Os 5 ventos importantes em meteorologia

Vento não é tudo igual! De onde ele vem e pra onde ele vai pode definir características importantes, fazendo deste vento notório e único. Por isso, vamos conhecer cinco tipos de vento que são muito importantes em meteorologia.

Imagem Ilustrativa de uma Usina Eólica
Imagem Ilustrativa de uma Usina Eólica

Com esse título você deve estar se perguntando: “Ué! Mas vento não é tudo igual?”. A resposta é não. Em meteorologia, a origem do vento informa muito sobre ele, entender as características do local de onde ele se formou e como ele se comporta faz de alguns ventos únicos, tanto que recebem nomes especiais. Vamos ver o 5 ventos que se destacam em meteorologia?

Vento Minuano

Começando pelo “brasileiríssimo” vento minuano. É uma forte corrente de ar que chega na Região Sul após a passagem de frentes frias durante o outono e o inverno. É um vento de origem polar que sopra de sudoeste, ou seja, é muito frio.

Vento de Santa Ana

Esse vento ocorre na região do sul da Califórnia e passa por um processo catabático, ou seja, ele passa por uma região de cordilheiras e ao descer fica quente e muito seco. Ele é responsável por espalhar fogo pela região e por esse motivo também é conhecido como “vento vermelho”. O mesmo processo ocorre no Mediterrâneo, mas lá esse vento é chamado de Mistral. No Japão ele é chamado de Oroshi.

Vento Zonda

Um vento quente e seco que ocorre no oeste argentino, próximo à Cordilheira dos Andes. Ao descer por montanhas e chegando em vales e planícies, ele se aquece por um processo adiabático, na qual não há troca de calor com o ambiente, ou seja, as alteração de temperatura ocorrem através da compressão ou dilatação da parcela de ar.

Vento Siroco

Também conhecido por vento xaroco. Mais um vento quente e muito seco que sopra do deserto do Saara em direção ao litoral norte da África. Ele é responsável por gigantescas tempestades de areia e aparece principalmente em situações de baixa pressão sobre o mar Mediterrâneo.

Vento Descuernacabras

É um vento que ocorre na província de Extremadura na Espanha. Ele sopra de norte e é muito forte, pode ocorrer em qualquer época do ano. É capaz de destruir plantações, matar pássaros e rebanhos. A lenda diz que este vento é capaz de arrancar os chifres das cabras, por isso este nome peculiar.