Objetos misteriosos encontrados no espaço, o que são realmente?

Ver é crer ou crer para ver? Uma revisão dos objetos “encontrados” pelo olho humano em Marte, Mercúrio e na Lua desde o início da exploração espacial. Analisamos suas formas, o debate sobre teorias e o que os cientistas dizem sobre esses 7 elementos.

marte árvores HiRISE mars nasa
Foto tirada pela HiRISE em Marte, o que parecem ser fileiras de árvores são, na verdade, faixas criadas durante os meses de verão, quando o gelo de dióxido de carbono começa a recuar. Crédito: NASA/JPL/MRO.

Muito recentemente, a já famosa "Porta de Marte" se tornou viral e os cientistas foram rápidos em explicar o que realmente vimos em solo marciano. Isso nos motivou a rever sete formas "suspeitas" que o olho humano pensava ter descoberto através de fotografias tiradas em diferentes pontos do espaço.

1. A porta de Marte

Este debate é o mais recente, durante a primeira semana de maio a NASA publicou na internet uma das muitas fotografias do terreno de Marte (dentro da série 'Sol 3466'), tiradas pela Mastcam do rover Curiosity em pleno trabalho de exploração. Os comentários não demoraram a chegar, várias pessoas concordaram que haviam detectado uma "porta" marciana ou "entrada para um túnel" na foto!

porta em marte
Foto tirada pela Mastcam do rover Curiosity na superfície de Marte. Crédito: NASA/JPL

Para todos os amantes de ficção científica e antes que se empolguem erradamente, devemos dizer que os cientistas já falaram e justificaram o que estavam realmente "vendo".

Como dissemos, essa foto viral é apenas parte da série, olhar para toda a composição muda completamente seu tamanho e forma. É apenas uma questão de perspectiva que engana os olhos, explicaram do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL), o que as pessoas discutiram como a possibilidade de uma porta entre as rochas, é na verdade uma pequena fissura em uma rocha com cerca de 45 cm de comprimento por 30 cm de largura, na cratera de Jezero.

porta de marte
O que parecia ser o "portal para Marte" é na verdade uma pequena rachadura em uma rocha, como pode ser visto na composição completa da série Sol 3466. Créditos: NASA/JPL

Essas rachaduras ou fraturas lineares que geralmente se cruzam são muito comuns no terreno marciano erodido, explicam os especialistas. As camadas rochosas (estratos) são vistas como leitos de lodo e areia que foram depositados há cerca de 4 milhões de anos em condições sedimentares, possivelmente em um rio ou em uma duna levada pelo vento.

2. A Cabana na Lua

Nesse caso, a foto foi tirada em dezembro de 2021 e publicada pela Administração Nacional do Espaço da China.(CNSA), enquanto explorava a Cratera Von Karman no "lado oculto da Lua".

misteriosa cabana na lua lado oculto china
Foto tirada pela Administração Espacial Nacional da China, enquanto explorava a cratera Von Karman no "lado oculto da Lua". Créditos: CNSA.

Muitos afirmaram identificar a figura de uma “cabana misteriosa” em nosso satélite natural no horizonte da foto, que parecia não ter explicação. É claro que as histórias complexas criadas em torno disso começaram a surgir, a partir de uma usina alienígena, uma cratera gerada pela queda de uma nave, um monólito ou até mesmo a cabine de habitantes lunares.

misteriosa cabana na lua lado oculto china
O que parecia ser uma "cabine na lua", na verdade é uma formação rochosa, que ao ser abordada devido à sua aparência foi batizada de "coelho de jade". Créditos: CNSA

A resposta não demorou a vir dos cientistas, que desviaram o rover Yutu 2 de sua rota de exploração original para ver do que se tratava. Os especialistas se aproximaram da formação e descobriram, para decepção de muitos, que se tratava apenas de uma rocha lunar, uma rocha que por sua aparência passou a ser batizada de "coelho de jade".

3. A face de Marte

Voltamos ao ano de 1976, quando a sonda espacial Viking 1 (uma das duas sondas espaciais de exploração de Marte pertencentes ao programa Viking da NASA), tirou a foto do que parecia ser um rosto humano na região de Cydonia.

cara de marte marte viking
Imagem tirada em 1976 pela sonda Viking 1, a "face de Marte" é na verdade uma série de planaltos naturais no terreno marciano de Cydonia. Créditos: NASA

Depois que a NASA divulgou a imagem, todos os tipos de teorias surgiram classicamente sobre o que era "a face de Marte", de monumentos em homenagem a viajantes do passado a pirâmides misteriosas. Poucos dias após o início do burburinho sobre a foto, os cientistas anunciaram que não era mais uma série de platôs naturais no terreno de Cydonia.

4. Mickey Mouse, Disney em Mercúrio?

A sonda Messenger A NASA estava sobrevoando o nordeste da cratera Magritte, na região sul do planeta Mercúrio. Uma das imagens que ela enviou de volta à Terra em 2012 era de um enorme desenho de "Mickey Mouse" na superfície de Mercúrio.

mickey mouse disney mercurio nasa
Imagem tirada pela sonda Messenger ao sobrevoar o nordeste da cratera Magritte, na região sul de Mercúrio, que lembra o Mickey Mouse. Créditos: NASA.

A formação mostrava um enorme círculo de aproximadamente 105 km de diâmetro, com dois círculos menores em cima. Seriam orelhas de Mickey? E a resposta infelizmente é que não, parece que Wall Disney não estava de viagem para lá.

Graças à sua proximidade com a cavidade, a NASA conseguiu explicar que o "Mickey Mouse de Mercúrio" era apenas um acúmulo de crateras, algo muito comum de se ver na longa história geológica do primeiro planeta do Sistema Solar.

5. O humanóide de Mercúrio

A mesma sonda NASA Messenger, que foi a primeira a orbitar Mercúrio, tirou a foto do que parece ser um humanóide deitado na superfície daquele planeta, perto da cratera Caloris.

mercúrio humanóide photo
Foto tirada pela sonda Messenger sobrevoando o planeta Mercúrio, o relevo parece ter um humanóide deitado perto da cratera Caloris. Créditos: NASA.

Esse estranho personagem que abriu muitos debates e teorias, nada mais é do que a forma de um antigo bloco envolto em carbonita, formado a partir do material expelido durante a formação da cratera há 3,9 bilhões de anos, explicaram os cientistas.

6. Gorila de Marte

A imagem foi tirada pelo rover Opportunity em 2004, e publicado pelo JPL da NASA. A figura mostra um gorila aparente andando na superfície marciana.

gorila mars chance jpl nasa rover
Foto tirada pelo rover Opportunity em 2004, na qual uma formação rochosa parece ser um gorila andando em solo marciano. Crédito: NASA/JPL.

Mas mais uma vez os especialistas já sabem o que realmente é, é uma simples pedra do monte.

7. A flores em Marte

O rover Curiosity da NASA, "encontraram" o que parecia ser uma "flor de cristal" emergindo do solo de Marte no início de 2022. Acabou sendo outra "falsa" de nossos olhos.

marte nasa jpl cristais flower rover curiosidade
Foto tirada pelo rover Curiosity, centrada no que parecia ser uma "flor de cristal". Créditos: NASA.

Após a análise, os cientistas conseguiram garantir que era simplesmente o produto do rearranjo de elementos minerais em rochas erodidas do solo marciano, outra decepção!

Pareidolia: nem tudo é o que parece

A pareidolia é um sentimento que todos nós já experimentamos em algum momento. Ocorre quando nosso cérebro não pode deixar de conferir uma identidade reconhecível a qualquer forma da natureza. É um fenômeno psicológico onde um estímulo vago e aleatório é erroneamente percebido como uma forma reconhecível, devido a um viés perceptivo.

As pareidolias mais fantásticas ocorrem no espaço, como vimos, todas elas têm uma explicação muito diferente do que nossa imaginação construiu. Com as nuvens todos também tivemos pareidolias, vimos rostos, animais e objetos no céu. Essas percepções delirantes ocorrem mesmo com a geleia na sua torrada. Nosso cérebro é incrível.