De onde vêm as baratas? Estudo de DNA traça onde eles se originaram e como conseguiram conquistar o mundo

A barata alemã é a mais difundida no mundo e os humanos foram os grandes responsáveis pela sua propagação. Mas apesar do nome, os genomas revelaram que a sua origem não estava na Alemanha.

barata, evolução, DNA
A barata alemã é a mais difundida no mundo

Existem cerca de 4.600 espécies de baratas. E é muito provável que aquela que saiu a toda velocidade quando você acendeu a luz da cozinha tenha sido uma barata alemã (Blattella germanica). Esses insetos se espalharam por todas as regiões do mundo – exceto a Antártica – e são os que se sentem mais confortáveis vivendo entre os humanos.

Esses insetos eram desconhecidos na Europa até que o biólogo sueco Carl Linnaeus os descreveu pela primeira vez em 1767. Ele chamou o inseto de “barata alemã”, porque a Alemanha foi o local onde ele coletou os espécimes.

Até recentemente, a verdadeira origem da barata alemã não era clara, mas era quase certo que não vinha da Europa. Agora, uma equipe liderada por Qian Tang, da Universidade Nacional de Singapura, reconstruiu a linhagem da barata para estabelecer de onde veio e como se espalhou pelo mundo. Tang e sua equipe de pesquisadores estudaram e compararam as sequências de DNA de 281 baratas de 17 países nos cinco continentes.

Ao comparar genes mitocondriais, eles descobriram que a barata alemã está mais intimamente relacionada com a barata asiática (Blattella asahinai), que foi originalmente descrita no Japão. Acredita-se que o alemão tenha evoluído do asiático há cerca de 2.100 anos, em assentamentos em Mianmar e na Índia.

A partir daí, a espécie espalhou-se para oeste durante séculos ao longo de duas rotas que os cientistas conseguiram identificar. O padrão de parentesco indicou que as baratas alcançaram o domínio global em duas ondas, ambas provavelmente com a ajuda dos humanos.

Rastreando baratas

Para os pesquisadores, até a primeira metade do século XVIII, a barata alemã ainda estava em grande parte contida na Ásia. Mas isso mudou na segunda metade do século.

A barata alemã se espalhou pelo resto do mundo entre o final do século 19 e o início do século 20, segundo o estudo.

Há cerca de 1.200 anos, a barata apareceu no Médio Oriente, datas que coincidem com a expansão do comércio e da guerra por parte de dois califados islâmicos, o Umayyad e o Abássida. Os pesquisadores sugerem que os insetos cruzaram os desertos dentro dos cestos de pão.

Depois, há cerca de 400 anos, o inseto espalhou-se para leste, coincidindo com o estabelecimento do comércio colonial pelas Companhias Holandesas e Britânicas das Índias Orientais. Após cerca de um século, os navios mercantes os trouxeram para a Europa.

Mais recentemente, diz Tang, os navios a vapor e as habitações melhoradas (o aquecimento e a canalização criam as condições quentes e úmidas que as baratas adoram) permitiram que os insetos errantes se espalhassem pelo mundo.

Os verdadeiros conquistadores do mundo

As baratas têm habilidades impressionantes: movem-se rapidamente, tornam-se planas para passar por fendas e escalam superfícies lisas graças às suas pernas com órgãos adesivos e garras. São extremamente resistentes, com conchas que suportam 900 vezes o seu peso, tornando-os quase indestrutíveis.

Além dessas habilidades, a capacidade de adaptação ao estilo de vida humano é provavelmente a chave para o sucesso na conquista do mundo, já que a espécie alemã nem consegue voar.

As baratas se sentem especialmente confortáveis em edifícios quentes e úmidos e não toleram bem a secura. Em casas modernas sem vazamentos de água ou cantos úmidos, eles morrem rapidamente de sede.

Trabalhos anteriores sobre pesticidas mostraram que depois de anos atraindo baratas para comerem veneno embebido em glicose, a população que sobreviveu às iscas açucaradas produziu uma nova raça de baratas que rejeitava totalmente os doces.

Outra razão para o sucesso da barata alemã é a sua resistência aos inseticidas. Os produtos químicos não são muito eficazes contra elas e, embora alguns morram, outros ficam imunes. Como sua taxa de reprodução é elevada, em poucos meses se desenvolve uma nova população com genes resistentes que são transmitidos de geração em geração.

Referência da noticia: