A técnica particular que permitiria que grandes cidades alienígenas fossem observadas da Terra

A tecnologia atual já permite imagens diretas de exoplanetas. Esse caminho iniciado poderia ser continuado em busca de vida inteligente no universo, por meio do uso de uma conhecida propriedade física da luz.

exoplanetas vida extraterrestre cidades alienígenas
O novo trabalho fornece um avanço na busca por inteligência extraterrestre na era da imagem direta de exoplanetas.

Qual seria o tamanho de uma cidade alienígena para que os telescópios de hoje pudessem vê-la? Um novo estudo publicado recentemente no ArXiv propõe que poderíamos ver cidades alienígenas da Terra e verificar sinais de vida extraterrestre inteligente em qualquer um dos mais de 5.000 exoplanetas descobertos até o momento, usando uma técnica conhecida como reflexão especular.

O que é reflexão especular? É definida como a luz refletida de uma superfície lisa em um determinado ângulo. Ocorre quando a luz reflete diretamente de volta para um observador, em vez de luz difusa brilhando em todas as direções. O brilho ofuscante das ondas do mar ou o brilho da carroceria metálica de um carro sob a luz do sol são alguns exemplos claros.

Recentemente, entramos em uma era em que imagens diretas de exoplanetas são possíveis, abrindo oportunidades para a busca de vida inteligente no universo em pequenas escalas.

As informações valiosas que um único pixel pode fornecer

A luz de uma estrela tende a tornar os planetas que a orbitam invisíveis, tornando os exoplanetas difíceis de descobrir e estudar. É por isso que a maioria dos exoplanetas descobertos até agora foram encontrados em torno de estrelas anãs vermelhas, que não são tão ofuscantes aos telescópios quanto estrelas amarelas como o nosso Sol. Os exoplanetas encontrados até agora estão tão distantes e são tão fracos que, quando fotografados, as imagens têm apenas um pixel de comprimento.

Mas, felizmente, as informações que um único pixel pode fornecer são muitas. A espectroscopia, por exemplo, pode nos informar sobre a composição da atmosfera de um planeta. E as técnicas para bloquear ou filtrar a luz das estrelas percorreram um longo caminho, tornando a imagem direta de exoplanetas cada vez melhor.

Conforme explicado por trabalho científico liderado por Bhavesh Jaiswal, a imagem direta de exoplanetas nos permitirá ver esses mundos distantes em detalhes na luz refletida. Este cenário poderia eventualmente tornar possível "escanear" a superfície planetária em busca de estruturas artificiais feitas por civilizações extraterrestres.

O sucesso da técnica de reflexão especular também requer um pouco de sorte.

Porém, não é tão simples obter tais imagens de um exoplaneta, muito menos detectar nelas uma cidade de tamanho médio. Algumas questões a considerar:

• Em um mundo do tamanho da Terra, a área máxima que uma reflexão especular detectável poderia causar é de cerca de 5,4 partes por milhão de todo o planeta, o que equivale a uma região com superfície de cerca de 2.800 quilômetros quadrados. É uma área relativamente pequena, apenas um sexto do tamanho da região metropolitana de Nova York-Nova Jersey-Connecticut, por exemplo. Tem o tamanho de uma cidade terrestre mais comum e modesta.
  • Como há um limite de tamanho, a visibilidade da reflexão especular é muito mais dependente dos materiais usados em tal cidade ou megaestrutura. Um material de baixa refletividade, como o vidro, por exemplo, causaria um pico de brilho perceptível, mas muito fraco, enquanto uma estrutura de alumínio brilharia várias vezes mais do que o planeta inteiro.
reflexão especular
A reflexão especular é definida como a luz refletida de uma superfície lisa em um determinado ângulo.
  • Um planeta com rotação mais lenta permitiria que o reflexo fosse visível por mais tempo. Da mesma forma, uma estrutura ou cidade longitudinalmente ampla permitiria que permanecesse visível por mais tempo à medida que o planeta girasse.
  • Os astrônomos também teriam que ter muita sorte com o alinhamento do eixo do planeta. Apenas estruturas em certas latitudes seriam refletidas de volta para o observador, embora um planeta inclinado axialmente, como a Terra, permitisse aos observadores escanear diferentes latitudes conforme o planeta se movia através de suas estações.
De qualquer forma, antes de poder observar essas cidades alienígenas, é essencial que elas realmente existam, algo que ainda não foi comprovado.

Além disso, o método proposto por Jaiswal fornece um avanço na busca por inteligência extraterrestre na era da imagem direta de exoplanetas.