ZCIT dupla se forma e a previsão é de chuva volumosa no Nordeste

A ZCIT é o sistema mais importante gerador de chuvas e é dupla trazendo chuvas acima de 100 mm em muitas cidades do norte e nordeste.

ZCIT dupla é um dos maiores sistemas que causam chuvas expressivas no norte e nordeste do Brasil.
ZCIT dupla é um dos maiores sistemas que causam chuvas expressivas no norte e nordeste do Brasil.

Chuvas volumosas, acima de 100 mm, foram registradas em muitas cidades do norte e nordeste do Brasil nas estações meteorológicas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais).

Entre o dia 15 março até o fechamento dessa matéria (16 de março), Ilha Grande (PI) registou 205 mm e Araioses (MA) 153 mm. A capital do Pará, Belém, também foi surpreendida com muita chuva, 91,4 mm e Salvador (BA) 88,8 mm.

Zona de convergência intertropical
A imagem de satélite revela muita instabilidade em toda região norte e nordeste do Brasil

Se você não conhece quero te apresentar um grande fenômeno atmosférico que é um dos principais causadores de chuvas volumosas do norte e nordeste brasileiro: a ZCIT, “Zêcite”, como é conhecida popularmente.

A ZCIT é a Zona do Convergência Intertropical é uma extensa região de nebulosidade causada devido a convergência de ventos, chamado ventos alísios e provoca chuvas no sentido leste-oeste.

A localização da ZCIT varia ao longo do ano, mas ela fica, aproximadamente, no Equador, por vezes acima de grau e por vezes abaixo.

Sistema gerador de chuvas abundantes

Durante agosto e setembro ela fica mais ao norte (em torno de 10°N - 14°N) e durante março e abril fica mais ao sul (em torno de 2°S e 4°S). Essa variação sazonal tem um impacto incrível nas chuvas, especialmente na estação chuvosa do norte da região Nordeste do Brasil.

Não é tão fácil identificar uma ZCIT banda dupla, há necessidade de verificar muitas variáveis meteorológicas, dependendo da intensidade da configuração desse sistema tropical. Gustavo Carlos Juan Escobar, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

A ZCIT é o sistema mais importante gerador de chuvas sobre a região equatorial dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico e nas áreas continentais da volta. Se há estiagem na região nordeste, você pode observar, a ZCIT está bem afastada dos estados nordestinos.

Os meteorologistas previsores têm vários critérios para a identificação da ZCIT e nos dias 15 e 16 de março de 2022 identificaram duas bandas de nebulosidade, ou seja, duas ZCIT, chamada de banda dupla. E o resultado? Chuvas volumosas.

As ZCITs duplas se formam especialmente entre janeiro a março e através das cartas sinóticas do INMET a banda dupla do dia 15 de março foi a primeira do ano.

Alerta: chuva volumosa para as próximas horas e dias

Há muita umidade disponível em níveis médios da atmosfera e a previsão para as próximas 24 horas é de muita chuva para todas as regiões do norte e nordeste com acumulados em torno de 80 mm, especialmente no Pará, quero chamar atenção para a Ilha de Marajó, e também Maranhão, Piauí e oeste da Bahia.

Zona de Convergência Intertropical
ZCIT mantém o tempo instável na porção norte do país, principalmente na faixa norte do Nordeste. Chuvas volumosas continuam nesta tarde de quarta-feira.

As chuvas são bem-vindas, mas chuvas de curta duração sempre causam muito transtorno para as cidades.

Saudações Meteorológicas!