Como um morango com 20 braços, esta é a única criatura invertebrada descoberta na Antártica!

Notícias extraordinárias se espalharam pelo mundo a partir do continente branco. Descubra o que nos diz o estudo original e as características essenciais deste ser invertebrado.

Promachocrinus fragarius
O nome científico desta nova descoberta é Promachocrinus fragarius. Fonte: McLaughlin e outros (2023).

Em 14 de julho de 2023, foi publicado em Invertebrate Systematics o estudo "Resolving the taxonomy of the Antarctic feather star species complex Promachocrinus kerguelensis (Echinodermata:Crinoidea)", e depois de um mês começou a viralizar em várias agências de notícias. Para mergulhar nesta ocasião, nos transportaremos por uma viagem imaginária com passagens para a Antártida.

“Um número crescente de taxa (grupo de uma classificação científica) de invertebrados antárticos foi revelado como complexos de espécies crípticas, após avaliações baseadas em DNA”, observou o estudo. É importante mencionar que, com o conceito de espécie críptica, referem-se a duas ou mais espécies diferentes que antes eram classificadas como uma só.

A equipe de pesquisa também destaca que isso exige, em última instância, uma reavaliação morfológica para encontrar características que ajudem a identificar essas espécies crípticas ou pseudocrípticas sem a necessidade de sequenciar cada indivíduo. Vale ressaltar que o estudo foi realizado pela Scripps Institution of Oceanographics pertencente à Universidade da Califórnia, San Diego.

Como é esse ser invertebrado que vive nas águas geladas da circumantártica?

A pesquisa se concentrou nos equinodermos crinóides comatulídeos (Promachocrinus kerguelensis), há muito considerados os representantes da única espécie circumantártica. Mas, antes de continuar, vamos conhecer o nome dessa espécie para entendê-la melhor.

O animal invertebrado tem a forma de um morango e suas tonalidades variam do avermelhado escuro ao roxo. Tem 20 braços e seu habitat tem 65 metros de profundidade.

Os equinodermos são animais invertebrados, cujo habitat se encontra no fundo do mar. Exemplos disso são as estrelas-do-mar e os ouriços-do-mar. Estes últimos são amplamente utilizados na gastronomia gourmet, principalmente nos países asiáticos, na Europa mediterrânea e na América Latina. Devido à grande biodiversidade que os equinodermos abrigam, eles são amplamente estudados por zoólogos e admirados pelos amantes do oceano.

preparação de ouriço-do-mar gourmet
Ouriços são equinodermos e uma iguaria culinária que tem fãs em todo o mundo.

Por su parte, los crinoideos se definen como equinodermos vivientes sumamente antiguos, los cuales fueron abundantes en la era del Paleozoico, también conocida como la era de los seres invertebrados. Su nombre se debe a las ramificaciones en forma de brazos de los invertebrados, tal como el descubierto recientemente en la Antártida.

Quanto à palavra comatulidae, refere-se a uma ordem de crinoides, especificamente à subclasse Articulata. Nesta ordem, 85% dos crinóides vivos até o momento foram classificados. Como podemos ver, uma palavra está dentro da outra e, assim, entendemos melhor a espécie que se revelou das profundezas geladas do continente branco.

Atenção! O trabalho científico antártico continua a ser feito

Os primeiros estudos moleculares buscaram distinguir a diversidade para entender as distribuições das espécies constituintes. No entanto, eles não chegaram a uma avaliação taxonômica formal. Nesse sentido, é importante saber que a taxonomia é a "ciência que trata dos princípios, métodos e finalidades da classificação", segundo a Real Academia Espanhola (RAE).

Promachocrinus fragarius é o nome científico deste animal invertebrado, grupo que inclui outros equinodermos, como os ouriços-do-mar e as estrelas-do-mar. Além disso, seu sobrenome "fragarius" se deve ao seu formato, já que em latim significa "morango".

Dentro da investigação, eles continuaram a aumentar a representação de amostras no Oceano Antártico. Além disso, eles analisaram características não observadas anteriormente, especialmente a pigmentação do corpo e a morfologia dos ossículos centrodorsais, para diagnosticar algumas espécies. Finalmente, a vasta natureza do ecossistema Antártico e do Oceano Antártico exige amostragem em larga escala para entender toda a extensão da biodiversidade.