtos são cultivados, afirma Tim LaSalle, da Universidade Estadual da Califórnia, em Chico.

Um solo saudável é essencial. Dave Chapman, codiretor do Projeto Real Organic, explica que "Se nosso microbioma não estiver saudável, nós também não estaremos. [...] O mesmo vale para o solo".

Pesticidas: 'inimigos' da agricultura orgânica.

Para o pesquisador, rotular a hidroponia como orgânica é um absurdo. Trata-se de cultivo sem solo. "As plantas ficam suspensas e são basicamente alimentadas por um tubo. Essa não é a ideia de um jardim", lamenta.

Para David Montgomery, não há dúvidas: "Se quisermos nos alimentar da forma mais saudável possível, devemos priorizar uma dieta rica em alimentos frescos cultivados em solo fértil e saudável. É 'uma faca de dois gumes', como diz Britt Burton-Freeman, do Instituto de Tecnologia de Illinois.

O cientista está preocupado com o fato de que pessoas de baixa renda podem optar por não consumir frutas e verduras em vez de comprar produtos carregados de pesticidas. "Os profissionais de marketing de alimentos precisam entender melhor como suas mensagens podem influenciar o consumo de frutas e verduras", diz ele. De fato, não consumir esses alimentos de forma alguma também é prejudicial à saúde.

Referência da notícia

Les aliments bio sont-ils réellement meilleurs pour notre santé? 26 de dezembro, 2025. Meryl Davids Landau.