Onda de calor: como as altas temperaturas afetam o cérebro e os celulares?

A maior parte da Argentina permanece em alerta para uma onda de calor intensa e persistente. Contamos como as altas temperaturas afetam o cérebro humano e também o seu telefone celular.

onda de calor temperaturas extremas
Altas temperaturas têm efeitos negativos no cérebro e no celular. Créditos: Luis De Luca.

Tanto o verão quanto o inverno nos trazem grandes benefícios, mas também devemos estar atentos aos vários perigos que essas duas estações extremas nos trazem. Neste artigo falaremos particularmente sobre como o calor intenso no verão afeta a saúde do nosso cérebro, e também falaremos sobre o efeito em tecnologias como os telefones celulares.

É assim que o calor intenso afeta seu cérebro

Os seres humanos (até certo ponto) são capazes de regular a temperatura corporal a 37°C, independentemente da temperatura ambiente que nos rodeia, esta qualidade é típica dos animais homeotérmicos. Para regular a temperatura corporal, o hipotálamo, o sistema respiratório e a pele trabalham juntos para atingir o objetivo.

O hipotálamo é uma área do cérebro que controla a temperatura corporal, o apetite, a sede, os batimentos cardíacos, etc. Está localizado no encéfalo, a área central na base do cérebro que controla o funcionamento do sistema nervoso e a atividade da glândula pituitária.

onda de calor temperaturas extremas
Se a temperatura do nosso corpo for superior a 40°C, o hipotálamo deixa de desempenhar suas funções normalmente.

De acordo com pesquisadores em neurobiologia, como o Dr. José Ángel Morales do Departamento de Biologia Celular da Universidade Complutense de Madrid, existe um limite a partir do qual o nosso cérebro deixa de funcionar corretamente, quando a temperatura do nosso corpo ultrapassa os 40°C o hipotálamo deixa de desenvolver as suas funções normalmente.

Se, devido ao calor excessivo do ambiente, a temperatura do corpo subir acima de 40°C, o sistema de resfriamento natural for alterado e não conseguir ativar o processo de liberação de calor por meio do suor, nesse momento é possível sofrer o temido golpe de calor, que pode até causar a morte.

onda de calor temperaturas extremas
Os efeitos negativos da onda de calor em grande parte da Argentina

Como dissemos, o hipotálamo é quem ajuda a manter o equilíbrio nas diferentes funções internas do organismo, portanto, quando o cérebro é afetado por uma onda de calor e tem que trabalhar excessivamente para manter a temperatura corporal adequada, ele para no antecedentes a outras funções como: equilíbrio, atenção, sono, etc.

Se essas funções forem retardadas, ficamos mais vulneráveis e a situação pode se tornar perigosa. Como os impulsos nervosos se propagam mais lentamente, nossa capacidade de resposta também é muito mais lenta, afetando assim nosso humor, nos sentimos mais apáticos, cansados, irritados e até confusos, esses são alguns dos sintomas típicos de insolação.

Lembremos que, enquanto dormimos, nosso corpo realiza uma série de funções muito importantes de "regulação e manutenção", necessárias para o corpo. Infelizmente, durante uma onda de calor, o descanso adequado pode se tornar uma odisseia. Outra função do hipotálamo é regular o sono e vigília, altas temperaturas desorientam o hipotálamo e ocorre hiperexcitação do cérebro, por isso é difícil para nós ter um descanso reparador, o que é de vital importância.

Além disso, "com o aumento da temperatura corporal, as proteínas perdem sua estrutura e ficam 'desnaturadas", afirma Morales. Esse processo leva a uma resposta inflamatória no sistema nervoso, que altera o estado de equilíbrio entre todos os sistemas do corpo necessários para sobreviver e funcionar adequadamente (conhecido como homeostase).

onda de calor temperaturas extremas
Se a temperatura do corpo subir acima de 40°C, o sistema de resfriamento natural é perturbado.

Quando está muito calor e não nos hidratamos bem (com água e com mais frequência), surge a desidratação. Profissionais de saúde explicam que quando a perda de água ultrapassa 2% do peso corporal, pode causar alterações no cérebro, como perda de memória de curto prazo, fadiga muscular e sonolência. Por outro lado, a desidratação leva a um acúmulo de toxinas no organismo, pois não puderam ser eliminadas corretamente.

Outro sintoma típico de insolação é a fraqueza motora, falta de equilíbrio e coordenação nos movimentos. Isso porque o excesso de calor afeta a barreira hematoencefálica que protege nosso sistema nervoso central, desbalanceando esse equilíbrio e enfraquecendo muito nossos neurônios (principalmente as chamadas células de Purkinje), localizadas no cerebelo responsável pela função motora, explica o Dr. Morales.

Seu celular também sofre com altas temperaturas

Aparelhos eletrônicos não funcionam da mesma forma quando expostos a temperaturas extremas por muito tempo. Nos celulares, o componente básico mais sensível à insolação e às altas temperaturas é a bateria.

Altas temperaturas para: os eletrodos (causando sua degradação e perda de capacidade devido ao aumento da resistência), sua camada protetora e o eletrólito (porque o sal de lítio que transporta íons de um eletrodo para outro se decompõe com altas temperaturas e, consequentemente, deixa de transportá-los).

onda de calor temperaturas extremas
Quando ultrapassa os 50°C, as baterias podem inchar, estourar a tela, quebrar a placa e, no caso mais extremo, pegar fogo.

O calor extremo e persistente também afeta a cola que mantém unidas as partículas de material ativo, ela se desprende fazendo com que se perca o contato elétrico necessário para as reações eletroquímicas.

Celulares com sistemas operacionais iOS e Android emitem um sinal de alerta quando o aparelho sofre temperaturas extremas.

As baterias são feitas de íons de lítio com diferentes características e produtos químicos, podem funcionar de maneira ideal entre 15 e 35°C. Alguns aparelhos não permitem o carregamento quando estão fora da faixa de 0 a 45°C e sua vida útil é reduzida, enquanto que quando ultrapassa os 50°C as baterias podem inchar, estourar a tela, quebrar a placa e em casos mais extremos pegar fogo.

Como proteger o celular do calor

Segundo especialistas, para proteger nosso celular de altas temperaturas caso já tenha esquentado demais, você deve: desligar, retirar o carregador e deixar esfriar em local escuro e fresco, não guardar na geladeira para acelerar o processo de resfriamento, porque as mudanças bruscas de temperatura também afetam as baterias.

Para evitar que seu celular reduza sua vida útil em um dia de calor extremo, recomenda-se: não rodar aplicativos pesados simultaneamente, e não expô-lo ao sol, um erro muito comum é deixá-lo dentro do carro exposto a radiação, ou ao ar livre quando estiver na praia ou piscina.