A que distância da superfície da Terra começa o espaço externo?

O espaço começa onde nossa atmosfera termina, mas... onde exatamente ele está? A fronteira entre as duas é chamada de linha Kármán e durante anos foi símbolo de disputa entre muitos cientistas. Até hoje eles discordam. Aqui nós contamos.

atmosfera
A atmosfera é dividida em cinco camadas com base na variação da temperatura com a altitude.

A atmosfera é a fina camada de gases que envolve nosso planeta e permite a vida nele. Suas principais funções incluem proteção contra os raios solares mais prejudiciais, distribuição de vapor d'água e energia, proteção contra meteoritos e conservação da temperatura da Terra.

Esta fina camada é composta principalmente por nitrogênio, oxigênio e argônio, mas, nos últimos anos, tem sido afetada por atividades antropogênicas. Estes injetaram enormes quantidades de gases de efeito estufa em nossa atmosfera, fazendo com que a radiação infravermelha emitida pela Terra não escapasse para o exterior e voltasse, novamente, à sua superfície, aumentando a temperatura do nosso planeta.

Se não existissem estes gases com efeito de estufa, a temperatura média do nosso planeta seria de -32ºC quando na realidade é de 15ºC, valor que aumentou em 2022 +1,1ºC devido ao excesso destes gases.

Por sua vez, nossa atmosfera não é completamente homogênea e se divide em diferentes camadas, dependendo de sua composição química e propriedades físicas, e é finita, seu limite com o espaço sideral é chamado de linha de Kármán.

Estas são as camadas da atmosfera

Dependendo da temperatura, a atmosfera pode ser dividida em troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera com camadas de transição entre elas; tropopausa, estratopausa, mesopausa e termopausa.

Troposfera

Estende-se desde a superfície até cerca de 15 km no equador e 8 km nos pólos. A temperatura diminui com a altura até -50ºC, contém 75% da massa total de gases que compõem a atmosfera e ocorrem fenômenos meteorológicos.

Estratosfera

De 15 km de altitude a 50 km. Neste caso, a temperatura sobe com a altura até 18ºC devido à presença de ozônio estratosférico.

camadas da atmosfera
Camadas da atmosfera.

Mesosfera

Acima dela está a mesosfera, estende-se por 80 km e sua temperatura diminui com a altura até -80 ºC.

Termosfera

A temperatura sobe novamente atingindo temperaturas de 1500ºC devido à absorção de radiação de alta energia e se estende até 600 km.

Exosfera

Depois dela e de 600 a 800 km, começa a camada externa ou exosfera, que contém apenas 1% da massa total da atmosfera. Seus gases estão em estado atômico e podem se estender por até 1200 km.

O que é a linha de Kármán?

Embora a linha de Kármán, a fronteira entre a atmosfera e o espaço sideral, tenha causado inúmeras controvérsias durante anos sobre sua localização, a maioria dos cientistas a aponta no limite inferior da termosfera, a uma altitude de 100 km. Mas se a atmosfera atinge uma altura de 1.200 km, como é possível que a linha de Kármán seja o limite com o espaço se está a 100 km de distância?

Vamos começar definindo o espaço, não entre em pânico. O espaço é considerado como o local onde se encontra o limite entre o voo aeronáutico (aviões) e o voo astronáutico (satélites).

linha Karman
Linha Kármán, local onde a atmosfera é muito rarefeita para a aeronáutica.

Um voo aeronáutico pode continuar viajando enquanto seu aerofólio e o ar circundante puderem fornecer sustentação. Isso não ocorre em grandes altitudes porque quanto mais alto uma aeronave voa, menos denso será o ar circundante e menos sustentação terá. Para corrigir, o piloto terá que aumentar a velocidade, caso contrário a gravidade o empurraria para baixo.

A velocidade que o avião tem que atingir para se sustentar em grandes altitudes é chamada de velocidade orbital, e coincide com a velocidade necessária para um satélite se manter em órbita. Esta altitude é chamada de linha de Kármán.

São realmente 100 quilômetros?

Segundo Theodore von Kármán, sim. Este engenheiro aeronáutico sugeriu que a borda mais razoável do espaço estaria perto de onde as forças orbitais excediam as aerodinâmicas.

Anos depois, a Federação Aeronáutica Internacional concordou com ele. Mas, muitos cientistas calculam que a fronteira do planeta azul estaria 20 quilômetros abaixo, na mesosfera, a uma altitude de 80 quilômetros da superfície terrestre.

Hoje ainda não há uma definição unânime, mas o que está claro é que a linha de Kármán estará cada vez mais disponível para todos: se não diga a Jeff Bezos, o bilionário que levou apenas 11 minutos para sair da Terra, chegue até ela e volte.