Cientistas descobriram o local que daria início à nova era geológica do Antropoceno

Pesquisadores que buscam provar a existência do Antropoceno identificaram o local que melhor corrobora com sua hipótese. Que local é este? Conheça aqui.

lago canadá
O Lago Crawford é considerado o local que melhor representa o início do que poderia ser, uma nova era geológica. Crédito: Peter POWER/AFP.

Atualmente, estamos vivendo na época geológica do Holoceno, que se estende por aproximadamente 11.700 anos desde a última era glacial. No entanto, devido ao grande impacto da atividade humana, discute-se se devemos reconhecer uma mudança de época.

Se os humanos desaparecessem do planeta hoje, levaríamos séculos para reverter o impacto de nossas ações, devido, por exemplo, à grande quantidade de emissões de carbono nas últimas décadas. Com essas evidências, podemos constatar que, independente de como chamemos, isso já é um fato e representa uma mudança de época.

Onde se origina esta nova era geológica?

Já com muitos antecedentes expostos que levam o mundo a falar em viver uma nova era, só faltam evidências científicas que possam indicar seu início.

Diante disso, 35 geólogos que compõem o Grupo de Trabalho sobre o Antropoceno (AWG, em inglês) se dedicam à pesquisa desde 2009, para que o Antropoceno faça parte da cronologia oficial da Terra.

Para isso, eles analisaram doze sítios geológicos ao redor do mundo, buscando informações sobre o assunto e descobriram que um pequeno lago canadense poderia ser o marco zero do Antropoceno.

Antropoceno: É uma proposta de época geológica que deixaria para trás o Holoceno, caracterizado pelo significativo impacto da atividade humana no planeta.

Este lago, chamado Crawford, está localizado perto da cidade canadense de Toronto e é considerado como o local que melhor registra os impactos da humanidade no planeta Terra.

E por que o Lago Crawford?

É um lago com cerca de 24 m de profundidade e que permite que os seus sedimentos se desloquem para baixo, sem se misturar com as águas superficiais. Desta forma os cientistas podem facilmente detectar a aceleração das mudanças a cada ano.

Todo verão, quando o lago esquenta, ocorre uma precipitação de carbonato de cálcio. Isso deixa uma camada calcária branca, que os geólogos interpretam como um registro anual do entorno do lago. É uma marca semelhante àquelas formadas por anéis no tronco de uma árvore.

núcleo de perfuração lago
Núcleo de perfuração do lago Crawford. Crédito: Tim Patterson.

Simon Turner, pesquisador do Colégio Universitário de Londres (UCL) e secretário do AWG, comenta que: “um núcleo de lama de seu fundo, parece uma enorme placa suja, mas contém esses belos sedimentos laminados anuais”.

Isso porque o sedimento extraído de seu leito revela os vestígios que ele capturou ano após ano, como microplásticos, elementos radioativos de testes nucleares, emissões de carbono, cinzas, isótopos de nitrogênio da queima de combustíveis fósseis e o uso de fertilizantes, que deixaram marcas nas rochas do Lago Crawford.

youtube video id=QaP3g_xCZlY

Essas descobertas demonstram o grande impacto da vida humana em todos os cantos do mundo, o que nos faz pensar que a era do Holoceno chegou ao fim. Por tal motivo, o AWG propôs que esse lago e seus sinais sejam o marco zero para o início de uma nova época, usando essa evidência para marcar a transição para a era humana.