Algo está transmitindo sinais de rádio do centro da galáxia!

Em 2020, durante alguns dias um receptor terrestre detectou sinais de rádio muito estranhos vindos do centro da galáxia. O que dizem os especialistas? Saiba aqui!

radio, señales, espacio
Estranhos sinais de rádio foram detectados seis vezes em 2020

Sinais de rádio estranhos vindos do centro da galáxia estão chegando a nosso planeta, e os cientistas ainda não têm certeza do que os está emitindo. Estes sinais aparecem e desaparecem, de forma aleatória, e sua fonte parece ser diferente de tudo o que já foi visto antes. Definitivamente, estes sinais estão chamando a atenção!

A fonte dessa radiação foi apelidada de "objeto de Andy", em homenagem a Ziteng Wang, da Universidade de Sydney (Austrália), que é conhecido pelo nome de Andy e foi o primeiro a descobrir as ondas de rádio. Ele e seus colegas detectaram seis vezes as emissões entre janeiro e setembro de 2020. Eles identificaram isso utilizando o radiotelescópio Australian Square Kilometer Array Pathfinder e, posteriormente, também conseguiram fazer mais observações com o radiotelescópio MeerKAT na África do Sul.

Os pesquisadores descobriram que o objeto emanava sinais ocasionalmente por algumas semanas, mas desaparecia na maior parte do tempo. Quando, finalmente, ele apareceu de novo, em fevereiro deste ano, vários meses após a sua detecção inicial, os pesquisadores apontaram alguns dos telescópios mais potentes da Terra, porém, não conseguiram enxergar nada.

"Nós olhamos para todos os comprimentos de onda que podemos apontar, do infravermelho ao óptico e aos raios X, e não vemos nada, então não parece ser coerente com qualquer tipo de estrela que entendemos", disse David Kaplan, da Universidade de Wisconsin-Milwaukee, que fez parte da equipe de pesquisa.

Hipótese da fonte

O fato de não ser visível em nenhum outro comprimento de onda descartou várias explicações possíveis para este objeto, incluindo estrelas normais e magnetares, que são estrelas de nêutrons com campos magnéticos poderosos.

Olhamos para todos os comprimentos de onda que podemos apontar para ele, do infravermelho ao óptico e aos raios X, e não vemos nada, então não parece ser coerente com nenhum tipo de estrela que conhecemos.

Qualquer que seja o objeto de Andy, a polarização das ondas de rádio vindas dele indica que provavelmente possui um forte campo magnético. Durante os flashes, seu brilho variava em até um fator de 100, e esses flashes enfraqueciam extraordinariamente tão rápido, em um único dia, o que sugere que o objeto é pequeno.

Mas nenhum corpo astronômico que conhecemos se encaixa em todas essas características estranhas. “É um objeto interessante que confunde qualquer tentativa que tenhamos de explicá-lo”, diz Kaplan. "Pode acabar sendo parte de uma classe conhecida de objetos, apenas um exemplo estranho, mas isso vai aumentar os limites de como pensamos que essas classes se comportam".

De acordo com a publicação oficial, a fonte de rádio altamente polarizada e variável, com um espectro acentuado, está localizada a apenas 4° do Centro Galáctico no plano Galáctico. Exibiu um alto grau (∼25%) de polarização circular quando visível e foi denominada ASKAP J173608.2–321635.