Objetos produzidos pelo homem podem superar a biomassa da Terra

Um novo estudo realizou uma comparação entre a biomassa do planeta e a massa antropogênica e trouxe à tona resultados alarmantes: a partir desse ano a massa total de objetos produzidos poderá ultrapassar a massa de todos os seres vivos da Terra!

Alterações meio ambiente
A partir desse ano a massa total de objetos produzidos pelo homem poderá superar o peso de todas as coisas vivas da Terra.

Nosso planeta tem sido modificado de maneira sem precedentes pelas atividades humanas. Cada ano vemos um aumento da produção em massa, aumento do consumo da população mundial e um aumento de áreas naturais destruídas ou modificadas, o que coloca em questão: O quanto já produzimos? O quanto já consumimos? Será que o total de materiais fabricados já superou a biomassa total do planeta?

Um grupo de pesquisadores do Instituto Weizmann de Ciência, de Israel, se dedicou a responder essa pergunta e teve seu trabalho publicado na revista Nature nesse mês. Apesar da massa humana (peso de todos os seres humanos da Terra) representar apenas 0,01% da biomassa global, nossa civilização está causando impactos gigantescos no planeta a milhares de anos. Por isso, os autores desse estudo viram a necessidade de fornecer uma medida objetiva do equilíbrio geral entre os seres vivos e os materiais produzidos pelo homem.

Atualmente, nos atuais níveis de consumo e produção, a massa antropogênica que é produzida para cada pessoa do planeta é igual ou maior que seu próprio peso corporal!

O total de biomassa do planeta atualmente é igual a 1,1 teratonelada (1 teratonelada é equivalente a 1018 gramas), aproximadamente, sendo que as plantas constituem grande parte dessa massa total (90%), seguidas por bactérias, fungos, arquéias, protistas, animais e, em menor porcentagem, humanos. Desde a primeira revolução agrícola a 12 mil anos atrás, os humanos reduziram a biomassa global quase pela metade (de 2 teratoneladas para 1,1 teratonelada).

Estimativas da biomassa e massa antropogênica, com base na massa seca, desde o início do século 20 até o presente. Adaptado de Elhacham et al., 2020.

Já a massa produzida pelo homem, chamada de “massa antropogênica”, é definida como a massa embutida em objetos sólidos e inanimados feitos pelos humanos, que não foram demolidos ou retirados de serviço, como, por exemplo, edifícios, estradas, pontes, máquinas, entre outros.

Os autores dividiram os objetos de fabricação humana em seis categorias principais: concreto, agregados (incluindo materiais como cascalho), tijolos, asfalto, metais e outros materiais, incluindo plástico, madeira de construção, papel e vidro. Atualmente a massa antropogênica do planeta é dominada principalmente pelo concreto, agregados, tijolos e asfalto, que são a base das construções.

Eles compararam a evolução da biomassa global e a massa antropogênica desde 1900 e verificaram que no início do século 20 a massa antropogênica equivalia a apenas 3% da biomassa total do planeta. Após a Segunda Guerra Mundial, a produção de materiais cresceu drasticamente (dobrando a cada 20 anos) e, atualmente, está sendo produzida a uma taxa de 30 milhões de toneladas por ano. Isso significa que, em média, para cada pessoa do planeta, a massa antropogênica produzida a cada semana é igual ou maior que seu peso corporal.

De acordo com o estudo, a massa global de plástico produzido (8 gigatoneladas) é maior que a massa total de todos os animais terrestres e marinhos somados (4 gigatoneladas).

Com a massa antropogênica crescendo numa taxa tão acelerada enquanto a biomassa total se manteve praticamente constante, a lacuna entre elas diminuiu rapidamente, até que em 2020 chegamos ao ponto onde as duas curvas se cruzam, ou seja, a partir desse ano a massa antropogênica poderá ultrapassar o peso total da biomassa!

Se as tendências atuais de consumo e produção continuarem, a massa antropogênica, incluindo seus resíduos, deverá exceder 3 teratoneladas até 2040, quase o triplo da biomassa da Terra!

Claro que as estimativas desse estudo possuem incertezas, mas elas evidenciam de forma muito objetiva o que já sabíamos: a evolução da humanidade tem impactado drasticamente o nosso planeta! Esses impactos foram tão abruptos que cientistas propõe que a atual era geológica seja renomeada de Antropoceno, a ‘era da humanidade’.