Africa surpreende ao reduzir poluição mesmo com crescimento econômico

Contrariando o senso comum, estudos recentes mostram que a qualidade do ar está melhorando em uma das regiões de maior crescimento econômico do continente africano.

Africa surpreende ao reduzir poluição mesmo com crescimento econômico 1
Área urbana do Sudão, país que integra a região onde a qualidade do ar está melhorando mesmo com um rápido crescimento econômico (imagem: Mücahit Duman)

Ao contrário do que muitos imaginam, o crescimento econômico e populacional não precisa estar atrelado a um aumento na poluição e na destruição do meio ambiente. Estudos recentes mostram que a qualidade do ar está melhorando em uma das regiões de crescimento mais rápido do continente africano, uma excelente notícia para a natureza.

O artigo, publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, mostra que a concentração de gases poluentes na parte norte da África subsaariana diminuíram drasticamente à medida que a riqueza e a população na área aumentaram.

É bom ver um declínio ocorrendo quando você esperava ver a poluição aumentando - Jonathan Hickman, pesquisador principal, ao NY Times

De acordo com Hickman e os demais pesquisadores, um aumento na poluição da indústria e transporte na área estudada - que abrange do Senegal e Costa do Marfim no oeste até o Sudão do Sul, Uganda e Quênia no leste - parece ter sido compensado por um declínio no número de incêndios florestais provocados por agricultores.

O fato é significativo pois, embora não seja um grande poluidor industrial, o continente registra os maiores números de queimadas e incêndios florestais do mundo, durante toda a estação seca. 70% do total de suas terras são incendiadas todo ano.

A queima é considerada um método barato e eficiente de limpar a terra para o plantio. As consequências para a saúde humana e para o clima do planeta, no entanto, são potencialmente graves. As queimadas produzem ar tóxico em áreas urbanas e impulsionam ainda mais o aquecimento global.

A boa notícia é que novos métodos de administração das terras e da agricultura tem sido cada vez mais divulgados e implementados, trazendo resultados mais eficientes e sustentáveis. Números muito menores de queimadas têm sido registrados nas fazendas do continente, o suficiente para compensar a poluição das regiões urbanas.

A descoberta é importante porque o continente está se urbanizando rapidamente e a população africana deve chegar a 2 bilhões de pessoas até 2040. Hoje, a poluição já ultrapassou a AIDS como a principal causa de mortes no continente.

Ainda assim, os governos geralmente têm dificuldade em reconhecer a importância da questão e muitas vezes priorizam o crescimento econômico acima do meio ambiente, o que significa que há pouca ênfase na coleta de dados de qualidade do ar ou na implementação de políticas públicas voltadas ao ar puro.

Africa surpreende ao reduzir poluição mesmo com crescimento econômico 2
A poluição já ultrapassou a AIDS como a principal causa de mortes no continente africano (imagem: Renate Köppel)

Por esta e outras questões, os pesquisadores estimaram que as emissões de gases poluentes devem aumentar consideravelmente nos próximos anos e reverter esta tendência positiva, já que 80% da energia gerada no continente vem do carvão ou de outros combustíveis fósseis.

De qualquer maneira, o estudo lança uma nova luz na ideia de que incentivar boas práticas ambientais, especialmente na agricultura, pode aumentar a eficiência e a lucratividade das fazendas, construir uma economia mais potente e ao mesmo tempo reduzir os impactos do aquecimento global e das mudanças climáticas no mundo.