O polo magnético da Terra está se movendo para o oeste: quais são as consequências, devemos nos preocupar?

Os cientistas perceberam que a localização do polo norte magnético da Terra não é fixa e se desloca a uma velocidade de 15 km por ano. E esse movimento tem aumentado nos últimos anos! Saiba aqui o por quê.

polo magnético
O polo magnético da Terra está se deslocando para o oeste, de acordo com os últimos estudos.

Até o início da década de 1990, o Polo Norte magnético era conhecido por estar a aproximadamente 1.600 km ao sul do Norte geográfico, no Canadá. No entanto, os cientistas perceberam que a posição do norte magnético não era fixa e se movia a uma taxa de 15 km por ano. Desde a década de 1990, o deslocamento do polo magnético da Terra tornou-se uma verdadeira corrida.

A deriva do Polo Norte magnético

Sua velocidade atual é de cerca de 50-60 km por ano, e está avançando para a Sibéria a uma velocidade nunca antes vista. E por quê? Cientistas que estudam a deriva do polo norte magnético da Terra, usando dados da missão Swarm da ESA, identificaram uma mudança no padrão de circulação de pontos magnéticos nas profundezas da superfície da Terra.

Eles descobriram que uma mudança no fluxo sob o Canadá fez com que uma área de campo magnético se estendesse na periferia do núcleo da Terra, nas profundezas da Terra. Isso enfraqueceu a placa canadense e fez com que o polo se deslocasse para a Sibéria.

youtube video id=rzFtCp4g4C0

O núcleo externo da Terra : um oceano líquido

Nosso campo magnético existe graças a um oceano de ferro líquido superaquecido que gira e forma o núcleo externo.

Como um condutor giratório em um dínamo de bicicleta, esse ferro em movimento cria correntes elétricas que, por sua vez, geram nosso campo magnético em constante mudança.

O rastreamento de mudanças no campo magnético pode, portanto, dizer aos pesquisadores como o ferro no núcleo está se movendo.

Phil Livermore, da Universidade de Leeds, no Reino Unido, declarou : "Várias teorias foram propostas para explicar esse comportamento, mas, como são baseadas em mudanças de campo magnético de pequena escala, não podem explicar a trajetória recente do polo. Graças aos dados coletados ao longo de vinte anos por satélites, principalmente o trio Swarm da ESA, podemos ver que a posição do polo norte magnético é amplamente determinada por um equilíbrio, ou um braço de ferro,entre dois grandes lóbulos de fluxo magnético negativo na fronteira entre o núcleo e o manto da Terra, abaixo do Canadá e da Sibéria".

polo norte magnético
Posição estimada (1620-1850) e posição medida (quadrados brancos) do Polo Norte Magnético. Fonte: Simon Wakefield/Wikimedia Commons.

A pesquisa mostra que entre 1970 e 1999, mudanças no padrão de fluxo do núcleo alongaram o lóbulo canadense, enfraquecendo significativamente sua assinatura na superfície da Terra, resultando na aceleração do polo em direção à Sibéria.

Modelos simples que levam em consideração esse processo e descrevem futuras mudanças geomagnéticas preveem que, na próxima década, o polo norte magnético continuará sua trajetória atual e se moverá 390 a 660 km em direção à Sibéria.