Uma grande piscina oceânica no Indo-Pacífico quase dobrou de tamanho

A piscina quente do Oceano Indo-Pacífico quase dobrou de tamanho no último século, e isto pode estar impactando os padrões de precipitação em todo o globo.

La Niña, Pacífico, Índico
Mudanças na piscina quente do Indo-Pacífico de 1900-1980 a 1981-2018. Crédito: NOAA Climate.gov Dados: Roxy et al., 2019.

Ao longo do século passado, os oceanos do planeta aqueceram a uma taxa de 0,06 graus Celsius por década, devido à mudança climática induzida pelo homem. Mas, este aquecimento do oceano não é uniforme, com algumas áreas de aquecimento em taxas alarmantes. No oceano Indo-Pacífico, uma piscina quente rapidamente se tornou mais aquecida e quase dobrou de tamanho desde 1900.

Problemas em dobro

Uma piscina quente é uma massa de água oceânica que exibe, consistentemente, altas temperaturas ao longo das grandes extensões na superfície terrestre. A piscina quente do Indo-Pacífico é a maior e mais quente de todas, estendendo-se pelos oceanos Índico e Pacífico Oeste. É considerada a ‘máquina térmica’ do globo, atuando como o maior armazenamento de energia da Terra dentro do sistema climático.

A piscina quente se expandiu em tamanho de uma área de 22 milhões de km2 para uma área de 40 milhões de km2 durante 1981-2019. Esta informação é de uma pesquisa recente financiada pela NOAA, que mostrou que a expansão da piscina quente se acelerou nas últimas décadas, aumentando a uma taxa de 400.000 km2 anualmente. Isto equivale a uma área maior do que a área da Alemanha sendo adicionada à piscina quente a cada ano.

Impactos em todo o mundo

Inúmeros estudos demonstraram que a mudança nas temperaturas dos oceanos está impactando a vida oceânica e a biodiversidade, mas este estudo foca nos impactos que a piscina quente do Indo-Pacífico pode ter sobre o tempo e clima ao redor do globo.

Um dos principais padrões climáticos que a piscina quente expandida está impactando é a Oscilação de Madden-Julian (MJO). Basicamente, esta oscilação é um aglomerado de nuvens e precipitação que se move para o leste, próximo ao equador, e que normalmente ocorre a cada 30-60 dias. O estudo descobriu que, embora o ciclo de vida total de sua trajetória tenha permanecido o mesmo, a MJO se estabelece agora de 3 a 4 dias a menos sobre o Oceano Índico, e demora 5-6 dias a mais sobre o Continente Marítimo e Pacífico Oeste, abastecida pelo calor e umidade onde o aquecimento oceânico é maior.

Mudanças na atividade da MJO podem ter enormes efeitos no clima em todo o mundo. A MJO pode influenciar desde monções e ciclones tropicais, até ondas de calor e tempestades de neve nos Estados Unidos e na Europa.

As mudanças na MJO causadas pela expansão da piscina quente podem ser responsáveis por mudanças na quantidade de precipitação ao redor do globo. Isto inclui as costas dos Estados Unidos, Equador, China, norte da Índia e leste da África, que passaram por condições mais secas nas décadas recentes. Em contraste, a bacia Amazônica, norte da Austrália, sudeste da Ásia e sudeste da África apresentam tendências mais úmidas.

Com os modelos climáticos projetando que nossos oceanos continuarão a aquecer nas próximas décadas, pode-se esperar um maior aquecimento e expansão da piscina quente do Indo-Pacífico, e isso pode impactar ainda mais as circulações atmosféricas globais e, talvez, intensificar as mudanças com o tempo. Como resultado, podem ser esperados outros impactos nas quantidades de chuva em todo o mundo.