5 fatores fundamentais para que seu cérebro se desenvolva de forma saudável e funcione como um relógio!

Nosso cérebro é um órgão insubstituível, cujas conexões neurais dependem do que damos a ele todos os dias. Se você colocar essas dicas em prática, seus resultados vão te surpreender!

cérebro humano azul e cores fúcsia fundo azul escuro
Sem o cérebro, não poderíamos respirar, digerir alimentos ou combater infecções.

"O cérebro é um órgão complexo e fascinante, que deve ser cuidado desde o útero até a vida hoje e além", diz a Federação Mundial de Neurologia (WFN). Além disso, a instituição menciona que “existem muitas condições que podem afetar a saúde do cérebro, como doenças vasculares e degenerativas, lesões do tecido cerebral, inflamações, desnutrição, deficiências vitamínicas, saúde mental, entre outras”.

Você já se perguntou o que acontece quando nosso cérebro não está saudável? A resposta é que toda a nossa vida é afetada. Isso ocorre porque o cérebro controla nossos pensamentos, memória, fala e emoções. Como se não bastasse, ela determina nossa personalidade, julgamento e sociabilidade.

Deve-se mencionar que a má saúde do cérebro reduz o nível de independência de uma pessoa, distancia-a da sociedade e do trabalho, aumenta a carga de cuidados que, como consequência, tem impacto na família da pessoa afetada.

Hábitos e atividades para o cérebro funcionar bem ao longo da vida

Como espécie humana, sempre buscamos a “fórmula mágica” para manter a juventude, principalmente voltada para o físico. Ao longo das décadas e com o desenvolvimento da ciência, como a neurologia, um leque de possibilidades se abriu para abordarmos esse tema.

E, sem dúvida, esses 5 fatores que o WFN nos apresenta abrem nossas mentes para uma “receita integral” que podemos aplicar a partir de agora em nosso estilo de vida.

Exercício físico

Foi demonstrado que o exercício regular retarda o declínio cerebral relacionado à idade e mantém as habilidades cognitivas que normalmente diminuem com o passar dos anos”, diz o WFN. Além disso, o exercício é uma excelente opção para reduzir a pressão arterial, manter um suprimento saudável de sangue para o cérebro e evitar doenças cardiovasculares.

Entre 5 e 17 anos, recomenda-se 60 minutos de exercício diário. A partir dos 18 anos, o aconselhável é entre 150 e 300 minutos de atividade física por semana. Isso inclui caminhadas, ginástica, prática de esportes, dança, entre outros.

Também é sugerido incorporar exercícios mentais como quebra-cabeças, xadrez e Sudoku para fortalecer o pensamento lógico e a estratégia. Se você gosta da prática de yoga e meditação, ainda estará treinando seu cérebro, então continue perseverando!

Durma em paz

O sono é a pedra angular da saúde do cérebro, porque como você se sente quando não dorme bem? Até mesmo nosso sistema imunológico está enfraquecido e, portanto, todo o nosso corpo é afetado.

mulher se levantando da cama com encorajamento em um fundo de janela de hotel com cidade
Um bom dia começa na noite anterior, com um excelente descanso do corpo e da mente.

Dormir o tempo correspondente -entre 7 e 8 horas- gera benefícios na concentração e na capacidade de tomar decisões corretas. O WFN menciona que "o sono constante e reparador dá ao cérebro tempo para se livrar do desperdício metabólico e otimizar a memória". Ou seja, se você dormir bem, vai se sentir muito melhor e seu cérebro vai agradecer!

Meio Ambiente

As toxinas que circulam na água, no ar e nos alimentos podem levar a problemas neurodegenerativos e acidentes vasculares cerebrais. Outro cenário são as lesões na cabeça causadas por acidentes, que são capazes de criar um ambiente nocivo para o bom desenvolvimento das células cerebrais.

Alimentando

"Uma dieta equilibrada, incluindo uma variedade de frutas, vegetais, proteínas e grãos integrais, nutre o corpo e o cérebro. No entanto, uma dieta rica em alimentos processados, sal e açúcares refinados pode promover inflamação e doença vascular, o que resulta em danos aos tecidos cerebrais", observa o WFN.

Acesso a cuidados médicos

Para a instituição é de extrema importância que todas as pessoas tenham acesso a programas médicos preventivos para a saúde do cérebro. O acesso aos cuidados permite que os problemas sejam detectados precocemente. Como consequência, o tratamento adequado pode ser assegurado e outros problemas de saúde evitados.

Mulheres idosas se exercitando
Antes de se exercitar, certifique-se de que é uma prática que você goste, para seu próprio registro.

Em resumo, se colocarmos em prática os 4 primeiros hábitos, temos mais chances de levar uma vida saudável, pois são a oportunidade de prevenir doenças degenerativas. Portanto, está em nossas mãos viver com um cérebro que funciona como um relógio! Lembremos que ele sempre estará conosco.