O que são os Eventos Luminosos Transientes?

As grandes tempestades, quando bem intensas, não só apresentam uma grande atividade elétrica entre a nuvem e a superfície, mas também entre o topo da nuvem e a alta atmosfera! Esses raios exóticos na alta atmosfera são chamados Eventos Luminosos Transientes!

Eventos luminosos, atmosfera
Foto de um Jato Gigante, um Evento Luminoso Transiente, tirada por um passageiro de avião em setembro de 2019. Fonte: NASA.

Você já viu um raio vermelho exótico no céu noturno? Ou um raio azul que parte do topo da nuvem de tempestade em direção ao espaço? Ou quem sabe um grande anel de luz vermelha na alta atmosfera? Caso você tenha visto um desses fenômenos, saiba que você testemunhou a ocorrência de um Evento Luminoso Transiente!

Os Eventos Luminosos Transientes são manifestações elétricas luminosas de curta duração que ocorrem nos altos níveis da atmosfera (entre a estratosfera e a termosfera), geralmente acima de grandes tempestades eletricamente ativas. Eles ocorrem num picar de olhos e são manifestações extremamente raras do eletromagnetismo da atmosfera superior, por isso são considerados “duendes meteorológicos”, você deve ter muita sorte para avistá-los!

A primeira evidência visual documentada foi feita em 1989, desde então vários registros feitos revelaram a existência de diversos tipos diferentes de Eventos Luminosos Transientes, dentre os quais se destacam os Sprites, os Jatos Azuis e os Elves.

Sprites

Os Sprites ou Red Sprites são flashes vermelhos de curta duração que ocorrem bem acima das nuvens de tempestade, atingindo cerca de 50 a 90 km em altitude. Além de possuírem grande extensão vertical, as Sprites também podem atingir uma largura de 50 km e se parecem com grandes águas vivas vermelhas com diversos tentáculos.

Ainda não se sabe ao certo o que causa a ocorrência dos Sprites, mas o que se sabe é que estão associados a relâmpagos nuvem-solo positivos, relâmpagos que partem da nuvem em direção ao solo transportando carga positiva. Acredita-se também que sua coloração vermelha seja resultado da interação com o nitrogênio na atmosfera.

Os Sprites são difíceis de serem observados da superfície já que eles duram somente alguns milissegundos e ocorrem bem acima das nuvens de tempestade, que acabam bloqueando a visão. Dessa forma eles são mais observados por aviões e pela estação espacial.

Jatos Azuis e Jatos Gigantes

Os Jatos Azuis (Blues Jets) são estreitos feixes cônicos de luz azul expelidos do topo da nuvem de tempestade em direção aos altos níveis da atmosfera. Diferente dos Sprites, os jatos não estão necessariamente associados aos relâmpagos nuvem-solo.

Pouca coisa se sabe a respeito desses jatos devido à dificuldade de observá-los. O primeiro problema é que se trata de uma emissão de luz azul e os fenômenos atmosféricos azuis são difíceis de serem observados, pois a atmosfera tem uma grande capacidade de dissipar essa cor. Além disso, eles são bem raros e duram apenas um décimo de segundo.

Geralmente esses jatos não ultrapassam os 40 km de altitude, porém já foram observados jatos que alcançaram 70 km. Esses grandes jatos são denominados Jatos Gigantes (Gigantic Jet), um fenômeno que parece uma combinação de Jato Azul com um Sprite. Eles são mais fáceis de serem observados já que são jatos de luz maiores e podem durar de 10 a 100 milésimos de segundo.

Elves

O termo Elve vem da sigla em inglês para "Emissões de luz e perturbações de baixíssima frequência causadas por fontes de pulso eletromagnético" e é usado para nomear os fenômenos que se parecem com anéis luminosos em expansão no céu.

Eles surgem normalmente numa faixa de 80 a 100 km acima da superfície e, apesar do parentesco, são visualmente bem diferentes dos Sprites, possuindo um grande desenvolvimento horizontal, atingindo diâmetros de 400 a 600 km. Assim como os Sprites, os Elves também estão associados aos relâmpagos nuvem-solo positivos, porém eles são mais frequentes que os Sprites. Os dois fenômenos raramente ocorrem ao mesmo tempo.