História desconhecida: quem foi o primeiro astronauta a urinar na Lua?

Embora o tema das necessidades humanas básicas seja por vezes tratado como um tabu, a realidade é que ninguém é capaz de escolher quando e onde quer ir à casa de banho. Não importa se você está na Terra ou na Lua.

astronautas, urina
O que acontece quando um astronauta quer ir ao banheiro?

Xixi e cocô. Duas palavras muito simples que se ensinam às crianças para nos avisar que querem ir à casa de banho. Mas à medida que envelhecem, gritar esses dissílabos começa a ser constrangedor e eles são repetidos cada vez mais baixo ou no ouvido de nossos pais. Essas necessidades básicas são tão desagradáveis para a sociedade que os protagonistas de um filme raramente são mostrados como aliviando-as.

Mas quando a natureza chama, ela chama. E nos voos espaciais eles aprenderam muito rapidamente que deveriam considerar mais as necessidades íntimas. Por fim, os astronautas são tão humanos quanto qualquer outra pessoa na Terra e não tinham o superpoder de “aguentar firme” até voltarem para casa.

O feito molhado que mudaria a história

Alan Shepard se tornou o primeiro americano a ser lançado ao espaço, mas não é só por isso que ele é lembrado. Este astronauta colocou em risco a missão e sua vida fazendo xixi em si mesmo... dentro de seu traje. É que Shepard foi um pioneiro. Sua cápsula, que pouco se parecia com as naves que hoje viajam ao espaço, foi lançada poucos dias depois da viagem de Yuri Gagarin, em 1961, dando início à corrida espacial entre a URSS e os EUA.

Enquanto o russo ficou apenas uma hora e quarenta e oito minutos na cápsula, o americano teve algumas complicações durante o lançamento e passou eternas seis horas dentro do traje e da nave. A certa altura, ele não conseguiu mais conter a vontade de urinar e, após receber permissão do controle da missão, esvaziou a bexiga no traje espacial.

Após este “acidente” as agências espaciais começaram a cogitar a possibilidade de instalar medidas de descarte ou contenção de urina e fezes. Na missão seguinte, o traje espacial teria uma válvula pela qual a urina poderia escapar em vez de se acumular dentro do traje, como no caso de Shepard.

Fazer xixi na lua

Graças à experiência adquirida com o acidente de Shepard, a tripulação da Apollo - a missão que foi ao espaço 8 anos depois - não teve que sofrer uma viagem flutuando em seus fluidos corporais. E felizmente, porque não teria sido muito cômodo conviver com as excreções dos 8 dias que durou a aventura.

banheiro, espaço, apolo
Imagem do saco coletor de urina utilizado nas viagens das missões Apollo.

Para urinar, os astronautas dessa missão, que eram todos homens, usavam em uma das pontas um objeto semelhante a uma camisinha e na outra ponta ligado a um saco por uma pequena mangueira. Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua, mas o primeiro a testar este novo dispositivo na superfície lunar foi Buzz Aldrin, o astronauta que pisou no nosso satélite poucos minutos depois.

Anos depois, o astronauta escreveu em seu livro: "Neil Armstrong foi o primeiro a pisar na Lua, mas eu fui o primeiro a urinar na Lua". Apesar disso, nem tudo saiu como planejado. Aldrin também confessou que ao descer da nave, a mangueira da bolsa se prendeu e saiu do local. Assim, ao urinar no solo lunar, acabou sentindo o líquido quente escorrer pela perna.