A interação de Marte com a Terra afeta as correntes oceânicas do nosso planeta

Um estudo recente concluiu que a interação gravitacional entre Marte e Terra tem efeito nas correntes oceânicas. Também foi possível determinar que existem ciclos de 2,4 milhões de anos que afetam as correntes profundas.

planetas Marte e Terra
A interação de Marte e da Terra tem um efeito de longo prazo na circulação marinha, especialmente nas correntes profundas.

Os resultados de uma pesquisa recente publicada na revista Nature Communications indicam que existe uma ligação antiga entre Marte e a Terra, e que esta interação está influenciando as correntes oceânicas do nosso planeta. Este efeito sobrepõe-se aos padrões anteriores de aquecimento global e à aceleração da circulação oceânica profunda, conforme também indica a National Geographic.

Dados do mar profundo, abrangendo 65 milhões de anos, sugerem que os oceanos mais quentes têm uma circulação profunda mais vigorosa.

O resumo do trabalho indica que o forçamento astronômico do clima da Terra está integrado aos ritmos dos registros estratigráficos, especialmente nos curtos ciclos de Milankovitch (104-105 anos). Grandes ciclos astronômicos com períodos de milhões de anos também modulam a variabilidade climática, mas foram detectados em relativamente poucos registros indiretos.

Os cientistas que elaboraram este estudo são membros da Universidade de Sydney, na Austrália, e da Universidade Sorbonne, na França. A Dra. Adriana Dutkiewicz, da Escola de Geociências da Universidade de Sydney, liderou o grupo de trabalho. Eles viram que existe um ciclo de 2,4 milhões de anos em que as correntes profundas aumentam e diminuem. Ao mesmo tempo, o fenômeno está relacionado a épocas de maior energia solar e clima mais quente.

Marte ajuda a definir a circulação marinha

Para realizar a pesquisa, eles usaram mais de 50 anos de dados científicos de perfuração em centenas de locais ao redor do mundo. Isto foi complementado pelo registro de sedimentos do fundo do mar para procurar ligações entre as mudanças nessas regiões e as da órbita da Terra. Ao combinar as duas fontes de informação, os autores do trabalho conseguiram revelar a existência daqueles ciclos de 2,4 milhões de anos vividos pelas correntes profundas dos oceanos do nosso mundo.

Perfurações, planeta
Os círculos pretos e os números indicam os locais científicos de perfuração oceânica do Projeto 'Deep-Sea Drilling Project', do 'Ocean Drilling Program', do 'Integrated Ocean Drilling Program' e do 'International Ocean Discovery Program', utilizados neste estudo.

O que surpreendeu é que isso está ocorrendo devido às interações das órbitas da Terra e de Marte. Em um comunicado divulgado pela Universidade de Sydney, a Dra. Dutkiewicz disse: "Ficámos surpresos ao encontrar estes ciclos de 2,4 milhões de anos nos nossos dados sedimentares do fundo do mar. Só há uma maneira de explicá-los: estão ligados a ciclos nas interações entre Marte e Terra em órbita ao redor do Sol”.

Este ciclo de 2,4 milhões de anos no registro geológico mostra que a energia das correntes oceânicas profundas aumenta e diminui à medida que os oceanos resfriam e aquecem. E este processo está ligado à energia de atração da Terra e de Marte. Os cientistas acreditam que esta comprovação poderia ajudar a alcançar o desenvolvimento de melhores modelos climáticos.

Mudanças climáticas em escala geológica

O trabalho revelador aborda as questões de como as mudanças climáticas em escala geológica afetam a circulação oceânica e como isso poderia ajudar os cientistas a modelar os resultados de climas futuros. Os investigadores tentaram descobrir se as correntes do fundo do oceano se tornam mais fortes ou mais lentas em um clima mais quente. É importante notar que aqui nos referimos a mudanças climáticas em escala geológica. Estamos falando de milhões de anos.

Dra. Adriana Dutkiewicz
A Dra. Adriana Dutkiewicz, da Universidade de Sydney, liderou o grupo de trabalho.

É por isso que estes ciclos não estão relacionados com o atual rápido aquecimento global causado pelas emissões humanas de gases de efeito estufa em uma escala de décadas. É por isso que, voltando no tempo nessa escala, mais de meio século de dados científicos de perfuração em todo o mundo foram usados para compreender a força das correntes profundas ao longo do tempo.

Para estabelecer o período de 2,4 milhões de anos, o registro de sedimentos do fundo do mar foi utilizado para procurar ligações entre as alterações sedimentares e as alterações na órbita da Terra. Esses ciclos são chamados de "grandes ciclos astronômicos" relacionados às interações das órbitas da Terra e de Marte. No entanto, a evidência disso raramente é detectada no registro geológico, algo que já foi conseguido. Estes ciclos podem mitigar parcialmente a estagnação oceânica que alguns preveem que poderia se seguir ao enfraquecimento da AMOC (Circulação Meridional de Revolvimento do Atlântico).

Dutkiewicz, A.; Boulila, S.; Müller, R. D. Deep-sea hiatus record reveals orbital pacing by 2.4 Myr eccentricity grand cycles. Nature Communications, v. 15, n. 1998, 2024.